Pastore: “se isso não é depressão, não sei o que pode ser…”

Localização atual da indústria brasileira – e da economia de um modo geral… (Créditos: torange.biz)
Uma pesquisa realizada por uma administradora de fundos de investimentos e publicada no Estadão hoje (1o/X) mostra que a indústria brasileira corre o risco de deixar o ranking das dez maiores do mundo.
O motivo é simples: enquanto a produção industrial em todo o mundo cresceu 10% desde 2014, no Brasil a atividade caiu 15% no mesmo período!
Um colosso…
Levando em conta apenas os países emergentes – excluindo a China – a produção industrial global cresceu 8% nos últimos cinco anos. Na América Latina, o desempenho foi de queda de 4%.
O Brasil, entretanto, é o destaque negativo do continente – mesmo se considerarmos as graves crises na Venezuela e na Argentina.
A indústria, hoje, contribui para aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Trata-se do pior índice desde 1947!
A atual crise pode levar o setor a uma recessão em 2019 – após três meses consecutivos em queda…
Affonso Pastore, ex-presidente do Banco Central – que, em agosto, mostrou que o PIB per capita terá crescimento zero neste ano – resume a situação em uma frase: “se a situação em que a indústria brasileira está não é uma depressão, eu não sei mais o que poderia ser”.
Em tempo: por falar nisso… Cadê o Paulo Guedes?
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.