Por Luiz Afonso Alencastre Escosteguy*
Infelizmente não há como, aqui, dar o tratamento que mereces como vereadora de Porto Alegre. Tratamento de respeito se dá para quem com respeito age. O que não foi o teu caso ao chamar os manifestantes contra a derrubada das árvores de “desordeiros”, por mais que tenha apelado, após, para o tecnicismo da linguagem para se justificar. Tanto é, que o que sobrou foi a imputação de ter chamado a todos de baderneiros.
Pois saiba que minha filha participa das manifestações e não admito que quem quer seja insinue que minha filha seja ou baderneira ou desordeira! E sabes por quê?
Porque EU a ensinei algo a que teu pai não deve ter ensinado: a andar de cabeça em pé e a lutar contra tantos quantos queiram baixá-la, seja pela força das armas, seja pela força do poder econômico e seus escusos interesses.
Não foi por menos que, com a mesma cabeça em pé e muito antes dela nascer, EU andava nas ruas de Porto Alegre, a lutar contra derrubada de árvores, pelas Diretas Já, e por tantas lutas que tenho certeza tu não participaste!
Se teu pai só te ensinou que “vender a alma ao diabo” é o caminho para uma vida boa, EU ensinei para minha filha que a verdadeira dignidade política é a luta constante pela defesa daquilo que acreditamos ser justo e não somente se agarrar no pífio argumento da “Justiça”.
E sabes por que uso “EU”? Assim mesmo, em maiúsculas? Porque em qualquer outra situação em que desrespeites o fundamental direito de exercemos a nossa manifestação pacífica, é comigo que a coisa será resolvida.
O que está em jogo não é apenas a derrubada de árvores, ou a devida compensação pelo plantio de outras. Isso se resolve.
O que está em jogo é justamente alijar definitivamente do poder gente como tu, que defende ações na madrugada; que defende infiltrações da polícia em movimentos sociais; que, eleitos para buscar o bem comum, só fazem achincalhar e zombar de quem exerce seu direito de manifestação.
E fico com pena dos teus filhos pela educação que devem ter recebido, se os tem, claro!
Minha filha tem pai e mãe, endereço certo e trabalho. E estuda. Não está na rua para ser xingada por ninguém! E todos os manifestantes têm pai e mãe e também não estavam lá para isso.
Mais uma vez: se teu pai não te ensinou a mais valiosa lição da vida em sociedade, te ensino eu: RESPEITO!
Aproveita a oportunidade para aprender!
*Luiz Afonso Alencastre Escosteguy, administrador, é servidor do MPRS e acompanha os movimentos sociais. Escreve a coluna Hypocrisis no portal O Pensador Selvagem.
Publicada no Site SUL21
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Obrigado, Luiz. Não podemos aceitar esse tipo de gente determinando o que é melhor para nossa cidade!
CurtirCurtir
É isto aí Afonso. E vergonhosa também a submissão da Brigada Militar aos ditames desta gestão antidemocratica instalada em Porto Alegre. O Governo do Estado deveria se pronunciar a respeito e dizer por que a polícia foi usada de madrugada pra garantir derrubada de árvores. Por que não fizeram durante o dia? Por que na calada da noite? Não podemos deixar que o conservadorismo que foi expulso do poder com a derrubada da ditadura, volte agora, nos braços de quem e diz representante do povo.Parabéns pela tua coragem. A Classe média que apoia esta gente, será a mesma que depois vai chorar quando a ditadura se instaurar. Talvez manifestações como a tua, do seio da nossa classe média, abram os olhos de quem, a direita e a esquerda, ache que dá pra atropelar a democracia pra instaurar um suposto desenvolvimentismo.
CurtirCurtir
Escosteguy receba minha solidariedade. É isso aí, achei horrível a estratégia do Sebastião Mello da ação militar se dar na madrugada. Vivemos num país democrático, livre, as manifestações populares devem ser respeitadas.
CurtirCurtir
EU CONFESSO Q DIQUEI MUITO P…DA VIDA,PQ SE EXISTIU DESRESPEITO FOI COM O NOSSO FUTURO,COM O FUTURO DE MEUS FILHOS E NETOS,ESTA SRA Q FOI ELEITA PELO POVO( NÃO POR MIM,SENÃO EU ESTARIA ME CULPANDO TERRIVELMENTE) DEVERIA NO MINIMO ESTAR DO LADO DO POVO Q A COLOCOU ONDE ESTA,SEU SALARIO É GANHO GRAÇAS AO POVO,GRAÇAS A MUITOS FILHOS E FILHAS Q ESTAVAM LÁ,LUANTOD POR UMA CAUSA MAIS Q JUSTA,INDIGNOS E BADERNEIROS SÃO ESTE BANDO DE POLITICOS INDECENTES Q EM NOME DO $$$$$$$$$ VENDEM ATÉ A MÃE!!!!!!!!!!! O BOM DISTO TUUDO,MEU CARISSIMO E PREZADO PAI É QUE AS MASCARAS CAEM,SEMPRE CAEM,DEMORAM,MAS CAEM E TE DIGO,ASSIM COMO A NOSSA AMADA CIDADE NUUNCA MAIS SERA A MESA DEPOIS DESTA DEVASTAÇÃO ,AS URNAS TB SABAERÃO MUITO BEM DAR A RESPOSTA.É O MEU DESEJO MAIS SINCERO!!!!!!! ASSINO EMBAIXO O Q ESCREVESTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ABRAÇO! MARILIA
CurtirCurtir
Cada vez mais precisamos de pessoas que se preocupem mais com ser do com o ter, palavras verdadeiras escrita pelo senhor que é pai, uma pena que esse tipo de gente como a referida vereadora jamais entenderão a profundidade delas e de minha parte fico feliz, pois ainda a esperança enquanto houverem pais educando seus filhos e construído seres humanos melhores do que podemos ser o mundo precisa de humanidade, precisa se humanizar, axé.
CurtirCurtir
Sr. aproveito sua citacao adequada
“respeito com os que …..”
assim como alegas tbem ensinei
filhos ,hoje , encaminhados.
Estes desenvolvem e bem
seus negocios pagando os
tributos como Impostos .
Cooperam para a comunidade
sempre observando os direitos
nunca desrespeitando por gestos
e acoes.
Saiba de que trazemos uma carga
de ascendencia de “povoadores”
desta ..mui leal e valorosa..
Mais portoalegrencesses ..dificil!
Correm en nossas veias Orgulho
por nosso historico (como Jose de
Abreu ..Barao de Cerro Largo)
morto em combate em defesa
do nosso solo …
O que resta a enviar a este pai
que demonstra ter ensinado aos
seus …..maneira bem discutivel
em tratar se de Cidadania
Nao e nunca seria filiada a partidos
por serem formados de seres humanos
faliveis .Sigo a consciencia.
Estamos nesta questao do alargamen
to de vias que se fazem necessario
para melhorias ……e estao por razoes
de derrubadas de arvores nascidass no
aterro onde so trouxe com seu alarga
mento para POA ….melhorias!
Na ocasiao , houve ao meio ambien
tal tbem em repeito ao Guaiba uma
agressao!
Tempos nao sao estaticos ….
seria estagnacao!
Vamos “respeitar os contribuintes
dando lhes condicoes melhores
em qualidade.”
So nao vamos abandonar questoes
em areas como Saude,Educacao!
Estas sim necessitam mais…
Respeito!
Se houve transgressao usando Forca!
deveria estar grave a acao destes
que incluia sua menina!!
Teria participado das depredacoes
publicas? Grave
Assim chegaremos a Anarquia.
Sendo,
CurtirCurtir
Cara Virgínia
Uns ensinam a seus filhos como melhor explorar os outros. E os filhos aprendem bem. É a burguesia que mantém viva a luta de classes e o capitalismo. Outros ensinam a seus filhos que é preciso lutar para mudar o mundo e construi-lo mais solidário e humano. Estes anteveem o futuro. Não fossem as grandes mobilizações da juventude no passado recente, e ainda estaríamos sob o tacão da Ditadura Militar. E os jovens daquela época, que protestavam contra a ditadura que muitos elogiavam, também eram taxados de baderneiros e repreendidos. Aliás, o pai da Vereadora estava entre aqueles que sustentavam de unhas e dentes a ditadura que tanto mal fez ao Brasil. E eles justificavam as ações contra aqueles jovens da mesma forma como tu tentas justificar: os agressores são os jovens. A reação é da polícia. Mas o que a polícia foi fazer de madrugada na rua? Dar proteção para cortes de árvores na calada da noite? Por que não o fazem de dia, que é mais propício ao trabalho? Se fosse assim tão respaldado pelos bons pagadores de impostos, como tu dizes teus filhos serem, e acho que o são, por que fazer as ações na calada da noite? Aliás, esta ação na calada da noite já tinha precedentes. Na véspera do carnaval, também de madrugada, as moto serras se fizeram ouvir na praça Julio Mesquita, alí na frente do gasômetro. Sempre na calada da noite. Será que estes jovens que a vereadora taxou de baderneiros nâo estariam resistindo à um crime praticado com o beneplácito do município? A lei esta sendo descumprida pelo Alcaide. Ele descumpre o plano diretor. O Plano Diretor determina que seja constituído o Parque e o Largo do Gasômetro. Quem é o baderneiro? Estes que se mobilizam e pedem diálogo ou o que descumpre a lei, aliás votada pela câmara de vereadores, da qual faz parte a Mônica Leal, que por sua função, deveria resguardar a lei que ela mesma ajudou a votar. Ah. Ela foi derrotada na votação do Parque? Mas se foi derrotada, ao taxar de baderneiros os que protestam para manter o que há 2? anos a maioria da câmara decidiu, não estaria ela utilizando do mesmo método que a ditadura usava? Esta carta mostra que não se trata de um debate de árvores plantadas, árvores arrancadas ou vias duplicadas ou não. O problema é o método. E quando TODA a sociedade não é ouvida e a lei é desrespeitada por quem antes deveria defendê-la, a democracia corre perigo.
CurtirCurtir
vai dormir virginia.
CurtirCurtir
Parabéns Sra. Virgínia por seu apelo democrático e clareza de opinião, nossa Muy Leal e Valerosa precisa de pessoas como a senhora. Mais uma vez, parabéns!
CurtirCurtir
Alguém consegue traduzir para o português?
CurtirCurtir
A Sra. Virgínia usou um português confuso ou por ter dificuldade com a linguagem escrita ou por ter uma familiaridade muito próxima com nossos “saudosos e valorosos ditadores” do passado, que usavam de força e truculência para fazerem valer sua vontade soberana. Quanto a chegarmos à Anarquia, procure aprender um pouco mais antes de tecer comentários a respeito de filosofias que desconhece, abaixo transcrevo um pouco da definição de Anarquia que nada em a ver com desordem como pretenderam incutir em nós por muitos anos. O texto a seguir foi extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo
“Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem.6 A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas.”
CurtirCurtir
Todos são bem vindo a Porto Alegre, porém alguns, como eu, nasceram aqui. E o que vejo são milhares de pessoas de outras cidades querendo modificar tudo em função de suas idéias de de seus automóveis. Dos seus automóveis e de seus familiares. E querem andar sozinhos em seus carros sem que ninguém os perturbe, sem sinaleiras, sem ciclistas,sem pedestres, sem ônibus… Uma via só para estes seres alienígenas de minha cidade…
Respeitem a cidade que os acolheu.
E tentem pensar com idéias contemporâneas de pluralidade, redução de automóveis e aumento de transporte coletivo e bicicletas.
Ou voltem para suas cidades.
CurtirCurtir
Quem é essa Mônica Leal fascista direitosa incompetente que qdo esteve na secretaria da cultura no governo da Yeda (Cruzes!),nunca fez nada,foi um desastre total…Não sei quem ainda tem o trabalho num dia de eleição,de sair de casa ainda pra votar nessa ameba ridícula ainda pra ficar opinando e ofendendo pessoas.
CurtirCurtir
Quem vai contra a JUSTIÇA é desordeiro sim! O PODER JUDICIÁRIO determinou a derrubada das árvores e tal decisão foi simplesmente IGNORADA pelos DESORDEIROS, que se comportaram como se estivessem acima do bem e do mal.
CurtirCurtir
Vocês adoram um poder. Não importa o que é justo e bom, o importante é que haja um poder a me subjugar. Assim não é necessário sentir-se responsável por nada, não é mesmo?
CurtirCurtir
e quem é vc para definir oq é justo e bom? com certeza não é mais qualificada do que quem está na Justiça.
CurtirCurtir
Desde quando a justiça brasileira é justa??!
CurtirCurtir
Justiça? onde está esta justiça? me apavoro com pessoas que precisam de ordens vindas de cima pra viver, gostam de ser controladas, só pode neh…Nao moro em POA mas sinto uma imensa tristeza em pensar que por causa de uma copa do mundo que ninguem pediu, que por causa de obra pra gringo ver e ainda falar mal do nosso país, sejam feitas modificaçoes desta natureza nas nossas cidades…LAMENTAVEL…
CurtirCurtir
seria o prefeito um DESORDEIRO por não cumprir a lei do plano diretor???
CurtirCurtir
O pai dela era um delegado da ditadura. Foi isso o que ela aprendeu em casa.
CurtirCurtir
Gostaria muito que a energia e a garra sejam aplicadas na defesa das inúmeras árvores que estão morrendo devido à erva-de-passarinho. Há vários anos tento alertar, sem sucesso.
CurtirCurtir
É verdade Carmen! Muito bem lembrado! Em meio a tanto rancor rançoso aos poucos o debate, quem sabe, vai se qualificando. Tomara!
CurtirCurtir
Concordo Sr. Luiz!! Disse tudo!!
CurtirCurtir
Texto incrível Luiz, apoio totalmente suas palavras, não podemos deixar as coisas como estão, como diria o V: “O povo não deve temer o seu governo, o governo deve temer o seu povo.” Infelizmente vivemos em um país denominado democrático onde qualquer manifestação é controlada com repressão e violência. Abraço!
CurtirCurtir
Concordo plenamente com este pai e serei sempre contra o corte de árvores.O homem está destruindo o Planeta e tem pesoas que ainda concordam com um absurdo destes. Quanto ao pai ensinar a filha a ser questionadora e lutar por aquilo que acredita é o que todos deveriam fazer.
Um povo que não pensa e não luta por seus direitos vira escravo dos seus comandantes. E o que mais me admira é que depois vão para mídia e dizem que são democráticos…Penso.quem pratica um ato destes as escuras está mais para ditador e isto me apavora.
Sinto muito por tudo isto ter acontecido, pois achava que o governo de Porto Alegre estava se saindo muito bem nesta segunda gestão; porém me decepcionei e hoje terei que rever muito bem meus conceitos.
Lamentável alguns comentários aqui postados!!! Fazer o que né!!! Tem gente para tudo!!!
CurtirCurtir
Não perdemos ainda o reflexo da ditadura, dizer que estamos na democracia, com atos iguais a este é lamentá
vel
CurtirCurtir
Fora Fortunati, Fora Tarso
CurtirCurtir
Obrigado Luiz, pois foste com certeza porta voz de milhares de Porto Alegrenses, que gostariam de dizer exatamente isto para esta pessoa, que sendo filha de quem é, deve ter aprendido que a força das armas sempre estaria acima de valores e dignidade. Usa seu mandato, não para defender os direitos comuns, mas para defender seus interesses pessoais e políticos… Portanto,
Obrigado!!!
CurtirCurtir
A erva de passarinho não dá mídia,Carmen Rita Brugnera, por isso as árvores nos parques e ruas estão morrendo. Ninguém vai lutar por estas árvores? Não, a morte e lenta e triste, pois vemos árvores novas ou antigas morrendo caladas na cidade, sem nenhum perfeito cidadão para defendê-las. Estes cidadãos a favor da ordem e não do progresso, certamente não passaram por estas vias. Ficou um vázio naquele local, ficou….Quem sabe agora devêssemos pedir a estes filhos lutadores, que visitem as emergencias dos hospitais, e vejam quanta tristeza é estar doente e não ter uma cadeira para sentar. Vamos a luta, todas as vidas são importantes.
CurtirCurtir
Eu luto contra a erva de passarinho há anos, Denise Oliveira, luto sozinha. A SMAM não esta nem ai acho que precisamos nos unir para que alguma coisa seja feita.
Quando existe no caminho uma árvore de mais de 40 anos, ela deveria ser contornada e nunca derrubada. Porque não estudaram uma maneira melhor de fazer esta avenida que logo ficará provado não servirá para nada……..
CurtirCurtir
Lições da vida: “Plante uma árvore, escreva um livro e tenha filhos” Simples assim; Derrube árvores, acabe com a educação e, filhos????
CurtirCurtir
Muito boa colocação Luiz!
Fico impressionada com o pensamento de algumas pessoas que se manifestaram aqui. Em que mundo vivem?
Até quando se deixaram dominar por políticos e atitudes covardes?
CurtirCurtir
o depoimento do Sr. Luiz Afonso vai muito além do que um pai defendendo uma filha. É O DEPOIMENTO DE UM CIDADÃO DEFENDENDO SUA DIGNIDADE!!! CRIME AMBIENTAL DÁ CADEIA E É INAFIANÇÁVEL!
A derrubada das árvores na madrugada é sinistra, inescrupulosa e deve ter sido FINANCIÁVEL. Quem defende tal ato, se compromete.
CurtirCurtir
Espero sinceramente que as pessoas se lembrem da Monica Leal e do Fortunati na hora de fazer valer seus direitos através do voto. A grande maioria vota e continua votando nessas mesmas caras…. a memória é curta, infelizmente!
CurtirCurtir
Que mundo em que vivemos em que temos que explicar o óbvio! ( B. Brecht)
CurtirCurtir
Eu só acho que , assim como a vereadora desrespeitou os manifestantes, o cidadão autor do texto também insultou o pai da vereadora, sem conhece-lo…direitos iguais!!!! Tudo empatado. Abraço
CurtirCurtir
Toda Porta Alegre conhece o pai de Mônica Leal….
CurtirCurtir
Gente, vocês querem copa do mundo, tem que arcar com as consequencias!
CurtirCurtir
Parabéns e muito bem escrito sr Luiz, hoje estes mesmos que defendem a derrubada das árvores em nome do “progresso”, esta corja que está enchendo os bolsos as custas da morte destas lindas árvores em nome do concreto, impondo esta ditadura doente e a dar boas risadas comemorando o feito lamentável, este crime hediondo contra o nosso meio ambiente, esta mesma cambada amanhã irá chorar lágrimas de sangue,irá perceber que o “poder”, todo o dinheiro sujo que eles juntaram não adiantará para nada pois as nossas árvores, este crime tenebroso e a natureza dinheiro nenhum vai comprar, quando eles precisarem deste verde e não o encontrarem irã constatar que não adianta chorar sobre o leite derramado pois nesta hora o seu rico dinheirinho de nada irá adiantar, não irá salvar suas preciosas peles!, Espero que o ar lhes falte muito lentamente para vocês tentarem ,ao menos, refletir, se é que conseguem pensar, se é que existe algo nestas cabeças ocas a não ser esta ganância demente!Quanto a esta facista, nem tenho o que dizer, só de ouvir o nome desta senhora já sabemos de que tipo se trata, não merece nem ibope!E os mesmos que a defendem, defendem este prefeito assassino são os mesmos que atrasam as nossas vidas, são um câncer nesta cidade, votam totalmente errado, colocam os seus votos na lixeira e ainda ficam aí apoiando a burrada cometida e chamando os que defendem o chão que eles mesmos habitam de baderneiros e vagabundos, Vocês são pequenas amebas, cabeças vazias, não precisamos disto na nossa cidade, estes são o verdadeiro atraso, verdadeiras ervas daninhas!!!
CurtirCurtir
Talvez poucos ainda lembrem, ou não tiveram a oportunidade de conviver – e por isso não tenham feito a devida associação – mas as expressões “desordeiro”, “baderneiro” e “baderna” eram típicas dos militares e de seu modo de ver o mundo. Era assim que eles se referiam a qualquer cidadão que ousasse desafiá-los.
Não é por menos que a vereadora se utiliza delas, pois é filha de militar que atuou na ditadura.
O que a vereadora fez nada mais foi que trazer a lume algo que a sociedade brasileira lutou para que acabasse no Brasil: uma forma de ver o mundo onde esse mundo é de uns poucos apenas e que não aceitam que outros tenham o direito de participar.
Mais que uma ditadura militar, o que essa vereadora expressou é a pior forma de ditadura, a ditadura do pensar!
A ditadura que impõe regras apenas para os outros, jamais para si; a ditadura do pensamento único; a ditadura que diz “vocês precisam de nós para pensar e fazer o que nós sabemos ser o melhor para todos”.
A derrubada de árvores torna-se um ato pequeno diante disso. E isso é que é preocupante: ainda convivem ente nós pessoas que pensam assim.
A divergência de opiniões é salutar para a democracia sempre que dela, a divergência, resultar o bem comum. O tipo de divergência que a vereadora apoia é a que faz prevalecer a sua vontade sobre as demais.
E a isso não podemos dar o nome “democracia”.
CurtirCurtir
A Filha do torturador deve ter aprendido isso em casa, falta de respeito !
CurtirCurtir
Sério, me emocionei com teu depoimento. Nem tudo está perdido… Tb tenho filhos que vez ou outra fazem suas manifestações e que tb foram ensinados a não ficar encima do muro ,a defenderem suas idéias respeitando o contraditório.
CurtirCurtir
É tão lamentàvel o que prefeito Fortunati e usou o harário da noite(4hs da manhã) Não tem coragem de fazer isso durante o dia!! Espero que opovo lembre disso nas próximas eleições!! Fortunate volta p/o PT que é o teu, fostes fundador dessepartido. O Bizola deveestar dando saltos na sepulturapor ter uma coisa dessas no partido que ele fundou!! A ecologia é a coisamais importante no Mundo, e as pessoas concientes estão engajadas na defeza do meio hambiente!!
CurtirCurtir
Creio, por uma questão de lógica, que todos os intransigentes defensores da permanência das árvores (os BONS), NUNCA passem, seja de monstro de motor à combustão-aaahhhh…muitos tem, né???-, de bicicleta, à pé, em sonho, pelo futuro alargamento da avenida. Deixem para nós (OS MAUS) circularem por lá. Tenham critério!!! Afinal, nós pagamos o ônus de ser-mos contra o corte de qualquer árvore (existe alguém, em sã consciência, a favor???), porém encaramos de frente que numa metrópole, as vezes isso tem que ser feito. Merecemos a exclusividade! UM DOS MAUS.
CurtirCurtir
Sr. Afonso, o Brasil engatinha num caminho democrático, como sua filha quando obteve fortalecimento pra faze-lo…sou filha de trabalhador, onde a orientação política sempre foi de esquerda.
Nesse episódio todo, das árvores do aterro, tbm estive em embate, só que com minha filha, que ficou do lado dos manifestantes, publicando e conclamando o povo à tbm se posicionar…eu particularmente discordo dessa mobilização toda por uma centena de árvores, que não são nativas, foram plantadas ali, por pessoas mais jovens que eu e certamente, mais velhas que o sr…concordo com a preservação da natureza, mas é muito claro, que não é o caso!!!
O governo do Brasil comprou essa copa a +ou- uns sete à oito anos, foram pagos à fifa, alguns milhões para sediarmos esse evento, agora poa terá reformulações, repaginações que há muitos anos, já deveriam terem acontecido…então, aí estão as reformas!!!
Não moro aí em P. Alegre, mas meus netos e filhas, sim!!!
Acho que manifestação por causa de árvores, na segunda capital mais arborizada do país…fica muito utópico…porque aí nessa metrópole, cheia de concreto, existem muitas árvores, parques e locais arborizados, que não estão sofrendo nenhuma ameaça!!!
Acho que a galera tem tbm que se manisfestar, contra os impostos escrachantes que pagamos, contra a falta de saneamento básico nas zonas periféricas da capital, contra o cáos que é a saúde em nosso estado, a educação que está totalmente sucateada, o aumento do custo de vida, a falta de ética em vários seguimentos sociais!!!
Fica utópica essa manifestação por ser totalmente desproporcional aos interesses da maioria, que são os que citei aí acima…
O olhar jovem é importante, sim, ele nos leva ao futuro, mas existem muitas outras prérrogativas na capital dos gaúchos e com certeza, não são as árvores no aterro do guíba!!!
Quanto ao fato propriamente dito, fui educada dentro de um padrão moral bem elevado e penso que se houver ordem judicial, deveremos acatar, como pode um grupo de pessoas, não seguirem esse padrão, como se não houvesse justiça???
A prefeitura só pecou, ou não quis confrontar a força policial, contra uma legião de jovens cheios de boa intenções…pois poderia ter feito o corte a
luz do dia, sim…removendo os manifestantes daquele lugar, sim!!!
Pra isso temos um regimento de leis…
CurtirCurtir
Mas Fatima
Deixa eu entender: tu achas que Porto Alegre, “…porque aí nessa metrópole, cheia de concreto, existem muitas árvores, parques e locais arborizados…”, como dizes, pode então abrir mão de espaços verdes para mais concreto? Outra coisa. Não é a copa o problema. Nem as árvores em si, que como fala o próprio Escostegui na sua carta. Estas, como são arrancadas, podem ser plantadas ou até transplantadas. O problema são os métodos. E nesta caso, como já disse em comentário acima, a Prefeitura esta pisoteando a lei municipal, neste caso o Plano Diretor, que diz que no entorno do gasômetro deveria ser criado o Parque e o Largo do Gasômetro. Eles não cortaram as árvores de dia, por que enfrentariam muito mais protestos. Nas vésperas do carnaval eles também foram a rua de madrugada, cortar árvores. Fazem na madrugada e com a proteção da polícia. Tu não achas estranho que o poder público tenha que se esgueirar na madrugada e ainda por cima protegido pela polícia, para cortar árvores que como dizes, poderiam ter sido cortadas de dia?O que esta sendo posto abaixo em Porto Alegre, não são 110 árvores. É a democracia e o direito do povo se manifestar. Desde o episódio do Tatu Bola, passando por mobilizações as mais variadas e passando pela mobilização contra o aumento de passagens e também os episódios das árvores, o que sobrou para os manifestantes, que nem eram os mesmos, foi a repressão e a violência. Entendes agora por que tua filha, a qual como dizes, contestastes, estava certa? Quem quer transformar este episódio num mero cortar ou não cortar árvores, não esta olhando a volta. Porto Alegre, que já foi a cidade da participação popular, esta sendo vilipendiada pelos seus governantes, que a entregaram a meia dúzia de empreiteiros sem escrúpulos, que hoje determinam os rumos da cidade. Por isto eles não derrubaram as árvores de dia. Por que precisam se esconder.
CurtirCurtir
Parabéns,falou tudo!!!!!
CurtirCurtir
Mundair,
A questão focada não é o corte das árvores. Por favor, leia com calma e tranquilidade meus dois textos…
CurtirCurtir
Desculpa a troca de letras, Maudair…
CurtirCurtir
Vc acaba de dizer tudo que eu sempre kis dizer para politicos sem escrúpulos e sem educaçao!!! e olha também as leis desse pais, isso e uma vergora….
CurtirCurtir
Gostei da veemente e enérgica retórica do Senhor Escostegu. Mas gostaria de ver estas vozes iradas contra o corte de árvores, não menos importante, gritando contra a corrupção, contra a violência e contra o caos na saúde publica.
Gostaria de ver estes mesmos manifestantes acampando na porta da Secretaria de Segurança Publica pressionando o governo para nos dar segurança pública.
Gostaria de ver estes manifestantes acampados na porta do palácio do Governador do Estado, clamando por uma educação de qualidade para nossos filhos, e para que cumpra a lei que ele mesmo assinou concedendo o piso básico do professores.
Gostaria que as forças deste povo de ideais fortes se somassem contra as mazelas que vivemos, contra os desmandos e contra a impunidade.
CurtirCurtir
Muito bom Adão.
Então, por que não te juntas aos outros e começa estas manifestações que queres? É assim, pela convocação de uns e pela participação solidária de outros que se constrói a democracia. Vem pra rua tu também. A melhor forma de mobilização do povo são os atos públicos, onde demonstramos aos governantes os nossos desejos coletivos, para além das urnas, que embora democráticas, são expressão individual de um desejo coletivo que muitas vezes não é percebido nem por quem o emite, muito menos pelos que são caudatários do voto. Então, toma coragem. Vem pra rua tu também. É justamente a corrupção que faz com que a lei do Plano Diretor seja descumprida neste caso. Então esta manifestação também foi uma manifestação contra a corrupção.
CurtirCurtir
Perfeito!Do contrário correm o risco de serem chamados de jovens manipulados ,por políticos ,cujo os interesses conhecemos bem….
CurtirCurtir
Concordo com tudo (principalmente devido ao extremo respeito pelas opiniões de todos), mas gostaria que as mesmas manifestações intensas fossem tomadas com relação ao mensalão e tantas outras mazelas que estão passando “a lo largo” , pois não acredito em meias verdades e tampouco naqueles que se intitulam “donos” da verdade e capazes de apontar o certo e o errado, diante de um povo livre de pensamento e idéias. Meu sentimento é que a verdade de todas essas coisas (políticas e sociais) está sendo omitida do povo, ou maquiada com vistas à manutenção do poder (e não é apenas o peder de agora. É o poder de antes, o de agora e o que está por vir). Sinto muito por todos nós.
CurtirCurtir
a família LEAL , sempre foi leal à ditadura, à extrema direita , aos coturnos .
CurtirCurtir
Perfeitas tuas palavras e teu senso de cidadania,Luís. Isso é ser um verdadeiro Pai e um verdadeiro Cidadão. O único caminho para esse nosso Brasil, passa por, principalmente pela educação em casa, que infelizmente está faltando na maioria dos lares brasileiros. Conte sempre com o meu apoio. Tu és um grande Pai. Parabéns.
CurtirCurtir
Sou mae de um jovem defensor da vida. Meu filho trabalha, estuda, morou por mais de um mês em barraca, no frio, na chuva, no vento, cuidando das árvores do entorno da usina, junto a outros cidadãos, como a filha do Afonso. Como um pária, foi preso, algemado, destratado, chamado de baderneiro, fichado… Ah, que desgosto de ver tanto desgoverno, tanto desamor. Tenho orgulho do filho que criei. Mônica Mendes, servidora do Tribunal Regional da 4a. Região, cantora, plantadora de árvores.
CurtirCurtir
Querida Mônica Leal,
Vou chamá-la assim, querida, talvez com a expectativa de falar com a Mônica que já foi criança, que brincou de ciranda, que pedia ao pai para ajudá-la a subir em árvores e outras tantas meninices tão prazerosas. Lembras disso, querida? Tivesses, como eu, uma infância recheada de fantasias? No lugar em que vivias tinham sonhos compartilhados? Já assistisses filmes infantis em que as árvores falavam? Amanhã, pela manhã, quando acordares e,depois do teu café, saia à rua e respire bem profundamente. Se tiveres a felicidade de morar num lugar que tenha árvores, experimente a sensação agradável pelo ar que respiras. Se notar alguma diferença, querida, você não é de todo perdida. Ainda haverá chance para a menina que cresceu e se perdeu nesse turbilhão desenfreado chamado progresso. Mas não quero falar com a vereadora. Quero continuar falando com a criança que habita a sua alma, prá te dizer de forma muito singela, algo que aprendi nas brincadeiras de adivinhação.
Sentados em círculos, embaixo de árvores frondosas, girávamos uma garrafa e, prá onde seu bico apontasse, àquele ou àquela, deveria responder o que gostaria de ser quando crescesse. Certo dia, nesta brincadeira, uma menina respondeu: eu não quero crescer. Quero me transformar em passarinho. Perguntada porque, respondeu: Porque eles levam as árvores prá todos os lugares.
Querida, ainda há tempo. Pense nisso!!!
Júlio Dillenburg
Advogado
CurtirCurtir
Que bacana essa postagem!! Parabéns pelo pai que tu és!
CurtirCurtir
Fortunati pensa e age como Mônica leal, depois dessa barbarie que cometestes dever ir p/o partido dela pq o PDT vai ter que dar muitas explicações ppor ter esse tipo de administrador populista!!!
CurtirCurtir
Há trinta anos eu ouvi o pai da Mônica afirmar indignado que a lei era a mesma para o marginal e o homem de bem, e que não deveria ser assim. Se ensinou isso a sua filha, então ela sofreu abuso na infância,
CurtirCurtir
Lavei a alma com teu desabafo. Obrigada!
CurtirCurtir
Caros, se a população se planejar para o futuro, certamente não teremos esse tipo de governo no comando da capital. Mas, veja bem, uso a palavra planejar, e o que quero dizer é, votar em alguém que realmente governe com inteligência a cidade e não em pessoas que ficam nas mãos dos apoios políticos ou coligações que recebeu na eleição.
CurtirCurtir
Luiz Afonso Escosteguy, parabéns pela coragem de publicar tal manifestação, coragem essa que não é menor do que a de sua filha de ter se manifestado pelo não corte das árvores, confesso que temos que estar aberto ao progresso, e que essa manifestação sirva para o alerta de muitas pessoas que passam indiferente perante a natureza. Sou uma ecologista por natureza e planto muitas árvores em minha cidade, Santa Maria, e fico orgulhoso quando vejo árvores plantada por mim, dando sobra a pessoas, carros ou até mesmo dando frutos e não vou parar nunca de fazer isso. Diz o ditado que a missão de um homem é que: Deve ter filhos, escrever um livro e plantar uma árvore – pois filhos graças a Deus eu tenho, livro, eu não tenho o desprendimento necessário para tal, então planto muitas árvores para compensar.
Grande abraço.
CurtirCurtir
Manifestação irretocável. Qualquer comentário será desnecessário. No máximo, um aplauso.
CurtirCurtir
Maguinifico Sr. Luiz, uma pena ter faltado citar os outros canalhas que a bem pouco tempo, responsavel pela pasta da sman em porto alegre fora preso, com o obscuro interesse de favorecer o meu Internacional, Sr, Luiz Fernando Zachia, no qual não apoiamos, acho apenas na minha humilde opinião que falta nos organizar como seres racionais e abarrotar as mesas dos Senhores Juizes e a pacata e cega justiça com proçessos, sempre visando o valor financeiro e transformar estas finanças em investimento na natureza nós mesmo!
CurtirCurtir
Eu sou a favor da natureza, tenho minhas plantas as quais cuido com carinho. Não maltrato animais, sou incapaz de por em risco a vida deles, paro para as pombinhas saírem da frente do carro, etc, mas, neste caso específico, não concordo com a resistencia dos manifestantes em deixar o lugar. Concordo com a causa, mas não neste caso. As árvores devem ser retiradas para que a obra de ampliação possa prosseguir, é uma obra necessaria e que visa a melhorar o trânsito da região. Pq os manifestantes ficaram lá até a última hora? Não sabiam o que iria acontecer? Não acredito nisso. Tem situações onde é necessário o bom senso. Sugiro que cada um plante uma nova árvore num local adequado para compensar esta perda e que possam usufruir do novo espaço ampliado em paz.
CurtirCurtir
A Mônica Leal tá certa. Esses ecochatos são um bando de desordeiros sem-noção.
CurtirCurtir
Caros amigos, parabenizo o sr. Afonso pela iniciativa e concordo com ele que educar para a cidadania é lutar polo direito de todos e não polos interesses individuais e privados, como os joguinhos da FIFA. Hoje com o conhecimento e tecnologia que possuímos não tem mais necessidade de agressão ao meio ambiente, a não ser para ganhar dinheiro….. Pelo que vejo na imprensa os nossos delegados (políticos) o único verde que conhecem é o das notas de Dólares…… Além do mais lutar contra a repressão e em defesa de uma democracia participativa e não representativa é sempre uma bandeira a ser levantada….. Parece que os partidos que se intitulam populares esqueceram sua própria história…. hoje são partidos do capital……
CurtirCurtir