Uncategorized

Empresas de ônibus adotam tabela de verão,reduzem viagens em Porto Alegre e aumentam risco de contágio por Corona Vírus

Empresários de ônibus de Porto Alegre só pensam em ganhar dinheiro. Quando a orientação é ter menos aglomeração de gente, as empresas de ônibus, ao invés de aumentarem o número de ônibus pra ter menos gente por viagem, e portanto reduzir a possibilidade de contaminação, reduzem o número de ônibus, mesmo sem autorização. Foi assim quando pretenderam demitir os 3.600 cobradores de ônibus em pleno período de crise de empregos e dizendo que com isto “Aumentariam menos” o preço das passagens.

Felizmente a Prefeitura já autuou e vai multar as empresas que fizeram isto.

Mas tem uma outra determinação correta da Prefeitura, de que os funcionários que se encontrem nos grupos de risco devem ser liberados do trabalho.

Se bobear, as empresas vão demitir estes trabalhadores nestes tempos de sinais de tragédia.

Segue matéria da Gaúcha ZH sobre o que a gente pode ser chamado de crime mesmo, já que as empresas estavam expondo pessoas a situação de risco de contrair o Corona Vírus que pode ser mortal.

Maior intervalo entre as saídas dos coletivos surpreendeu passageiros na manhã desta quinta-feira 19/03/2020

Ônibus circulava lotado no começo da manhã desta quinta-feira Tiago Boff / Agencia RBS

Muitos passageiros de ônibus de Porto Alegre foram surpreendidos, na manhã desta quinta-feira (19), com menor oferta de coletivos após algumas empresas instituírem tabela horária de verão. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que não autorizou a mudança. À reportagem de GaúchaZH, responsáveis pelos consórcios Mais, Viva Sul e Nortran confirmaram a alteração nos horários em algumas linhas. Com a medida, os coletivos passaram a circular de 20 em 20 minutos, o dobro do tempo em relação aos dias normais. As linhas da Carris seguem operando normalmente.

OPINIÃO Redução de oferta de ônibus em tempos de coronavírus é uma irresponsabilidade Redução de oferta de ônibus em tempos de coronavírus é uma irresponsabilidade Motoristas e cobradores afirmam terem recebido a nova tabela no final da noite de quarta-feira (18). Às 7h, linhas como Mapa, Rápida Bento, Quinta do Portal e Santa Catarina se deslocavam em direção ao Centro com todos os assentos ocupados, além de passageiros em pé. Segundo Antônio Augusto Lovatto, engenheiro de Transporte da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), a medida foi tomada com base em decreto da prefeitura da Capital sobre ações de combate ao coronavírus. — O decreto alerta que motoristas, cobradores e fiscais com mais 60 anos sejam retirados da escala de trabalho. Os consórcios têm cerca de 500 funcionários acima dessa faixa etária. A EPTC e a prefeitura foram avisadas — comentou. O decreto citado por Lovatto recomenda que os profissionais do grupo de risco sejam retirados da escala de trabalho. Aos usuários, a recomendação é que evitem o horário de pico.

O que diz o decreto: Art. 6º Fica recomendado às concessionárias do transporte coletivo por ônibus e permissionárias do transporte seletivo por lotação do Município de Porto Alegre e às empresas do transporte coletivo metropolitano: I – a realização de limpeza rápida dos pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, pega-mão, corrimão e apoios em geral, a ser realizada sempre que possível e, no mínimo: a) ao término das viagens destinadas aos terminais Centro, ou b) no caso das linhas transversais, na chegada do veículo nos terminais; II – a retirada, da escala de trabalho, dos motoristas, cobradores e fiscais que se encontrem insertos nos grupos de risco identificados pelos órgãos de saúde, tais como: maiores de 60 (sessenta) anos de idade, doentes cardíacos, diabéticos, doentes renais crônicos, doentes respiratórios crônicos, transplantados, portadores de doenças tratados com medicamentos imunodepressores e quimioterápicos, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s