Uncategorized

Eles mataram garotos: 56% dos mortos na ditadura tinham menos de 30 anos

Reproduzo artigo do Blog da Cynara Menezes, para chamar a atenção dos que ainda não acordaram: O Golpe que colocou temer no poder abriu as portas do inferno, por onde entram as serpentes do fascismo. As instituições estão eivadas de golpistas que atropelam a lei por interesses próprios já devidamente apresentados a a sociedade através das gravações de Jucá, Renan e Sarney. O Estado de Direito já esta suspenso, já que o próprio STF, por interesse corporativo, o de não ter recebido um vergonhoso aumento de 71%, resolveu autorizar o corrupto Cunha e sua camarilha de deputados palhaços a derrubarem Dilma. Quando as instituições não cumprem seu papel, o fascismo entra pela porta e cumpre sua sina de medo, ódio e violência. Foi assim com o golpe de 1964 e a ditadura que o sucedeu. Leia e reflita. Ou vamos as ruas agora, contra o vergonhoso golpe ou o Brasil voltará as trevas:

(Estudantes velando Edson Luiz, de 19 anos)

Na tarde do dia 28 de março de 1968, quatro anos após o golpe militar, um grupo de policiais armados invadiu o restaurante público Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. A intenção era reprimir o movimento de estudantes que reclamava dos preços do restaurante, centro de encontro e de discussão política da oposição jovem à ditadura. Na entrada, segurando uma bandeja, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos, recebeu um tiro à queima-roupa no peito e morreu na hora.

Edson, o primeiro estudante a ser morto pelo regime, é uma das 434 vítimas fatais oficialmente reconhecidas pela ditadura militar no Brasil. O blog fez um levantamento por idade entre os mortos e desaparecidos e descobriu que 56% deles eram jovens como ele: tinham menos de 30 anos de idade. 29%, ou quase um terço dos mortos e desaparecidos da ditadura, tinham menos de 25 anos. São esses meninos que os defensores do coronel Brilhante Ustra falam que pretendiam implantar a “ditadura do proletariado” no País e por isso foram barbaramente torturados e executados.

Este raciocínio é, além de cínico, falacioso. Não se pode comparar o poderio militar do Estado, com seus tanques, fuzis, metralhadoras, bombas e soldados fortemente armados, com algumas dezenas de jovens que entraram para a guerrilha com o sonho de derrotar um regime de força. Só alguém desprovido de inteligência (ou mal-intencionado) pode comprar o caô de que os militares utilizaram a tortura para “evitar que transformassem o Brasil em Cuba”. Para aceitar isso, é preciso admitir que um governo militar apoiado pelos EUA era “frágil”, em vez dos ferozes brucutus contra quem os adeptos da luta armada mais pareciam o exército de Brancaleone.

Ora, a primeira intenção dos guerrilheiros era acabar com a ditadura militar; o que fariam depois pouco importa, ainda mais quando sabemos que esta vitória jamais se concretizaria, dada a desproporcionalidade dos dois lados em disputa. O que os adeptos da luta armada fizeram pode ser considerado, no máximo, sabotagem do regime. Algo inteiramente legítimo em se tratando de lutar contra a tirania. São, portanto, heróis. Quem os chama “terroristas” é conivente com o terrorismo de Estado perpetrado durante 21 anos em nosso País.

Mas o mais grave é que essa mentira esconde um fato facilmente comprovável ao se estudar as biografias dos mortos pelo regime. Os defensores do DOPS e do DOI-CODI tratam os torturados e mortos como se todos fossem Lamarcas e Marighellas. Só que muitos deles tiveram trajetórias semelhantes à de Edson Luís: envolvimento incipiente ou nulo na militância política. “No primeiro período, a repressão era contra a luta armada. Depois do AI-5, passou a ser contra qualquer um que se posicionasse contra a ditadura”, diz o ex-deputado Adriano Diogo, que presidiu a Comissão da Verdade em São Paulo. “Eu mesmo nunca peguei numa arma e fiquei 90 dias na solitária na OBAN (Operação Bandeirante)”.

edsonluis

Naqueles anos, participar de uma passeata contra o governo era o suficiente para receber um tiro no meio da cara. Um coxinha destes que ia às ruas xingar a Dilma, por exemplo, poderia ser assassinado sem qualquer justificativa, como aconteceu com Edson ou com o goiano Ornalino Cândido da Silva.

Ornalino foi um dos estudantes que, em 1968, se rebelaram contra a ditadura sob a inspiração de Edson Luís. Seu “erro”: participar de uma manifestação contra o governo em Goiânia, onde morava, no dia 1º de abril, exatos quatro anos após o golpe. Quando o grupo já se dispersava, foi alvo de uma cilada: armados com fuzis, metralhadoras, bombas, revólveres e cassetetes contra guris desarmados, policiais militares desceram o sarrafo nos estudantes. Um sargento encostou a arma na têmpora esquerda de Ornalino e atirou. Ele tinha 19 anos.

Em alguns casos, bastava ser jovem: mesmo sem comprovação de que a pessoa fizesse parte de um movimento ou organização clandestina, os militares se achavam no direito de invadir sua casa e simplesmente desaparecer com ela. Paulo Torres Gonçalves, também de 19 anos, era estudante secundarista e funcionário do Ibope no Rio, sem militância comprovada até hoje. Em 26 de março de 1969, seus pais receberam a notícia de que Paulo havia sido preso pelo DOPS sabe-se lá por quê, mas que seria libertado em breve. Nunca foi encontrado.

Na manhã do dia 21 de junho de 1968, que passou à história como a “sexta-feira sangrenta”, os estudantes faziam uma manifestação em frente ao prédio do antigo MEC (Ministério da Educação e Cultura), no centro do Rio de Janeiro, quando, na esquina das ruas México e Santa Luzia, agentes do DOPS, da Polícia Federal e soldados da PM gritaram que atirariam para matar. E atiraram. Três moças que participaram do protesto caíram feridas. Atingida no rosto, a comerciária Maria Ângela Ribeiro, de 22 anos, morreu em seguida.

estudante

Como vivíamos um estado de exceção, os militares, mesmo os de mais baixa patente, se comportavam como donos do Brasil, invadindo propriedade privada quando lhes dava na telha. Em junho de 1968, dois civis e dois militares à paisana chegaram ao bar e pensão Estrela Dalva, em Francisco Beltrão, no Paraná, e tentaram entrar na residência sem autorização. Foram barrados por Iguatemi Zuchi Teixeira, de 24 anos, funcionário da casa, e o conflito resultou em luta corporal. No dia seguinte, Iguatemi foi levado para o quartel do Exército e não voltou mais.

“Doutor, veja se me tira hoje mesmo de lá. Estão me surrando muito. Não aguento mais uma noite”, disse ele ao advogado, dias antes de ser fuzilado por um dos soldados com quem tinha se indisposto. No laudo cadavérico, aparece escrito que Iguatemi morreu “por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou tortura, ou por outro meio insidioso ou cruel, devido ao número e ao tipo de lesões encontradas”. A causa da morte era “anemia aguda por hemorragia interna e externa provocada por ferimentos penetrantes de abdômen e tórax” por “instrumento perfuro-contundente”.

Fala-se tanto que os guerrilheiros mataram militares inocentes em suas ações, como foi o caso de Mário Kozel Filho. Mas e os militares inocentes torturados e mortos pelos próprios militares? Segundo sargento do Exército, Manoel Alves de Oliveira, de 29 anos, foi arrancado de casa em abril de 1964, na frente da mulher e dos cinco filhos pequenos, por um homem em trajes civis acompanhado de outros à paisana, e levado em uma Kombi. Foi torturado com ferro quente e recebeu choques elétricos, ainda que as únicas acusações contra ele fossem de ter se candidato à presidência do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército e de ser simpatizante do ex-presidente João Goulart.

“Numa das poucas vezes em que consegui visitá-lo, verifiquei que o seu corpo estava coberto de marcas, que mais tarde soube serem de ferro quente. Estava transformado em um verdadeiro flagelado, com a barba e os cabelos crescidos”, disse sua mulher, Norma Conceição, ao extinto jornal Correio da Manhã, em setembro de 1964. Quando Norma o viu novamente, Manoel estava morto.

A farsa dos “suicídios” não aconteceu apenas com o jornalista Vladimir Herzog. Era algo banal para o regime assassinar alguém e depois encenar que a vítima “se matou”. O ferroviário José Nobre Parente tinha 38 anos quando foi preso, no Ceará, acusado de participar do movimento dos trabalhadores da RFFSA (Rede Ferroviária Federal). Dois dias depois, em 19 de maio de 1966, a mulher de Parente foi visitá-lo e ouviu o delegado dar a ordem ao carcereiro de verificar se o preso “estava em condições de receber visita”, mas Parente já estava morto na cela. Teria “se enforcado” com um cinto, sendo que no dia anterior a própria Francisca tinha recolhido seus pertences pessoais: um anel, a aliança, o relógio e… o cinto.

Os ferroviários foram proibidos de comparecer ao velório e ao cemitério, mas muitos não respeitaram a ordem e pularam o muro da empresa para ir até lá. Durante o velório, o irmão da vítima, Valfredo, recebeu a certidão de óbito, onde a causa mortis era “fratura de crânio”. Ao denunciar a insólita modificação, Valfredo acabou sendo preso. A farsa do suicídio se completaria quatro anos mais tarde, em 1970, com uma nova certidão em que constava “asfixia mecânica por constrição do pescoço, enforcamento” como a causa da morte de José Nobre Parente.

Estudante secundarista, Ismael Silva de Jesus era militante do PCB e foi preso em Goiânia três dias antes de completar 19 anos, em agosto de 1972. Foi brutalmente espancado e levou choques elétricos, mas seu corpo foi entregue à família como se tivesse se matado com uma corda de persiana por sentir “vergonha de estar preso”. A verdade só viria à tona em 1991.

ismael

Até mesmo supostos desertores da guerrilha foram vítimas de “suicídios” suspeitos. Celebrado pela mídia golpista de então como um “terrorista arrependido” e exibido pela ditadura como propagandista contra os rebeldes, Massafumi Yoshinaga chegou a ser vice-presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas e militou na VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), embora não tivesse participado de nenhuma ação armada. Em meados de 1970, aos 21 anos, teria se entregado voluntariamente aos órgãos de segurança.

A partir daí, passou a aparecer em rádios e TVs como “ex-terrorista”, mas logo começou a apresentar sequelas psicológicas –hoje se sabe que alguns destes “arrependimentos” também eram resultado de tortura. Yoshinaga passou a sofrer alucinações e a repetir que a OBAN iria matá-lo. Submeteu-se a tratamentos psiquiátricos e chegou a ser internado, mas acabaria cometendo três tentativas de suicídio: na primeira, se jogou embaixo de um ônibus; na segunda, tentou se atirar pela janela; na terceira, morreu. Teria se enforcado com a mangueira de plástico do chuveiro, em casa.

Outro suicídio suspeito vitimou a baiana Esmeraldina Carvalho Cunha, de 49 anos, encontrada morta em casa com um fio de máquina elétrica em volta do pescoço em outubro de 1972. Havia um ano que Esmeraldina interpelava militares, inconformada com a morte da filha caçula Nilda, de apenas 17 anos, após dois meses de torturas em Salvador. Nilda estava no apartamento em que foi morta Iara Iavelberg, companheira de Carlos Lamarca, quando foi presa, em agosto de 1971. Entre as torturas a que foi submetida, Nilda foi obrigada a tocar no corpo frio da guerrilheira morta. A estudante saiu de lá com cegueiras repentinas, deprimida e com alucinações.

(A menina Nilda...)

esmeraldina

Internada num hospital na capital baiana, a menina recebeu a “visita” do major Nilton de Albuquerque Cerqueira, que ameaçou levá-la de volta se não “parasse com suas frescuras”, como contam os jornalistas Oldack Miranda e Emiliano Neto no livro Lamarca, o Capitão da Guerrilha. A saúde de Nilda piorou e ela veio a falecer em novembro de 1971. Seu prontuário dizia que não comia, via soldados dentro do quarto, e repetia que ia morrer. Não se sabe a real causa da morte. No atestado de óbito aparece “edema cerebral a esclarecer.” Pouco antes de “se suicidar”, Esmeraldina, sua mãe, recebera a visita de um desconhecido que lhe levara um recado: “o major mandou avisar à senhora que se não se calar, nós seremos obrigados a fazê-lo”.

A covardia dos militares também foi grande com idosos. Leopoldo Chiapeti tinha 58 anos quando foi preso em sua casa, em Mariano Moro (RS), no dia 30 de abril de 1964. Era acusado de pertencer ao “grupo dos onze”, ligado a Leonel Brizola. Foi mantido nu e incomunicável durante quase um mês, período em que sofreu choques elétricos, inclusive nos genitais, e afogamentos em água gelada. Nunca se recuperou das torturas, e, no ano seguinte, morreu.

Na caça aos guerrilheiros no Araguaia, os militares deixaram terra arrasada por onde passaram, torturando e matando camponeses que encontraram pelo caminho. Sebastião Vieira da Silva foi preso e torturado por tropas do Exército na frente de familiares e vizinhos em 19 de janeiro de 1972, em Poço Azul, município de São Geraldo do Araguaia, onde vivia com a mulher e os filhos. Buscavam informações sobre uma guerrilheira chamada “Dina”. Antes de deixarem o local, os soldados mataram os animais e destruíram a roça da família, sob o argumento de que poderiam ser usados para alimentar guerrilheiros. Sebastião faleceu uma semana depois, em decorrência das torturas.

Se a ditadura fazia isso com cidadãos comuns, quando era alguém que de fato tinha ligações com a luta armada, aí a coisa era ainda mais tenebrosa, não importando a idade do sujeito. O estudante paulistano Eremias Delizoicov, militante da VPR, foi morto aos 18 anos, em outubro de 1969, no Rio de Janeiro, fuzilado com 19 tiros, após o “aparelho” em que se encontrava ser cercado pelo Exército. Os pais do garoto nunca receberam os restos mortais.

eremiasvivo

eremias2

eremias

Eremias ficou tão deformado que, em seu depoimento à Comissão da Verdade, o jornalista Urariano Mota disse: “Na foto, não reencontro Eremias. A imagem é de um cadáver de 18 anos perfurado de balas, o rosto irreconhecível porque só uma ferida, os cabelos, tão úmidos, tão grossos por coágulos de sangue, que fazem a impressão de Eremias flutuar no chão seco.”

Todas essas tragédias e outras mais podem ser conferidas no relatório da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (clique aqui para pesquisar você mesmo). É somente conhecendo a verdade que se é capaz de julgar, e não dando ouvidos a políticos e jornalistas da extrema-direita truculenta, interessados em falsear os fatos de acordo com seus interesses ideológicos.

Quem conhece a História e segue apoiando a ação de torturadores e assassinos que se escondem detrás da falácia de que estavam “salvando o Brasil de uma ditadura comunista” ou é cúmplice ou tão psicopata quanto foi Brilhante Ustra.

82 pensamentos sobre “Eles mataram garotos: 56% dos mortos na ditadura tinham menos de 30 anos

  1. Pingback: Em julgamento histórico, Argentina condena oficiais envolvidos na Operação Condor | Luizmuller's Blog

  2. Divulgar, divulgar e divulgar, espalhar ao mundo inteiro, principalmente ao “mundo brasileiro”, essa fabrica de sonhos e mentiras, as verdades que foram os anos da ditadura e a atuação das forças militares e civis nesta época; mentiras, traições e muita tortura, assassinatos a sangue frio em nome desta roubalheira que se herdou e perpetua. Incompetência e arrogancia caminhando de braços dados, foi o que restou!

    Curtido por 2 pessoas

  3. NOS VIVEMOS NOS DIAS DE HOJE UMA DITADURA DISFARÇADAS DE DEMOCRACIA . ELES ROUBAM O DINHEIRO DO POVO E NADA ACONTECEM . E REPASSA O ROUBO EM FORMA DE AUMENTO NO ALIMENTOS DE UMA FORMA VERGONHOSA .

    Curtir

  4. Enquanto os petistas não execrarem as ditaduras asasinas de Maduro/ Chávez e de Fidel/Raul, NÃO têm moral, nem meu respeito, para condenar qualquer ditadura.

    Curtir

  5. Essas forcinhas armadinhas furreca, que não aguentaria meia hora de fogo contra os americanos (isso quando não estivessem agindo como putinhas da CIA), só servem para agir contra a população. O mais”engraçado” é que os bolsonetes de estimação são jovens ou extremamente jovens na maioria, ou seja, ignorancia total

    Curtir

  6. Agora é fácil criticar os militares sem conhecer o que se passava na época e qual era a verdadeira intenção da dita guerrilha. Uma coisa é certa, não era pela democracia que eles estavam lutando, caso contrário não se exilariam em Cuba e na antiga União Soviética. O resultado de tudo isto é que agora estamos pagando pensões para uma enormidade de “perseguidos” pela ditadura, bem como a história sendo reescrita, para pessoas como a Sra. ex Presidenta virem à público encher a boca para dizer que lutaram pela democracia. Para a gurizada nova que desconhece a história até pode colar. Um detalhe não tem sido observado: o comunismo, onde foi implantado (como na Rússia, Cuba e China), matou muito mais pessoas do que a Alemanha Nazista, mas quase não se dá atenção a este fato. Em verdade, onde o comunismo vingou (ainda que de forma temporária, até a sua falência, para se transformar no sistema que é a sua evolução, ou seja, o feudalismo, tal como se observa hoje em Cuba – feudo dos castro – e na Rússia – feudo dos ex-KGB), houve um verdadeiro banho de sangue ou genocídio.

    Curtir

  7. Todos os pobres estudantes utilizados como massa de manobra, que se envolviam com o esquerdismo naquela época, era para aprender a matar, os pupilos de Mariguela sequestraram, usavam bombas em atos terroristas, e além dos justicamentos praticados por eles mesmos, que também serviam para colocar a culpa nos militares, e em protestos e confrontos com a polícia era normal atirarem nos proprios companheiros para colocar a culpa na PM. Para mim o erro de 64 foi anistiar essa corja que hoje pilham o país.
    Alem do mais os militares devolveram o governo em pouco tempo, até o episódio de Guararapes nem uma gota de sangue havia caído em nosso país, mas a guerrilha despertou os militares para a repressão, é e os processos de redemocratização em nosso país só puderam ser retomados a partir de 1971, até a repressão a que todos foram acometidos é culpa dos comunistas.
    Hoje, mais do que nunca, se faz necessário uma intervenção militar urgente. Que não gostar aconselho ir para Cuba ou Venezuela. Mas deixem seus iPhone aqui porque lá não pode usar.

    Curtir

  8. Morreram só os massa de manobra, os boi de piranha, os que sofriam lavagem cerebral para apoiar os comunistas terroristas e assassinos que queriam tornar o brasil em nova cuba, financiados pela Rússia e treinados em cubá, mais os boi de piranha que morriam eram os que eram jogados nas frente de tiroteios, assaltos de bancos, explosões em areias urbanas, até o primeiro marido de dilmalouca foi morto por ter sequestrado um avião, ela mesma colocou ele na missão do sequestro por que sabia que ia dar errado e ele morreria para poder ficar com o amante… kkkkk essa parte da história ela não te contou né mesmo? Morreram pouco em 20 anos de regime militar foram 367 mortes, na União Sovietica foram mais de 100.000.000 e em cuba mais de 25.000, então pra quem queria tanto sangue e matança, que eram o desejo de comunistas, tanto que foi registrado em jornais da época cartas e mais cartas desses vermes ameaçando a população em seus ataques a bomba, mais isso ninguém te contou também, mataram até pouco e mataram os próprios otários que eles recrutaram… o resto é dinheiro do povo que foi desviado para pagar indenizações milionárias para esses bandidos a custo do nosso suor, mataram e nós que tivemos que ser obrigados a os indenizar, é uma inversão de valores, moral e ética sem precedentes na historia, e continuará se essas pragas permanecerem infestando brasilia.

    Curtir

  9. Eu achou interessante vcs chamarem regime militar de ditadura. Como no Brasil teve ditadura? Se tinha eleições pra deputado federal, estadual ,perfeito e vereadores? E o pior de tudo é comparar uma luta interna das forças armadas contra comunistas assassinos , assaltantes de bancos como uma repressão onde se assassinava por nada, igual como esta acontecendo na Venezuela que ja matou centenas de jovens em menos de um ano. Esse pessoal que publica essas mentiras aí, querem continuar a sugar o dinheiro do povo, e foi oq aconteceu, essa gente roubou durante 32 anos nosso país. São responsáveis por mais de 160 jovens que são brutalmente assassinados todos os dias, além de outras desgraças. Eles esperaram os militares entregarem o poder através de ELEIÇÕES DIRETAS, pra saquearam o país. Essa gente safada corrupta promíscua e covarde, roubaram trilhões do nosso país. Parabéns aos militares!! Foram e são até hoje nossa esperança!!

    Curtir

  10. Guerrilha apoiada pela Russia com seus milhões de mortos do regime de Stalin e por Cuba,com seus milhares de mortos do regime de Fidel.Aqui foram “só” 400 e tantos.Ditadura que tinha eleições diretas para quase todos os cargos executivos e legislativos exceto presidente da republica.Ditadura que fez as maiores obras de infra estrutura já vistas no Brasil.

    Curtir

    • Meu caro Adriano Os governadores, prefeitos de capitais, cidades industrializadas e todos os municípios de fronteira, tinham seus chefes de executivo escolhidos pela ditadura. Além disto, os cargos legislativos eram disputados apenas por dois partidos consentidos pela ditadura, a Arena e o Mdb. Eram dois partidos da “ordem”. Os partidos representativos da classe trabalhadora estavam excluídos das eleições. Ditadura sim.

      Curtir

    • Caro Adalberto Mario Kozel Filho morreu num combate. Numa guerra, quando há enfrentamento, mortes podem ocorrer. O artigo não fala de mortes em combate. Fala de assassinatos cometidos pela Ditadura Militar.

      Curtir

      • combate??????????….tu parece ser muito estudado pra falar uma asneira dessas….e tu bem sabe que nunca existiu ditadura militar…..e olha que somos da mesma idade…nunca teve melhor época do que aquela……

        Curtir

      • Vc está enganado o soldado não estava em combate. Um carro onde estava a ex presidentA jogou uma bomba que estourou na porta do quartel onde ele estava de serviço e as partes fo soldado foram retirados com pá. Quanto a guerrilha do Araguaia vc tb está enganado é melhor ler o que disse o José Genoíno sobre as torturas feitas pelos guerrilheiros ao povo humilde de lá por acharem que ajudavam ao exército. Pergunte a ele sobre um rapaz de 17 anos que teve o pênis decepado e enfiado na boca na frente de sua família. Excessos e crueldades ocorreram dos dois lados infelizmente.

        Curtir

  11. Jovens estudantes usados como massa de manobra, para impor a ditadura do proletariado em nosso país. Pupilos de mariguela treinados em terrorismo.
    Não poderiam ter outro fim. Ainda bem que o comunismo assassino não prevaleceu, aí sim veria o que é morrer gente. Como Cuba no passado e hoje na Venezuela, os mesmo que chamam o período militar de ditadura, chamam Fidel de presidente. #intervenção militar já. Prisão de todos os corruptos e afastamento da vida política. Tribunal militar para todos que pilhlaram nosso país.
    Hoje não temos governo. O que Temos é uma facção criminosa aparelhando o estado para se proteger. #intervenção militar já
    S.O.S. FFAAS.

    Curtir

  12. Engraçado, só que esses “garotos” também matavam gente……e esses “garotos” não tinham dez onze ou doze anos. Tinham 18, 18, vinte 24, 27, e por aí vai. Queriam o que? Muitos desses “garotos” que infelizmente não foram mortos, estão aí hoje, assaltando a Nação, roubando e pilhando os cofres públicos. Vou citar o nome de somente um deles: José dirceu. Na época era um “garoto” de 28 anos. E não era um “garoto” que amava os Beatles e os Rolling Stones.

    Curtir

    • Foi guerra, sem novidades mostrar violência da batalha e ficar de mimimi, teve baixa dos dois lados. Graças a Deus o socialismo perdeu e perdeu de novo agora tentando se disfarçar de democracia. Politico e politica nunca prestou, imposto é roubo e o melhor seria privatizar tudo, assim a grana vai para aonde tem que ir pelo trabalho de quem merece. Paz e liberdade sempre é disso que o povo precisa.

      Curtir

      • Que baixa de dois lados? Houve só um lado da questão em que morreram ou foram torturados, crianças, estudantes secundaristas e universitários, donas de casa, funcionários públicos e privados, jornalistas, artistas, padres, ex-pracinhas, militantes de movimento sindical, associativo e direitos humanos, índios, marinheiros, militares de baixo escalão, e todos considerados subversivos aos olhos do regime ditatorial. Muitos nem, tinham ligações com pessoas que militavam na guerrilha armada ou com pessoas que eram contra a repreensão. A ditadura acabou e alienou duas gerações de jovens. Alinhou-se aos Estados Unidos que só nos deu em troca a Escola das Américas para que os militares aprendessem as técnicas de tortura. Os militares foram inimigos do Brasil e do Povo Brasileiro. Encheram seus bolsos, como querem fazer agora. Não os substimem o falso patriotismo, pois, você pode ser o alvo deles. Tenha Paz e Luz.

        Curtir

  13. Luiz Miller, grato pela manchete. Infelizmente é algo real e surreal que aconteceu na história do Brasil. Apesar de td e por estarmos na Democracia é válido e edifica o nosso conhecimento à saber do que de fato aconteceu e lutar para que isso não se repita mais. Tbm é surreal pessoas da baixa categoria intelectual e espiritual apoiar na promoção da Ditadura covarde e estúpida em nosso país. A história ainda bem, ninguém apagará, ninguém! Onde há liberdade de expressão haverá liberdade para denunciar o passado medíocre de uns e com os erros permiti-nos a correção fraterna.

    Curtir

  14. Muito criança , menos de 8 não entendia ,que a cidade tinha toque de recolher,os telefones mudos, não podia mais brincar na rua ,no silêncio da noite um jipe da dops prendia o pai dos meus amigos e os torturavam, eu olhava de longe da janela no escuro. Numa fria manhã deixamos tudo e fomos embora , e onde está meu colégio ,meus amigos ,meu cachorro ,meus brinquedos , meu pátio. Onde está meu prazer retirado e onde encontrar , perdi o direito a tudo e com dez anos comecei tratamentos com psicólogos , psiquiatras.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Que Deus abençoe nosso país e que nunca mais aconteça o que aconteceu,temos que orar e clamar pra que esse tempo seja esquecido,que parece que Tem gente que acha essas barbaridades bonitas e normal,Deus livre a todos nós em nome de Jesus

    Curtir

  16. E hoje? Nas ruas, na sociedade que a esquerda vencedora construiu, quantos morrem ao ano e com que idade? Esses 63 mil mortos de todos os anos, tem idade superior aos 30?

    Curtir

  17. Em uma das repressões a cavalo que houve no Centro do Rio de Janeiro, precisamente, na Rio Branco com a esquina de Sete de Setembro, um senhor com um tabuleiro de cocada foi baleado e morto na minha frente. Um jornalista chegou a fotografar a imagem. Esse foi um dia que perdi o contato com os meus amigos e namorado e tive que andar desde a Praça Quinze, que pegava fogo, e caminhar até o bairro de Copacabana, a pé.

    Curtir

  18. EU N SOU CONTRA NEM A FAVOR A ISSO MINHA FAMILIA FOI COMANDADA POR MULHERES O TEMPO Q ELES FAZIAM BADERNA NAS RUAS ROUBOS A BANCOS SEQUESTROS MINHA VÓ TAVA LIMPANDO VASO DE MADAME ELA NASCEU EM 1920 MORREU ANO PASSADO MINHA VÓ NUNCA CITOU NENHUM FATO OU HISTORIAS SOBRE ESSE FATO NA VIDA DELA

    Curtir

  19. Ditadura do Proletariado ou Ditadura Militar… O Brasil escolheu uma. Foi ruim, mas é preciso lembrar que a Ditadura do Proletariado matou jovens também, matou e justiçou companheiros “traidores” do movimento. Mario Kozel foi assassinado aos 18 anos por Dilma e seu grupo. Segundo a marketeira Monica Moura, Dilma ainda usou como senha do email a data do Assassinato.

    Curtir

  20. Houve injustiça é lógico. Mas a grande maioria eram bandidos,anarquistas que primoviam incêndio de ônibus, predios públicos,sequestradores,assassinos. Ma absolutamente NADA se compara de 20 anos de regime militar com475 entre mortos e desaparecidos. .com Hoje,60 MIL HOMICÍDIOS por ano !!!. 1964 só temos a agradecer aos militares, que nos livraram do comunismo marxista.

    Curtir

  21. Houve injustiça é lógico. Mas a grande maioria eram bandidos,anarquistas que primoviam incêndio de ônibus, predios públicos,sequestradores,assassinos. Ma absolutamente NADA se compara de 20 anos de regime militar com475 entre mortos e desaparecidos. .com Hoje,60 MIL HOMICÍDIOS por ano !!!. 1964 só temos a agradecer aos militares, que nos livraram do comunismo marxista.

    Curtir

  22. Muito bem feito…com menos de 30 ou mais de 30 anos, não estavam querendo nada de bom e são Vagabundos comunistas ….mataram tbm…as atrocidades que eles fizeram vc não fala não né seu babaca….Lula tá preso OTÁRIO!!!!

    Curtir

  23. ACHO TUDO ISSO MUITO TRISTE. TUDO ESTÁ SENDO REMEMORADO POR CAUSA DE UM DOENTE QUE, QUERENDO SE DELEITAR NA DOR DOS QUE SOFRERAM O PAVOR DA DITADURA, ACHA QUE PODE TRIPUDIAR SOBRE O HORROR DESSAS PESSOAS…

    Curtir

  24. Psicopatas, doentes mentais de todos tipos, desequilibrados, esses são os que apoiaram e apoiam a ditadura militar. Sem sentimentos, são pessoas vazias, que sem nenhum amor ao próximo, só querem ssber de de si e de seus iguais, suas sobrevivências e seu bem estar é só que lhes interessa e para isso usa e abusa da força e qualquer método que que possa salvar sua pele e dos seus, roubando, torturando, matando e exterminando quem se colocar em sua frente. ESSA DOENÇA NÃO TEM CURA, EXIGE ISOLAMENTO TOTAL DA SOCIEDADE.

    Curtir

  25. Não participei de guerrilha, não quis impor ao meu país e nem ao povo brasileiro a ditadura perversa do proletariado.cuba matou 50mil cubanos.no Brasil apenas 454 perderam a vida.mas,eram terroristas.se estivessem vivos deveriam estar em prisão perpétua.

    Curtir

    • Certo. Tu é claro tens as fontes todas históricas pra comprovar o que dizes. Quais são então estas tuas fontes que dizem que meia dúzia de guris com bodoques e fuzis obsoletos queria impor a tal ditadura do proletariado? E quais fontes te dizem que estes guris eram terroristas e o que os milicos fizeram não era? Da as fontes históricas que eu vou lê-las. Mas não adianta falar do Ustra. Ele diz no livro de memórias dele que torturou mesmo. Tem outra fonte?

      Curtir

    • Se não se mostra o que A Ditadura fez, as pessoas passam a achar que não houve ditadura no Brasil. E se crianças hoje são assassinadas como dizes, é por que a impunidade dos mandantes de assassinatos como os da ditadura incentiva outros a fazerem o mesmo. Veja o caso das milícias. Nasceram no seio da Ditadura Militar como “esquadrões da morte”.

      Curtir

  26. Gostaria de provocar uma discussão! O que sempre foi o homem no mundo? sempre foi uma casta que se julga superior, e tenta e mantem subjugado todo o resto que não seja parte dessa distopia de se enxergar casta superior, problema de visão! A escravidão os regimes totalitários e suas ditaduras, e a dita democracia! sempre manteve a mesma separação, uma classe que trabalha e é vista como inferior! A Ditadura foi repaginada, com a sensação de democracia! Pois a separação das classes que difere os trabalhadores (produção do trabalho humano) x Elite financeira transnacional (parasitas com distopia que se enxergam uma casta superior) A maldade para se aplicar a maldade muda com o tempo, mas sempre predomina a diferença de classe! ano passado foram 80 mil mortos no Brasil, e todos eram da mesma classe da escravidão, dos perseguidos da ditadura que tentaram mudar, e hoje as vitimas são as mesmas!

    Curtir

  27. O rapaz acima da foto postada está aparecendo o jovem que Dilma matou com uma bomba tem alguém para falar sobre isso porque todo sabe que foi uma guerra fria que aconteceu ditadura e por conta daqueles que gostam de inventar Modas o rapaz de 18 que a Dilma matou tem como vocês também publicar a foto ou vão falar que essa vaca é inocente

    Curtir

Deixe um comentário