Uncategorized

A perigosa aproximação de forças políticas com a direita militar

Pescado do Blog do Zé

É estranho, perigoso e na prática se revela um descuido a opção política do prefeito da capital Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora PSD) pela nomeação de coronéis policiais militares para altos postos executivos na máquina pública da Prefeitura de São Paulo. São estranhas essas nomeações e suspeitos os acertos do prefeito com a mídia para divulgá-los.

Ao fim e ao cabo, a oito meses do término deste seu 2º mandato de prefeito, Kassab recheou a estrutura da administração municipal com coronéis PMs e hoje quase todos os 27 subprefeitos de São Paulo – posto dos mais importantes na Prefeitura – são coronéis da reserva da PM. Agora, segundo capa da revista Veja-SP desta semana (Vejinha), o prefeito os estimula a sairem candidatos a vereador na eleição de 7 de outubro.

A propósito, esta capa da Vejinha desta semana é a 2ª que sai sobre estes coronéis. Há dois meses saiu outra capa na mesma linha, enaltecendo-os e ao tino político do prefeito ao nomeá-los. Também há pouquíssimas semanas saiu uma página inteira no Estadão, defendendo o fato de as subprefeituras paulistanas estarem lotadas por coronéis nomeados por Kassab.

É incorreto, também, o argumento do prefeito para nomeá-los. Diz que eles são menos infensos à corrupção do que os civis. Com esse argumento parece que na ditadura militar não havia, ou havia menos corrupção. Havia mais, com o agravante de que a mídia, censurada, ou por seus próprios interesses, não podia divulgar.

Por que não os militares em seu devido lugar e o prefeito não estimula os políticos a saírem candidatos a vereador em outubro? Porque, no momento, o que está acontecendo é que há políticos namorando com a direita militar. A PM, por exemplo, é considerada por muitos como um ninho da serpente.

Principalmente a paulista, porque os governos José Serra (2007-2010) e Geraldo Alckmin (três vezes governador) deram luz verde à ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Como na época em que o deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi governador biônico entre 1979 e 1982.

Agora, Kassab promove os coronéis a administradores e gestores públicos! Era só o que faltava! É muita pobreza de espírito! Triste fim para partidos como o PSDB e o DEM, partidos que governam a prefeitura paulistana em parceria há oito anos e que se diziam da elite gerencial e gestora do pais, iluminada pela USP…


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário