Uncategorized

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na Paraíba

Fotos: Gilmar Felix/MDS

Foto da ministra na formatura de alunos do Pronatec. Clique na Imagem para Ampliar
Foto de Edvaldo, formando do Pronatec. Clique na Imagem para Ampliar

Apenas 15 dias após ter concluído o curso de marceneiro pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), Edvaldo de Araújo de Almeida, 27 anos, conseguiu um emprego numa nova empresa de engenharia que chegou ao município de Alhandra (PB), a 42 quilômetros de João Pessoa. Edvaldo e outras 600 pessoas receberam nessa terça-feira (4), na capital paraibana, os diplomas de conclusão dos cursos do programa.

A cerimônia contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O agora marceneiro conta que a nova fábrica deu prioridade à contratação de quem tivesse o curso. E, em tão pouco tempo, Edvaldo já vê as melhorias. “Mudou minha vida financeira, profissional. Agora quero fazer uma faculdade.” Falta decidir o curso, mas ele garante que será em breve.

O Pronatec Brasil Sem Miséria qualifica e permite a inclusão produtiva da população em extrema pobreza. De acordo com Tereza Campello, hoje faltam profissionais de nível técnico no país. Por isso, além de aumentar a escolaridade das pessoas mais pobres e permitir sua inclusão no mercado de trabalho, o programa contribui para suprir essa demanda.

“Oferecemos cursos da melhor qualidade, certificados pelo Sistema S e por institutos federais e estaduais. E esses certificados são uma prova que vencemos e que podemos construir um Brasil com inclusão”, disse a ministra.

Ao todo, a Paraíba tem 7.973 alunos matriculados, distribuídos em 17 municípios. A maioria das vagas é ocupada por mulheres, com 63% de participação. João Pessoa e Campina Grande concentram o maior número de estudantes. No estado são oferecidos 98 cursos, sendo os mais procurados os de auxiliar administrativo, costureiro industrial do vestuário e auxiliar de confeitaria.

Em todo o país, são mais de 250 mil alunos inscritos em 356 cursos oferecidos. A Região Nordeste concentra o maior número de beneficiários de programas sociais se capacitando, com mais de 100 mil alunos.
Ascom/MDS

Pescado do Sitio do Plano Brasil Sem Miseria


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário