Estive ontem em Santa Cruz do Sul, em Seminário sobre a Qualificação Profissional e a Empregabilidade. Em desenvolvimento pujante, Santa Cruz do Sul puxa a frente no desenvolvimento da Região do Vale do Rio Pardo. No seminário falei sobre os vários programas de Qualificação Profissional disponibilizados pelo MTE com recursos do FAT. Mas fiz questão de destacar um Programa, o Jovem Aprendiz (Lei 10.097). O programa de Aprendizagem garante aos jovens mais carentes, curso gratuito disponibilizado através de instituições do Sistema “S” (Senai,Senac, Senat,Senar, Sescoop) ou de entidades sem fins lucrativos habilitadas para tanto pelo MTE. Garante também a contratação através da Lei (as empresas são obrigadas a contratar de 5 a 15% do nº de seus trabalhadores como aprendizes), recebendo um salário de meio piso regional e tendo carteira assinada em Contrato por Tempo Determinado (o tempo do Curso), conforme estabelecido na CLT. Mostrei aos empresários presentes a oportunidade que a Lei do Aprendiz dá de qualificar jovens não só nas habilidades profissionais, mas também na cultura da empresa ou do setor econômico da empresa contratante, possibilitando com isto reduzir o turn ower hoje existente nas empresas, pois isto forma trabalhadores mais apegados a empresa.
Fiquei também positivamente surpreendido pela pesquisa apresentada por professor da UNISC, que dá conta de que entre os trabalhadores cadastrados no SINE da cidade há 60% com ensino médio completo e 17% com superior incompleto, desconstituindo um pouco a idéia de escolaridade baixa quando se fala em falta de qualificação, tema que tratarei no próximo post. Segue abaixo matéria sobre o evento publicado na Gazeta do Sul
http://www.gazetadosul.com.br/
Qualificação profissional em debate
|
|
|
O 3º Seminário de Qualificação Profissional: uma estratégia de desenvolvimento ocorreu na tarde de ontem no Sindilojas de Santa Cruz, dentro da Programação da 5ª Semana do Empreendedor. Cerca de 70 participantes, entre dirigentes sindicais, líderes comunitários, estudantes e representantes das diferentes categorias de trabalhadores, debateram a relação entre qualificação profissional e o mercado de trabalho.
A programação contou com três painéis, um conduzido pelo secretário da Comissão Municipal de Emprego (CME), Paulo Lima, também representante do FGTAS/Sine de Santa Cruz, e a presidente da ACI, Áurea Binz, que fizeram uma explanação sobre a composição da CME do município, seus objetivos e ações em andamento e em planejamento. O professor Moacir Viegas apresentou pesquisa realizada pelo Nupes/Unisc, com base nos dados do Sine, que demonstrava a alta escolaridade dos trabalhadores desempregados de Santa Cruz em comparação com o restante do Brasil.
O chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Luiz Müller, salientou que o mais importante de tudo, no cenário atual, é o “aprender a fazer”. Segundo ele, após anos de discurso no sentido de que somente o curso superior poderia ser o caminho para o jovem conseguir um trabalho digno, “vemos um número cada vez maior de jovens alcançando o diploma, fruto inclusive de programas públicos como o ProUni.”
Entretanto, conforme Müller, o diploma não garante colocação no mercado de trabalho, ao menos em posições com remuneração condizente com o alto investimento financeiro e de tempo de dedicação que exige o curso superior. “Apostar na qualificação dos trabalhadores é apostar no desenvolvimento do Brasil”, destaca o representante do MTE.
A conselheira da Comissão Estadual de Emprego, Maria Helena de Oliveira, destacou a importância do trabalho feito em Santa Cruz, no curso de Padeiro e Confeiteiro realizado no Loteamento Beckenkamp, onde existe uma parceria com o setor empresarial, sinalizando aos participantes as oportunidades de contratação efetiva. “O acompanhamento dos concluintes dos cursos e sua empregabilidade são muito importantes para o sucesso dos projetos de capacitação”, salienta Maria Helena.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
