Cultura/Porto Alegre

Projeto que reconhece blocos de Carnaval como patrimônio cultural de Porto Alegre avança na Câmara de Vereadores

Foto:Reprodução

Proposta da vereadora Natasha Ferreira busca fortalecer o Carnaval de rua como expressão popular, cultural e econômica da cidade

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei de autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT) que propõe reconhecer blocos e bandas de Carnaval como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta estabelece diretrizes para a preservação, o fortalecimento e a continuidade dos festejos na capital.

O texto já recebeu parecer favorável da Procuradoria da Casa e da maioria das comissões permanentes. O que falta, agora, são as votações dos pareceres nas comissões e a apreciação na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) para que o projeto possa ir à votação.

Para a autora, a iniciativa busca consolidar a proteção institucional ao Carnaval de rua. “O Carnaval de rua é cultura viva: não é só festa. É identidade, resistência e o direito de ocupar a cidade, além de movimentar a economia e gerar renda para muita gente ”, afirma Natasha.

A vereadora também lembra episódios do ano passado, quando a prefeitura proibiu o Carnaval de rua e registros de truculência policial contra foliões foram amplamente divulgados.

“Celebrar não é crime. Este projeto é uma resposta a esse retrocesso e uma garantia de que nenhuma gestão vai poder apagar, por decreto ou repressão, uma das maiores expressões culturais da nossa cidade”, conclui.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário