
Leia com atenção o pequeno artigo a seguir, por que ele sinaliza para mudanças fundamentais que estão acontecendo na Geo Política Mundial ao questionar o Império do Dólar e a importância do Brasil como um dos Fundadores destas mudanças.
O embaixador da Rússia no Cairo, Georgy Borisenko, confirmou que o Egito apresentou a candidatura oficial para se juntar ao BRICS.
“O Egito apresentou candidatura para aderir ao grupo BRICS porque uma das iniciativas que o BRICS está fazendo agora é conversão máxima do comércio para moedas alternativas, sejam elas moedas nacionais ou a criação de uma moeda comum. O Egito está muito interessado nisso”, disse o diplomata citado pela mídia russa.
Anteriormente, Ashraf Patel, pesquisador sênior associado do Instituto para o Diálogo Global e membro da Rede de Think Tank do BRICS na África do Sul, disse à Sputnik que a moeda de reserva proposta pelo BRICS poderia garantir a estabilidade econômica global, protegendo as nações das sanções ocidentais e crises financeiras.
“O BRICS tem o potencial de proporcionar uma ‘estabilidade econômica de base ampla’ nos assuntos mundiais, ao mesmo tempo em que cria plataformas alternativas em áreas-chave, sendo uma delas a moeda de reserva do BRICS”, disse o especialista.
Além do Egito, outros países se mostraram interessados em entrar neste grupo econômico que une atualmente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Recentemente, veio à tona que o presidente francês Emmanuel Macron, pediu ao presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que desse a possibilidade de participar da cúpula do BRICS em agosto de 2023.
Para entender melhor a importância deste Pedido Formal do Egito e o sinal de muitos outros países em entrar no BRICS, é preciso entender não só o papel geopolítico do BRICS, mas também do BANCO DOS BRICS, criado em 2014 e agora Presidido pela Presidenta Dilma Rouseff de 2023 a 2028.

O que é o NBD
De forma resumida, é o Banco dos BRICS. O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) é uma instituição de desenvolvimento multilateral, cujo objetivo é financiar o desenvolvimento de ações que contribuam para o crescimento econômico dos países do bloco. Apoia financeiramente projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS, ou em outras economias emergentes e em países em desenvolvimento. Dessa forma, complementa os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o crescimento e desenvolvimento global.
O que é o Banco do Brics (NBD)?
O Banco dos BRICS é uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional. Tem foco nas necessidades dos países-membros do agrupamento, com cerca de uma centena de projetos e mais de US$ 32 bilhões em recursos administrados em segmentos como os de energia limpa, transporte, irrigação, saneamento, desenvolvimento urbano, entre outros.
Criado em julho de 2014, durante a sexta cúpula do BRICS, realizada em Fortaleza (CE), no Brasil, no governo de Dilma Rousseff, o NBD passou a operar efetivamente em julho de 2015. O banco tem sede em Xangai, na China, e escritórios regionais nos demais países do grupo. Cada membro do BRICS detém participação igualitária de 20% no capital da instituição. A presidência é rotativa, ocupada por um dos membros do bloco, com mandato de cinco anos.
Com Informações de SPUTNIK NEWS e comentário deste blog.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.