Uncategorized

Advocacia-Geral derruba blefe tucano sobre responsabilidade fiscal

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luiz Inácio Adams, afirmou nesta quinta-feira (16) que o governo não violou a Lei de Responsabilidade Fiscal por conta do atraso no repasse de verbas para bancos oficiais.
Luiz Inácio Adams é o ministro-chefe da AGU

Luiz Inácio Adams é o ministro-chefe da AGU

Adams destacou que não houve crime de responsabilidade e que o governo vai apresentar argumentos demonstrando ao Tribunal de Contas da União (TCU) que a sua conclusão foi “equivocada” ao afirmar que o governo fez empréstimos junto aos bancos oficiais.

A AGU rebate esse argumento dizendo que não se trata de empréstimos e que essa prática acontece, pelo menos, desde 2001, portanto durante o governo FHC. “Entendemos que em qualquer situação, de 2001 até agora não há violação à Lei de Responsabilidade Fiscal. De qualquer maneira, essa configuração não traduz também a hipótese de crime de responsabilidade ou outro crime qualquer”, afirmou Adams.

Segundo ele, houve pagamentos a descoberto em 2001 e 2002. “Existem ainda processos de contas das instituições financeiras de 2001 e 2002 que não foram pagos. Em todos os casos, defendemos que não houve empréstimo (…) Todos as situações têm de ser olhadas para que possa ter uma situação objetiva uniforme”, declarou

Estresse fiscal

Nesta quarta-feira (15), o TCU aprovou relatório que apontou como possível “crime de responsabilidade fiscal” os atrasos nos repasses e o pagamento dos programas sociais feito pelos bancos oficiais. Para o TCU, o governo deixou de repassar ao menos R$ 40 bilhões para o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES referentes ao pagamento de programas sociais e benefício como o Bolsa-Família, Seguro-Desemprego e Minha Casa Minha Vida.

Na conclusão do TCU, os bancos tiveram de desembolsar o valor com recursos próprios para só depois serem reembolsados pela União, o que configuraria como empréstimo de bancos ao governo, prática proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O que houve do caso de 2014, vivemos uma situação de estresse fiscal maior que obviamente também estressou essas dinâmicas da sistemática de pagamento, mas essa sistemática existe há 14 anos. Se ela existe há 14 anos, porque agora só? Por que não foi levantado lá atrás?”, disse Adams após a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Do Portal Vermelho, com informações de agências

Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “Advocacia-Geral derruba blefe tucano sobre responsabilidade fiscal

  1. Se o povo não se unir – ir as ruas – e irem para cima destes vigaristas – vamos ficar com pecha de otários – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais – estes deputados estaduais – corruptos e vendilhões- tem que serem execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos que se apossaram do erário público – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGA-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS LADRÕES …esse pessoal não valem o que comem !!! –
    OS VIGARISTAS DA REPÚBLICA
    Estes grupos que estão contra Dilma – são formados por corruptos , sonegadores , bandidos ,vigaristas e ladrões do erário público , e um monte de coxinhas IDIOTIZADOS pela midia porca sonegadora e golpista – tentam desde a muito tempo dar um golpe no governo da presidenta Dilma , para revogar o sistema anti corrupção montado por Lula e Dilma , sabem que mais cedo ou mais tarde , de alguma forma serão alcançados – se correr o bicho pega – se ficarem o bicho come – e agora já é tarde demais , todos já estão sentenciados – corram – corram – igual aos RATOS – para fora do navio !!!

    Curtir

Deixe um comentário