América Latina

Ex-presidente Rafael Correa pede renúncia de Lenín Moreno e eleições antecipadas no Equador

Correa pede novo pleito, “em estrito apego à Constituição, que permite adiantar eleições em caso de grave comoção social”; segundo ele, “problema é que sabem que a resposta que dará o povo será mais contundente do que a que estão dando nas ruas”

Do OPERA MUNDI

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, pediu nesta terça-feira (08/10) a renúncia do atual mandatário, Lenín Moreno, e a convocação de eleições antecipadas no país, que enfrenta uma onda de manifestações populares contra o governo do atual líder.

Mais cedo, pelo Twitter, Correa postou um vídeo de repressão a manifestantes na ponte de São Roque, no sudoeste de Quito, e pediu a saída de Moreno. “Por favor, Moreno, renuncie! Não faça mais isso à nossa gente! #SOSEquador”

Pouco tempo depois, na mesma rede social, Correa postou um vídeo em que pede a convocação de um pleito antecipado no Equador.

“Agora, nos chamam de golpistas, mesmo que quem sempre tenha destroçado a Constituição e democracia sejam eles. Dois anos depois da pior perseguição política [que houve], entendamos que aqui não há golpismo. Conflitos na democracia se resolvem nas urnas. E é precisamente o que pedimos, em estrito apego à Constituição, que permite adiantar eleições em caso de grave comoção social, como a que estamos vivendo. O problema é que sabem que a resposta que dará o povo, nas urnas, será mais contundente do que a que estão dando nas ruas”, afirmou.

Para o ex-presidente, nunca houve a necessidade de um pacote de ajuste econômico, tal qual Moreno firmou com o FMI (Fundo Monetário Internacional). “Nunca houve necessidade de um ‘paquetaço’. Não caiu o preço do petróleo, não ocorreu nenhum desastre natural, nada. É pura corrupção e inapetência – enquanto eles reduzem seus impostos. Minha solidariedade com todas as vítimas da mais brutal repressão que minha geração recorda.”

Moreno foi vice de Correa e candidato à presidência com o apoio do hoje ex-mandatário – que se diz arrependido da escolha. “Equivoquei-me com Moreno, o maior farsante de nossa era. Não me equivoquei quando disse-lhes que tudo era questão de tempo. E que nosso povo, paciente, mas nunca ausente, prudente, mas jamais covarde, despertaria com a força de um furacão.”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s