Uncategorized

Cursos do Planseq Turismo oferecem oportunidade de qualificação profissional em Porto Alegre

Fotógrafo: Silvio Williams

Nesta primeira etapa de qualificação, há vagas para os cursos de Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos

Nesta primeira etapa de qualificação, há vagas para os cursos de Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos

A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), por meio de um trabalho conjunto com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Departamento do Trabalho da pasta, realizou o lançamento das inscrições para os cursos de qualificação do Plano de Qualificação Setorial (Planseq) Turismo, na Agência FGTAS/Sine Montaury, em Porto Alegre. Na ocasião, mais de 200 pessoas tiveram a oportunidade de se inscrever para concorrer às vagas dos cursos de Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos, que serão executados pelo Instituto Nacional América (INA), a partir do dia 4 de julho.

O diretor do Departamento do Trabalho, Luiz Müller, evidenciou o trabalho dos governos Federal e Estadual no alinhamento e desenvolvimento de políticas de trabalho e geração de renda. “A STDS e a FGTAS estão trabalhando para que, após a conclusão dos cursos, a empregabilidade seja garantida. Isso acontecerá por meio do diálogo que estamos tendo com os empresários, com o intuito de atendermos as principais demandas de mão de obra.” O diretor do Instituto Nacional América (INA), instituição que também será responsável pela seleção dos candidatos às vagas, Italgane Mendes, destacou que a Copa de 2014 será uma grande oportunidade para acontecerem cursos de qualificação no Estado.

O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Turismo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também faz parte da qualificação para a Copa 2014 e beneficiará, nesta primeira etapa, 12 cidades: Torres, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Pedro Osório, Arroio Grande e Jaguarão. Também participaram do evento, o diretor Técnico da FGTAS, Ricardo Erig, o representante da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Cassiá Carpes, o coordenador da Agência FGTAS/Sine local, César Pastro, o representante da Secretaria Municipal de Turismo, Ronaldo Garcia, a presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego, Marice Guidugli, o coordenador da Agência de Desenvolvimento Social da Região Metropolitana, Mauro Sousa, entre outras autoridades.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

31 pensamentos sobre “Cursos do Planseq Turismo oferecem oportunidade de qualificação profissional em Porto Alegre

    • Cristina

      As inscrições continuam abertas. Quem se inscreve agora, vai ficar para a segunda leva de cursos que acontecerá a partir de agosto.
      Abraços

      Curtir

    • Cara Rosália

      Sou gaúcho e o Planseq do qual falo no texto acontece no Rio grande do Sul. Ele é executado com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, do qual o MTE é o gestor. Entidades civis ou governamentais de qualquer estado ou município podem propor projetos de planseqs ao MTE e ao CODEFAT, Conselho Gestor do FAT.

      Abraços

      Curtir

    • Milena

      Se tu és de Porto Alegre, basta ir a loja da FGTAS/SINE da Rua José Montaurí. Provavelmente não há mais vagas para a 1ª leva de turmas. Mas há para a segunda leva, que iniciará a partir de setembro.

      Curtir

  1. gostaria de saber quando ira começar o curso pois participei da seleção mas estou esperando a ligação que disseram que iam fazer para informar quando ira comçar o curso.

    Curtir

    • Camila

      Conforme anunciado no evento na FGTAS/SINE da Jose´Montaurí, os cursos começam no dia 5 de julho. Então é melhor verificar se esta confirmada a tua inscrição e a matricula.

      Abraço

      Curtir

  2. oi, sou de caxias do sul, queria saber se ainda tem como me inscrever pra segunda leva de turmas e como faço pra me inscrever pela internet sem ir até POA.
    Luana

    Curtir

    • Não há a previsão de curso de “Agente de Viagens” neste PLANSEQ TURISMO. Os cursos para esta primeira etapa são os cursos de Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos . Quanto a duração, todos os cursos ofertados através do PLANSEQ TURISMO RS tem a duração de 200 horas aula.

      Curtir

    • Os critérios adotados pela FGTAS,pelo Instituto INA e por todas as instituições que realizam cursos de Qualificação Profissional com Recursos do FAT levam em conta condições econômica desfavoravel, pessoas desempregadas, pessoas inscritas em programas sociais do governo Federal, etc… conforme a Resolução 667 do CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalador.

      Curtir

  3. estou no curso da planseq na cidade de camaqua estou gostando muito e com expectativa enorme de um belo desenvolvimento visando um futuro fantastico… agradeço desde ja….

    Curtir

      • Boa tarde, sou formada em gastronomia, especialista em hotelaria e segurança de alimentos e estou fazendo mestrado em turismo, gostaria de saber como faço para lecionar no Cursos do Planseq Turismo, tenho experiencia em docencia,
        obrigada

        Curtir

      • Cara Ana

        A instituição contrtada para executar os cursos do Planseq Turismo é o Instituto Nacional América. Quem contrata os profissionais é esta instituição. ABraços

        Curtir

  4. Gostaria de saber quando terá o curso de agente de viagens.Estou cuidando no site do Instituto Nacional América.Posso me inscrever no site ou tem que ser pessoalmente no Sine?
    Neuza

    Curtir

  5. Gostaria de me candidatar no curso de turismo mas não consegui me escrever em são leopoldo ,morro em esteio .Pode me avisar quando começa novos cursos.Em porto alegre disseram só quem é morrador.

    Curtir

    • Shaiane

      O PLANSEQ TURISMO é aberto a todos que desejarem se inscrever. O SINE não diferencia as pessoas por endereço. Ocorre que os valores disponibilizados para a executora para cobrir otransporte de quem se inscreve nos cursos só dá conta de pagar um vale transporte urbano ida e volta por dia. Por isto este problema de ter que ser da mesma cidade. Mas se for utilizar só o metrô por exemplo, o valor já fica igual ou até mais barato que um vale transporte urbano. Mas tu tens que explicar esta situação na hora de se inscrever. Já para saber quando abrem inscrições, o melhor é ver no SINE de cada cidade. As vezes há outros cursos abertos e que também possibilitam acessar bons empregos.
      Abraços

      Curtir

    • Rita

      Tem que procurar nos postos do SINE da sua cidade. Eles vão te informar dos cursos disponíveis e quando começam. Agora, além do PLANSEQ TURISMO, que é com recursos do Ministério do Trabalho, há cursos do PRONATEC para várias áreas.

      Curtir

  6. Ola gostaria de receber informação sobre vagas em aberto curso do planseq por favor quero fazer um curso ou me diga um lugar pra eu ir ,me informar obrigada
    ane
    meu email:medeiros90@live.com

    Curtir

  7. Sou de Arroio Grande – RS e estou fazendo o curso de organizador de eventos do Planseq, e estou gostando muito, nossas aulas são bem criativas a gente interage bem um com os outros, as professoras são ótimas e nos passam o conteúdo especifico e nos explicam com muita clareza.

    E espero conseguir um emprego, para ter alguma renda!!

    Curtir

    • Que bom saber das boas notícias Betina. Tenho certeza que este curso te ajudará a ter um emprego ou então, uma forma autogestionária, como autônoma, de ter tua renda. Organizador de eventos muitas vezes pode trabalhar como autônomo ou se asociar a outros e organizar eventos. Em qualquer lugar sempre há eventos para serem organizados, seja turísticos, shows, casamentos, aniversários…É tudo uma questão de saber mostrar o que se sabe fazer.

      Abç;

      Curtir

    • Sim. Há cursos por acontecer. Além das vagas do PLANSEQ, haverá vagas através do PRONATEC. É só procurar o SINE. Se fores de família cadastrada no CADÚnico das Políticas Sociais do Governo Federal, podes procurar também o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social mais próximo.

      Curtir

Deixe um comentário