Eleições/Pesquisa/política/Rio Grande do Sul

Nova pesquisa Big Data confirma o que este blog já vem dizendo: a Importância do 2º voto para o Senado

Artigo Publicado por este Blog em Setembro

Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, que leva em conta apenas um voto de cada eleitor, mostra um empate quádruplo na disputa pelas duas vagas em jogo no Senado no Rio Grande do Sul.

Esta pesquisa leva em conta apenas 1 voto da pessoa. Mas cada eleitor pode e deve votar em 2 Candidatos a Senador.

Com margem de erro de 3%, no primeiro cenário analisado, Eduardo Leite (PSD), tem 19% e a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (sem partido) aparece com 16%. O deputado federal Marcel Van Hatten (Novo) tem 15% e o senador Paulo Paim (PT) anota 13%. 

Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os quatro estão empatados tecnicamente no limite da margem. 

O deputado federal Sanderson (PL) tem 12%, em condição de empate técnico com Manuela, Van Hatten e Paim. O senador Luis Carlos Heinze (PP) tem 6% e o deputado federal Márcio Biolchi (MDB), 3%.

Votos em branco e nulos somam 7% e não sabem ou não responderam 8% dos entrevistados.

Já em outro cenário, sem Leite e com o deputado federal Paulo Pimenta como candidato do PT, Manuela D’Ávila tem 19%, com Van Hatten chegando a 18%. Pimenta tem 15% e Sanderson, 14%. Os quatro estão em situação de empate técnico.

Na sequência aparecem Heinze, com 8% e empatado tecnicamente com Sanderson e Biolchi, que tem 6%. Votos em branco e nulos são 9% e não sabem ou não responderam somam 11%.

Até aqui há apenas um voto computado por eleitor e nenhuma das pesquisas publicadas até hoje trabalhou com este fator fundamental para a eleição no Senado. o 2º voto pode por esta pesquisa de pernas para o ar.

Se por um lado o eleitor mais fechado a esquerda vota nos 2 senadores do campo, assim como os da direita o fazem, fato é, que 70% do eleitorado não pensa assim, o que comprova pela dispersão deste “1º voto”. Quem seria o 2º voto de quem poderia votar no Eduardo Leite? E os que votam no Biolchi do MDB, e os que votariam no Heinze, que nem candidato será? E os eleitores da Juliana Brizola, que ainda nem tem Senador para votar?

Em pesquisa não pública, realizada em Setembro e que levantou também o 2º voto dos eleitores os dados apontam que este 2º voto impacta a tal ponto a eleição que pode subverter a impressão vinda da pesquisa sobre o 1º voto.

Uma leitura que fiz desta pesquisa em artigo publicado em setembro, mostra por exemplo, que com Eduardo Leite de fora da disputa, o que é uma possibilidade, a Esquerda poderia até mesmo eleger seus Dois Candidatos ao Senado.

O artigo de setembro esta no link a seguir:

Clica pra saber como apoiar

Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário