
Ministra Tereza Campello e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, acompanham a assinatura da carteira profissional da Adriele Correia, operadora de caixa –
O município de Cuiabá (MT) lançou nesta terça-feira (20) um plano municipal para a superação da extrema pobreza. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da cerimônia de anúncio oficial do Plano Cuiabá Sem Miséria, que tem como objetivo promover a inclusão social e a cidadania, com base na emancipação das famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica e que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Em seu discurso, a ministra reforçou a importância da ação em conjunto do governo local com o governo federal para a superação da extrema pobreza, e comemorou os resultados do plano Brasil Sem Miséria, especificamente as matrículas registradas em apenas um ano e meio nos cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. A solenidade de lançamento do plano municipal marcou também a formatura de mil alunos em cursos do Pronatec/BSM.
“Hoje não estamos comemorando apenas o lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria, mas estamos principalmente comemorando a qualificação profissional de cada um de vocês, que participam de cursos altamente qualificado”, afirmou a ministra. Tereza Campello destacou o número de matrículas do Pronatec/BSM, que ultrapassou 619 mil em menos de dois anos.
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, explicou que o Plano Cuiabá Sem Miséria está alinhado com as políticas sociais do governo federal. A intenção é ampliar a cobertura do Cadastro Único e aperfeiçoar as ações de busca ativa na região, identificando famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais e que vivem em situação de pobreza extrema. “Muito mais que um programa que oferece uma bolsa, o Cuiabá Sem Miséria vai criar oportunidades para pessoas que estão em vulnerabilidade social”, disse. O Cuiabá Sem Miséria será implantado por etapas, em todos os bairros da capital de Mato Grosso.
Formatura – No Pronatec Brasil Sem Miséria, que integra o eixo de inclusão produtiva urbana do plano nacional para superação da extrema pobreza, Cuiabá se destaca por possuir o maior número de matrículas do estado, o que corresponde a 27,63% do total. Na região Centro Oeste, Mato Grosso registrou o maior número de matrículas do Pronatec: 22.981 no total, em 122 municípios que aderiram ao programa. Entre os matriculados 43% são jovens de 16 a 29 anos e adultos 47% de 30 a 49 anos. Os cursos mais procurados são: operador de computador, auxiliar administrativo e auxiliar de recursos humanos.
A formanda Adriele Correia de Oliveira, 21 anos, optou pelo curso de operador de caixa e já estava empregada em uma empresa de combustível antes mesmo da formatura. Ela é mãe de dois filhos e buscava um emprego que pudesse conciliar com as obrigações maternas. Por demandar meio período de expediente, a função de operadora de caixa atendeu aos anseios de Adriele, que atribui essa conquista à qualificação profissional que conquistou com o Pronatec. “Depois que eu fiz o curso, não demorou muito tempo e consegui esse emprego que se adequa à minha realidade. Eu só consegui isso porque tive a iniciativa de me matricular nesse curso de formação”, explica.
Clarissa Antunes, 41 anos, gestora de recursos humanos da empresa que contratou Adriele, considera que os cursos ofertados pelo Pronatec/BSM facilitam o processo de seleção dos candidatos a uma vaga de emprego. “Quando a gente seleciona um candidato que passou pelos cursos do Pronatec, sabemos que ele já vem preparado para começar a exercer a profissão. É um profissional com qualificação técnica e comportamental.”
Maxwill Oliveira, 18 anos, é um dos formandos do curso de espanhol. Ele acredita que o domínio de uma língua estrangeira vai facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. “Agora que tenho conhecimento da língua espanhola, posso trabalhar no setor de hotelaria e turismo, por isso recomendo a outros jovens também se matricularem nos cursos do Pronatec.”
Com informações do Sitio do PLANO BRASIL SEM MISÉRIA
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.