Uncategorized

ONU: EM 10 ANOS, BRASIL VENCEU A FOME (Mas TCU, Aécio e Marina atacam o Bolsa Família)

A baixaria explícita. O TCU, que apesar do nome, não faz parte do poder judiciário, é um órgão ligado ao poder Legislativo. Pois este órgão, sob presidência de um ex estafeta da Ditadura Militar resolveu dar a sua contribuição contra os Programas Sociais e contra o SUAS, Sistema Único de Assistência. Atacou de forma açodada e equivocada os programas sociais sem olhar para o todo. Simplesmente desconheceu o avanço possibilitado pelo Cadastro Único dos Programas Sociais (CADÚnico).Todas as famílias com renda até 3 salários mínimos são ali cadastradas pela Assistência Social dos Municípios através dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social. É justamente por causa do Cadastro Único, que a pobreza deixou de ser estatística e passou a ser identificada. Agora as políticas governamentais chegam em quem precisa e não mais em quem o gestor “acha” que precisa. E chegam de acordo com as necessidades. Saúde e educação são condições para que as famílias possam ter acesso ao Bolsa Família por exemplo. O resultado são crianças mais saudáveis e mais crianças e jovens frequentando a escola, e como mostram os dados, tendo melhor desempenho que a média nacional. Mas também ao Cadastro Único esta ligado o Programa Minha casa Minha Vida, o Luz para Todos e o Água para todos, entre outros. E também ao público do Bolsa Família e do Cadastro Único já foram destinadas mais de 1.400.000 (Um milhão e quatrocentas mil) matrículas do PRONATEC. Em torno de 40% destes que fizeram estes cursos hoje tem Carteira de Trabalho Assinada. Outros 440.000 beneficiários do Bolsa Família são hoje Micro Empreendedores Individuais formalizados. Mas o tal TCU simplesmente desconhece estas ações todas e parte para o ataque, questionando o Bolsa Família e o próprio trabalho da Assistência Social. Não por coincidência, tanto Aécio Neves como Marina Silva se utilizam das posições do TCU para atacar o Bolsa Família e o SUAS, Sistema Único de Assistência Social, chamando-o de inoperante e desqualificado. Não é o que este Blog Pensa. Por isto publica abaixo o Relatório da ONU que mostra que o Brasil deixou o Mapa da Pobreza no Mundo pela primeira vez, e deixou justamente por que tem o SUAS, o CADÚnico, o Bolsa Família e a integração destes com as demais políticas, como Saúde, Educação e Trabalho entre outras. E é também sintomático que a mídia brasileira tenha estampado em suas capas o tal relatório do TCU, parcial e equivocado, ao invés de fazer como a mídia internacional, que publicou o relatório da ONU sobre o Brasil nas capas dos mais importantes órgãos da mídia internacional. Em defesa do Brasil e dos Brasileiros, a verdade deve prevalecer diante da mentira.

Em 10 anos, o Brasil conseguiu reduzir à metade a fome em seu território. A constação é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em relatório divulgado nesta terça-feira (16). Com isso, o Brasil alcançou um dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio que a ONU estabeleceu até 2015.

Desde o governo Lula passando pelos quase quatro anos de Dilma, o Brasil tem colecionado conquistas históricas na área. Não é à toa que a presidenta costuma dizer: “Estamos vivendo neste momento uma situação maravilhosa: estamos vendo crescer a primeira geração de crianças brasileiras que não passa fome”.

Jornais e portais de internet do mundo inteiro elogiaram o Brasil por mais essa vitória no campo social. O Yahoo Espanha, por exemplo, lembrou o fato “histórico” é o país “sair do mapa da fome da ONU”. A BBC lembrou que o Brasil reduziu a “taxa de desnutrição à metade”.

“Superar a fome era uma das principais metas do Estado brasileiro e isso foi possível”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

A cada dia fica mais claro que a prioridade dada pelos governos Lula e Dilma à superação da pobreza crônica no Brasil a maior das conquistas da história brasileira. Antes mesmo do relatório divulgado esta semana, a ONU já havia elogiado o governo brasileiro pelo Bolsa Família, considerado pela organização internacional um programa que traz “benefícios a longo prazo, já que as famílias precisam manter os filhos na escola para receberem o benefício”.

O novo relatório da FAO mostra que ainda há cerca de 805 milhões de pessoas com fome no mundo – ou seja, um de cada nove habitantes do planeta não tem alimentos suficientes.

Clique e leia mais sobre o relatório da ONU/FAO: O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo. No site da própria ONU (em português).

Clique AQUI para ver dados e gráficos sobre o mapa da fome da ONU. 


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “ONU: EM 10 ANOS, BRASIL VENCEU A FOME (Mas TCU, Aécio e Marina atacam o Bolsa Família)

  1. Pingback: Reação de Aécio teria sido forjada pelo Ibope | MANHAS & MANHÃS

Deixe um comentário