Uncategorized

Prefeitos e gestores municipais participam de reunião do Pronatec/Brasil Sem Miséria na Setas

Campo Grande (MS) – Na tarde desta sexta-feira (20), desde as 13 horas, estão reunidos prefeitos e gestores municipais que participam junto com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib da pactuação para execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Mato Grosso do Sul.

         Desde ontem representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estão no Estado para detalhar como será a execução do Programa, que é voltado para beneficiários de programas federais de transferência de renda. O Pronatec engloba um conjunto de ações que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho, por meio de cursos.          

         Estão reunidos prefeitos e gestores municipais que vieram conhecer o Programa e também fazer a pactuação para a execução de cursos em seus respectivos municípios. De acordo com o prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiúza, o Pronatec será muito importante, pois com o crescimento do município, muitas vezes é necessário buscar mão de obra qualificada fora da região. “O Programa é muito importante, pois nossa economia vem crescendo muito nos últimos anos, são empresas frigoríficas, empresas na construção civil e precisamos de mão de obra qualificada para empregar. Diversas vezes tivemos que contratar pessoas fora de Sidrolândia”, afirmou o prefeito.

Prefeito Fiúza

O Programa vai atuar de maneira integrada com o governo federal, estadual e municipal que vão trabalhar sistematicamente em prol dos trabalhadores. Segundo o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do MDS, Luiz Muller, essa é uma grande oportunidade de fazer algo por pessoas que para o mercado de trabalho são excluídas. “Temos que trabalhar em conjunto para dar oportunidade e possibilitar o acesso à qualificação adequada para cada região do Estado. E vale ressaltar que a família que participa dos cursos de qualificação não vai perder o benefício do Bolsa Família”.

Durante a manhã a reunião foi com as unidades ofertantes, representantes do Instituto Federal Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  A secretária Tania Mara Garib, pede a colaboração de todos para a mobilização para que efetivamente o Pronatec em Mato Grosso do Sul, seja um dos melhores do Brasil, e para isso conta com a participação dos representantes dos três entes federados.

          A representante do Senac/MS, Jordana Duenha, apresentou o Programa para os prefeitos e gestores, ressaltando os prazos e procedimentos para o início dos cursos. Podem participar do Pronatec os beneficiários titulares ou dependentes de programas federais de transferência de renda com idade entre 16 e 59 anos.

          A reunião acontece no auditório da Setas, localizado na avenida Desembargador Nunes, bloco III, Parque dos Poderes.

Pescado do Sitio do Governo do Mato Grosso do Sul


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário