Com o anúncio nesta segunda-feira (24) de que o governo interino Temer não abrirá novas vagas no Pronatec, Fies e ProUni, um ciclo de nação alicerçada na soberania, educação e inovação tecnológica se encerra no Brasil e abre precedentes aos retrocessos semelhantes ao desmonte educacional promovido nos anos 90 por Fernando Henrique Cardoso.
Por Laís Gouveia

A nomeação de Mendonça Filho (DEM-PE) no ministério da educação (MEC) já indicava o interesse de Michel Temer em suspender o avanço à democratização do acesso ao Ensino Superior. O novo ministro, filiado ao DEM, é a representação do conservadorismo de um partido que entrou com ação no STF em 2009, contra as cotas sociais nas universidades. Para tornar o quadro mais complexo, Maurício Costa Romão, economista ligado à rede de ensino privada, foi nomeado na semana passada para para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.
À beira do abismo
As medidas adotadas por Temer na área da educação finalizam um momento que o país, de forma inédita, promoveu a inserção social através da democratização no ensino superior. Apesar do percentual de jovens inseridos no ensino superior ainda serem, em sua maioria, brancos e com alto poder de renda, os números comprovam que as ações afirmativas trouxeram uma expressiva camada, antes marginalizada, às salas de aula.
Os gráficos abaixo demonstram o salto do Brasil no investimento em educação e inserção social no Ensino Superior:

Gastos do Produto Interno Bruto (PIB) com Educação

Ajustes no Fies e ProUni: O fim do combate ao desenfreado mercado das universidades privadas
Apesar das críticas sobre os programas de bolsas beneficiarem o grande empresariado das universidades privadas, a presidenta Dilma explicou a respeito da importância dos mecanismos para a fiscalização de muitas universidades sucateadas, que não forneciam o mínimo de qualidade na grade curricular e infraestrutura para a formação acadêmica do estudante. “Na escala de 0 a 5 de fiscalização do MEC, muitas universidades tinham conceito 2 e tinham benefícios do governo, então arrumamos isso. Demos uma boa ajustada no Fies, ano passado conseguimos gerar bolsas para 906 alunos, assim como também fizemos ajustes no ProUni”, declarou a presidenta à revista Carta Capital.
A contratação de Romão no MEC vai contra as políticas de fiscalização implementadas por Dilma. “É no mínimo agressão à inteligência achar que o representante dos privatistas vai regular e fiscalizar a rede privada. Esses golpistas tomaram os instrumentos de estado para utilizá-los segundo seus interesses”, denunciou a presidenta da Confederação dos Trabalhadores em estabelecimentos do Ensino Privado (Contee), Madalena Guasco.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
VIXE, O CANALHA VAI MESMO ENTREGAR TUDIHO!! PQP, FUDEU!
O presidente interino e o ministro interino da Fazenda anunciaram as medidas para conter o rombo de R$ 170 bilhões:
– vão vender a Petrobrax e entregar o pré-sal à Chevron, com aprovação do projeto do Cerra no Senado;
– vão detonar o Fundo Soberano, a começar pelas ações do Banco do Brasil;
– vão tomar grana do BNDES e acabar de quebrar a indústria nacional.
“Barroso: “Modelo do Brasil não é capitalismo, é socialismo para os ricos”
Ministro do STF nega que políticos influenciem Corte e critica sistema de financiamento eleitoral
por Ana Carolina Cortez, no El País
Nesta segunda-feira, quando mais um vazamento de conversa entre políticos de alto escalão levantou suspeitas de tráfico de influência Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Corte Luís Roberto Barroso afirmou que ninguém tem poder para obstruir a Operação Lava Jato no tribunal. Desta vez, foi Romero Jucá quem disse ter conversado com ministros do STF e sugeriu até incluir o Supremo em um suposto acordo para deter as investigações, de acordo com áudios publicado pela Folha de S. Paulo.
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/24/modelo-do-brasil-nao-e-capitalismo-e-socialismo-para-os-ricos-o-cafezinho/
CurtirCurtir
VIXE, O CANALHA VAI MESMO ENTREGAR TUDIHO!! PQP, FUDEU!
O presidente interino e o ministro interino da Fazenda anunciaram as medidas para conter o rombo de R$ 170 bilhões:
– vão vender a Petrobrax e entregar o pré-sal à Chevron, com aprovação do projeto do Cerra no Senado;
– vão detonar o Fundo Soberano, a começar pelas ações do Banco do Brasil;
– vão tomar grana do BNDES e acabar de quebrar a indústria nacional.
SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO SOBRA UM TUCANO, MEU IRMÃO!!
PANELEIROS, CADÊ VOCÊS? CAMISAS-DA-CORRUPTA-CBF, CADÊ VOCÊS?
PANELEIROS, CADÊ VOCÊS?
VERGONHA? HIPOCRISIA?
CAMISAS-DA-CBF, CAMISAS-VERDE-E-AMARELAS, CADÊ VOCÊS?
VERGONHA? HIPOCRISIA?
GOLPISTAS, CANALHICE, HIPOCRISIA, GOLPISTAS, TRAIDORES DA NAÇÃO, SABOTADORES. OU APENAS UNS IDIOTAS QUE DE TÃO MANIPULADOS TORNARAM-SE MANIPULADORES A SERVIÇO DE SEUS TITERITEIROS.
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/25/paneleiros-cade-voces-camisas-da-corrupta-cbf-cade-voces/
CurtirCurtir