Prefeitura e parceiros formam mais 23 turmas do Pronatec
Das vagas que foram ofertadas nos cursos de Atendente de Lanchonete, Garçom Básico, Manicure e Pedicure, Depilador, Costureiro, Vendedor, Frentista, Cabelereiro, Salgadeiro, Recepcionista, Pizzaiolo, Camareira em Meios de Hospedagem e Auxiliar Administrativo, 76% dos inscritos concluíram o estudo.Estiveram presentes os secretários estaduais Antonio Torres (Segurança Social) e representante da Secretaria de Estados dos Pequenos Negócios, além de diretores do Senac. O programa foi criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como, promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social.
Nesta etapa que se encerra, a principal novidade do Pronatec foi a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de Capacitação. Os cursos serão oferecidos gratuitamente a população inscrita no Cadastro Único com idade entre 16 a 59 anos. Os cursos de qualificação serão presenciais e realizados pelas unidades executoras de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e o Senai. Foram ofertados 12 cursos pelo Senac com 706 vagas disponíveis com cargo horária mínima de 160 horas e oito cursos pelo Senai com 386 vagas.A seleção dos educandos para as vagas ofertadas no Município foram realizadas pelos sete Centros de Referência de Assistência Social. Ressalta-se que o Processo de Seleção para os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria foi publicado em Edital específico, o qual definiu critérios e distribuição das referidas vagas por regional. Além disso, foram realizadas reuniões descentralizadas nas sete Regionais com as lideranças comunitárias para apresentação do Programa.
No total estão sendo formadas pelo Pronatec Brasil Sem Miséria 1.092 pessoas, oriundas dos programas sociais como Bolsa Família, e dos serviços socioassistenciais na capital do Acre. O Pronatec Brasil Sem Miséria propicia a qualificação das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no município, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e produtivo, efetivando de fato a inclusão social das famílias beneficiárias dos programas sociais.
O que é o Pronatec?
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. (Assessoria PMRB)
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.