Uncategorized

Brasil Sem Miséria no Mato Grosso do Sul: Reunião na Setas discute Pronatec

Campo Grande (MS) – Em  reunião com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara que recebe, realizada na tarde desta quinta-feira (19),  o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Muller detalhou a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec em Mato Grosso do Sul, aos representantes de órgãos estaduais.

          O objetivo do Pronatec é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio do incremento da formação e qualificação profissional e, de acordo com a  secretária Tania Garib, vai contemplar municípios  cuja população seja superior a 50 mil habitantes e que tenham potencial de emprego, além decidades com grandes investimentos que precisam de pessoas qualificadas. “Temos um grande crescimento em nosso estado, como as instalações de usinas e frigoríficos e temos que construir coletivamente essa proposta”.

          O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho. Os cursos serão custeados pelo Governo Federal e disponibilizados inicialmente pelas seguintes Unidades Ofertantes: Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O diretor, Luiz Muller, afirmou que a proposta do Pronatec é a possibilidade de capacitar pessoas de diversas áreas, basicamente com um sistema integrado. “Um dos principais objetivos é a inclusão das pessoas que estão no Cadastro Único, para que elas possam conseguir sua independência. E o começo de tudo isso é pela área da Assistência Social, mobilizando outras áreas para que cada uma tenha uma parte a cumprir e assim efetivamente formar um sistema de inclusão”.

           Para explicar os critérios do Pronatec, a gestora de Inclusão Produtiva Urbana do MDS, Joana Nemoto, realizou a apresentação do projeto com todas as especificações. Podem participar do Pronatec os beneficiários titulares ou dependentes de programas federais de transferência de renda com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite por família. Além disso, uma vez concluído um curso, o beneficiário poderá se matricular em outro curso, sem restrições.

           Participam da reunião representantes da Funtrab (Fundação do Trabalho), Banco da Gente, Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Semac (Secretaria de Estado de Meio ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), SED (Secretaria de Estado de Educação), SES (Secretaria de Saúde), Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), e técnicos da Setas. 

           A reunião acontece no auditório da Setas, localizado na Avenida: Desembargador Nunes, bloco III, Parque dos Poderes.

Pescado do Sitio do Governo do Mato Grosso do Sul


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário