Uncategorized

Governo do RS promove capacitação da rede de atendimento de políticas sociais

Luiz Müller fala sobre as Ações do Plano BRASIL SEM MISÉRIA e a importância da atuação em Rede intersetorial

Luiz Müller fala sobre as Ações do Plano BRASIL SEM MISÉRIA e a importância da atuação em Rede intersetorial

Mais de 300 pessoas participaram do I Seminário de Capacitação à Rede de Atendimento de Porto Alegre, nessa quarta-fiera (04). O evento é uma promoção do Governo do Estado – por meio do RS Mais Igual -, e da Prefeitura de Porto Alegre – por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Responsável pela condução do RS Mais Igual, o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, explicou aos servidores e agentes sociais os três eixos de atuação do programa: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades. “Neste primeiro eixo, desde que a família esteja incluída no Cadastro Único, nós garantimos uma renda mínima, que é a porta de entrada para uma vida mais digna”, afirmou.

A transferência de renda do RS Mais Igual vai garantir aos beneficiários do Bolsa Família, com crianças de até seis anos, uma renda mensal de R$ 100 por pessoa. Em Porto Alegre, 17 mil famílias serão incluídas no programa, o que representa, aproximadamente, 63 mil pessoas.

No entanto, de acordo com Pestana, para que as famílias sejam localizadas é fundamental a parceria com os municípios e, principalmente, o trabalho dos servidores e agentes que atuam na rede de atendimento das políticas sociais – como saúde, educação e assistência social. “São vocês que estão no dia a dia dessas famílias, e que representam este primeiro contato das pessoas com os seus direitos. Ter uma renda mínima é um direito, e somente se atuarmos de forma integrada conseguiremos enfrentar a miséria e garantir que nenhuma criança passe fome no Rio Grande do Sul”, ressaltou

Participaram, ainda, da atividade, a diretora técnica da Fasc, Marta Borba, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luis Müller, a coordenadora executiva do RS Mais Igual, Paola Carvalho, além de representantes das secretarias estaduais e municipais do Trabalho, da Saúde e da Educação.

Caravana da Inclusão do RS Mais Igual
Em Porto Alegre, município que tem o maior índice de famílias em extrema pobreza no Estado, serão realizadas diversas reuniões e atividades de mobilização do RS Mais Igual durante o mês de setembro, e nos meses de outubro e novembro serão realizadas oito Caravanas da Inclusão nas diversas regiões da Capital, sendo a primeira no dia 5 de outubro, na região Glória/Cruzeiro/Cristal, que vai incluir 4.597 famílias.

Sob a coordenação da Casa Civil, a Caravana da Inclusão está percorrendo o Estado para apresentar aos beneficiários do Bolsa Família os novos critérios da transferência de renda do RS Mais Igual. Desde abril, já foram incluídas mais de 23 mil famílias, através das Caravanas regionais realizadas nos municípios de Novo Hamburgo, Canoas, Bagé, Santo Ângelo, Ijuí, Guaíba, Viamão e Rio Grande.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 pensamentos sobre “Governo do RS promove capacitação da rede de atendimento de políticas sociais

  1. Pingback: Governo do RS promove capacitação...

  2. Pingback: Governo do RS promove capacitação da rede de atendimento de políticas sociais | C O O LTURA

Deixe um comentário