Uncategorized

Motoristas de Uber preparam greve mundial pra 8 de maio.Será Centelha pra consciência de Classe?

Os “Info Proletários” começam a acender as centelhas da consciência de Classe. O Movimento grevista marcado na data em que UBER abre o Capital nas Bolsas de Valores do Mundo mostra que a categoria compreende as formas pelas quais pode vencer. União, Solidariedade e movimento. Estamos falando de uma nova categoria de trabalhadores surgida em função da revolução tecnológica que o mundo vive. Mas o capitalismo segue sendo capitalismo e os capitalistas seguem vivendo em função da “mais valia” gerada pelo trabalho dos trabalhadores. É a Luta de Classes. Mas agora a espoliação sobre os trabalhadores aumentou. Se antes o empresário era dono dos “meios de produção”( carro no caso do UBER), agora este meio de produção também é fornecido pelo trabalhador, que ainda paga mais de 20% do que ganha para o Patrão. E o dono do UBER é patrão sim. E os motoristas são trabalhadores sim. Mas sem os mínimos direitos que qualquer trabalhador tem direito em qualquer país do mundo. Este dia de paralisação é um bom dia pra ser centelha de acender e ascender a consciência daqueles que já são chamados de INFO PROLETÁRIOS. E não seria tempo dos dirigentes da Classe Trabalhadora apontarem que um Aplicativo similar o UBER poderia ser propriedade e administrado por um coletivo de motoristas sem ter que pagar um centavo sequer para o atual patrão deles? Pergunto pra ver se a centelha acende.

Leia o artigo do TECMUNDO

Uber deu início ao seu processo de abertura de capital no mês passado e deve chegar ao mercado de ações em 9 de maio. As expectativas são de que a companhia vai protagonizar o maior IPO (oferta pública inicial) do ano, mas nem todo mundo está contente com isso. Enquanto os investidores esperam ávidos pelas ações da companhia de ride-hailing, os motoristas do aplicativo estão organizando protestos em diversos países.

De acordo com informações do Telegraph, sindicatos de motoristas do aplicativo nos Estados Unidos e também na Europa estão planejando protestos para um dia da abertura de capital da companhia. O Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB) está organizando um movimento para os motoristas deixarem de usar o aplicativo do Uber por 9 horas durante a quarta-feira (8), em Londres, Nottingham, Glasgow e Birmingham.

Nos Estados Unidos, os protestos também vão acontecer no dia 8, mas prometem ser mais brandos. Segundo o The Verge, a New York Taxi Workers Alliance planeja uma parada de 2 horas em Nova York, Filadélfia, Boston e Los Angeles.

Avaliação bilionária

O objetivo das paralisações é mostrar o descontentamento dos motoristas em relação aos poucos funcionários de alto escalão que vão enriquecer milhões com a abertura de capital da companhia. A expectativa é de que a Uber seja avaliada entre US$ 90 e US$ 120 bilhões após a oferta pública inicial da companhia em Wall Street.

O que deixa a situação ainda mais complicada para o mercado de carros compartilhados é o fato de a Lyft, uma das principais concorrentes da Uber nos Estados Unidos, também ter chegado à bolsa de valores recentemente. A companhia fez seu IPO em março, também foi alvo de protestos na época e agora voltou a ser atingida pelas reclamações dos motoristas.

Recentemente, a Lyft também entrou no mercado de ações

Falando ao The Verge, um porta-voz da Uber defendeu a empresa listando benefícios que são oferecidos a um grupo seleto de motoristas do serviço, como ganhos maiores e cursos profissionalizantes e de graduação. Já a Lyft comentou que aumentou os valores pagos para os motoristas nos últimos 2 anos. 

As empresas de ride-hailing não revelaram se vão tomar alguma atitude para tentar desfazer os protestos de quarta-feira. As organizações de motoristas aconselham aos usuários dos aplicativos que busquem meios de transporte alternativos na data para colaborar com o movimento. Até agora, ainda não existem notícias de grandes movimentos contra o IPO da Uber no Brasil.

Atualização do Post:

  • Associações e motoristas da Uber no Brasil aderem a protesto contra empresa
  • Recomendação é que app seja desligado entre 00h desta noite e 23h59 de quarta (8)
  • Ato ocorre em meio à abertura do capital da Uber, que deve ocorre nesta semana
  • Motoristas brasileiros querem pagamentos melhores e mais segurança no aplicativo
  • Alguns Estados também terão atos físicos; ação deve atingir outros apps como 99

*Consciência de classe é um termo usado nas ciências sociais e na teoria política para designar as crenças e atitudes de uma pessoa a respeito de sua classe social ou condição econômica, inclusive quanto aos interesses e à estrutura de sua classe social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s