Diretor do MDS, Luiz Muller destaca importância do envolvimento das diversas áreas das prefeituras para apoiar que as famílias mais pobres melhorem de vida. Educação é tema de destaque durante workshop internacional em Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes (PE), 2 – A educação é uma ferramenta de inclusão social, que combate as desigualdades no país. E, para apoiar que as famílias mais pobres melhorem de vida, as prefeituras precisam trabalhar, em parceria com o governo federal e estadual, com suas áreas integradas, tendo a assistência social como um importante articulador das iniciativas.“A partir do Cadastro Único, é possível encaminhar as pessoas para receber o Bolsa Família, quando é necessário, e também para outros serviços, como saúde, educação, infraestrutura e inclusão produtiva”, explica o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Muller. Ele participou nesta terça-feira (2) do I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem no Brasil.
Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento segue até quarta-feira (3), em Jaboatão dos Guararapes (PE). Estão presentes mais de 150 representantes do Brasil e do exterior, para discutir a intersetorialidade de políticas públicas sociais e consolidar os municípios como instrumentos efetivos de promoção da cidadania e inclusão social por meio de ações integradas de proteção social e aprendizado contínuo.
Muller destaca que as gestões municipais foram essenciais para o sucesso das ações de inclusão produtiva, tanto na área urbana como no campo. “Com a parceria das prefeituras, o MDS conseguiu levar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para mais de quatro mil municípios brasileiros.”
E o resultado demonstra a importância da ação intersetorial. “Nós estamos falando de 1,8 milhões de beneficiários dos programas sociais que acessaram o Pronatec. Isso mostra o envolvimento de mais de uma área governamental para atender as necessidades do seu público”, explica o diretor.
Serviço:
I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento das Cidades da Aprendizagem no Brasil
Quando: terça e quarta-feira (02 e 03/06)
Onde: Faculdade dos Guararapes – Rua Comendador José Didier, 27 – Jaboatão dos Guararapes (PE)
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.