Industria Naval/Lula/Rio Grande do Sul/Uncategorized

Polo Naval de Rio Grande: A Nova Era da Indústria Naval Brasileira

Após anos de estagnação provocada pela famigerada e criminosa Operação Lava Jato, o Polo Naval vive uma vigorosa retomada sob a gestão do Governo Lula. Este renascimento se materializa no empenho para que a maior parte dos 2,9 mil empregos Diretos que estão sendo gerados, seja de trabalhadores da Cidade e da Região.

O Presidente Lula tem visita confirmada ao município para participar de agenda no Polo Naval. O evento, que deve contar também com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff, focará no início da Construção dos Navios Handy e no anúncio da expansão das encomendas, reforçando o compromisso do governo federal com a soberania industrial brasileira.

Os Navios Handy e as Etapas de Construção

A engrenagem principal desta retomada é a construção de quatro navios do tipo “Handy” (embarcações de 15 a 18 mil toneladas), encomendados pela Transpetro com investimento aproximado de US$ 278 milhões. Para que o aço comece a ser cortado, o projeto passa por etapas rigorosas:

Homologação e Eficácia: A assinatura do contrato de eficácia libera os primeiros recursos (cerca de R$ 80 milhões).

Preparação do Estaleiro: Adequações estruturais e modernização do parque fabril da Ecovix.

Recrutamento e Seleção: Início das contratações intensivas para formar as equipes de produção.

Corte de Aço: O início físico da montagem das embarcações.

    Contratações e Qualificação Profissional

    As contratações de trabalhadores já em andamento, devem ganhar ritmo acelerado no início de 2026 com esta visita do presidente Lula e da Ex-Presidenta Dilma. O Estaleiro Rio Grande (Ecovix), em parceria com o Sistema S (Senai), já trabalha na atualização de bancos de dados e reciclagem de currículos, priorizando a mão de obra local que já possui experiência no setor.

    Além dos quatro navios iniciais, mais 5 já estão em fase de Contratação e outras 20 novas embarcações estão em fase de licitação. Isto sinaliza uma demanda por profissionais nos próximos anos e a concretização definitiva do Polo de Rio Grande e a volta da Industria Naval brasileira como uma das maiores do mundo.

    A articulação política foi decisiva para que a região voltasse a ser protagonista. O Deputado Estadual Halley Lino resume a relevância deste movimento:

    “Podemos afirmar que a retomada do polo naval em Rio Grande já é uma realidade. Agora, nosso objetivo é sensibilizar o governo estadual para garantir apoio e incentivos a esse setor, que vai gerar milhares de empregos e impulsionar a economia gaúcha.”

    Com o apoio federal e a garra do trabalhador gaúcho, o Polo Naval deixa de ser uma promessa do passado para se consolidar como o motor do futuro do Rio Grande do Sul.


    Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

    Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

    Deixe um comentário