Uncategorized

PRONATEC/ BRASIL SEM MISÉRIA : Cronograma de ações do Plano Estadual de Qualificação Profissional é apresentado na AL

Fotógrafo: Silvio Williams

Diretor do MDS esclareceu quais públicos terão prioridade no preenchimento das vagas de qualificação profissional.

Diretor do MDS esclareceu quais públicos terão prioridade no preenchimento das vagas de qualificação profissional.

O segundo painel do IV Fórum Estadual de Assistência Social e do Trabalho, que aconteceu nesta segunda-feira (12), no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Estado, debateu o Plano Estadual de Qualificação Profissional. A iniciativa, que faz parte do Pacto Gaúcho pela Educação, irá oferecer 68 mil vagas de qualificação profissional, com a execução de cursos gratuitos condizentes com as demandas de mão de obra qualificada identificadas em cada região do Estado, por meio do diálogo entre trabalhadores, empresários e comunidades.

Conforme a diretora do Departamento do Trabalho (Detrab), da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Eliane Martins, o cronograma de ações do Plano prevê a abertura das pré-matrículas para os cursos no dia 26 de março. “Este período se estende até o dia 11 de abril. De 12 a 17 de abril teremos as confirmações de matrículas da 1ª chamada e de 19 a 20 do mesmo mês, as confirmações da 2ª chamada”, afirmou a diretora. Os cursos de qualificação do Plano, que serão executados pelo SENAI e SENAC, têm início previsto para o dia 23 de abril.

Ao falar sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, esclareceu a ordem de prioridade para o preenchimento das vagas: “As oportunidades de qualificação serão, prioritariamente, para o público da extrema pobreza, para os beneficiários do Programa Bolsa Família, para os que fazem parte do Cadastro Único e, após, se sobrarem vagas, para o público em geral”. Outra integrante do MDS, Milena Pinheiro, evidenciou alguns aspectos quanto ao cadastro no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), o qual disponibiliza dados sobre as entidades ofertantes, cursos e alunos. Mais informações podem ser obtidas pelo contato 0800 616161.

Também fizeram parte deste Painel, o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Gularte, e a coordenadora do Programa RS Mais Igual, Márcia Bauer, que esclareceu dúvidas sobre o RS Mais Renda, que garantirá uma complementação de R$ 50 no benefício das famílias do Bolsa Família que tiverem um integrante se qualificando. O evento reuniu gestores das áreas do trabalho e assistência social dos municípios, representantes dos governos Estadual e Federal, representantes de empresários e trabalhadores, delegados Regionais do Trabalho da STDS, Agentes de Desenvolvimento Social, técnicas do Departamento de Assistência Social (DAS), entre outras autoridades e representações.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário