O professor Marco Aurélio Garcia já tinha dado o tom da posição brasileira em relação aos novos acontecimentos do embate histórico Argentina x Reino Unido em relação às ilhas Malvinas. Em entrevista a um canal de televisão Marco Aurélio reafirmou que o governo brasileiro entende que as Ilhas Malvinas pertencem à Argentina.
Hoje na reunião de cúpula dos países latino-americanos e caribenhos o presidente Lula fez duro discurso defendendo a soberania da Argentina sobre as Malvinas e atacando a falta de posicionamento da ONU e do seu conselho de segurança sobre o assunto, lançando a acusação que agia dessa forma apenas pelo fato da Grã-Bretanha ocupar acento permanente no mesmo conselho. Lula disse ainda que não conseguia entender como a ilha poderia não pertencer à Argentina e perguntou qual a explicação geográfica para as Malvinas pertencerem a um país situado a 14 mil quilômetros de distância. A cúpula aprovou ainda moção de apoio à Argentina por unanimidade, até o Uribe concordou.
A confusão nesse momento não se dá por disputa de soberania, mas pela reclamação da Argentina pelo fato da Grã-Bretanha começar a explorar petróleo nas ilhas sem a autorização da primeira, quebrando resolução da ONU, que foi promulgada em um acordo entre os dois países, e que agora está sendo ignorada pelo Reino Unido. A resolução possui uma cláusula que qualquer decisão referente às ilhas deve ser autorizada pelos dois governos, ou seja, consenso que não houve nesse caso…
Leia mais no Blog do Len.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.