
A oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho teve início nesta sexta-feira, 20, para um grupo de 400 pessoas, que participaram do lançamento do programa Frentes Emergenciais de Trabalho. A solenidade que aconteceu no ginásio do Centro Olímpico Municipal reuniu os inscritos, além do prefeito Jairo Jorge, a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, secretários municipais, sub prefeitos e convidados. O governo do Estado esteve representado pelo diretor de Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Muller.
O Grupo eEDUCA atua no desenvolvimento de planos de trabalho de qualificação e aperfeiçoamento de mão de obra. Seus principais projetos estão sendo desenvolvidos com clientes como Maçonaria, Prefeitura de Canoas, Caxias do Sul Associação Gravataiense de Engenheiros e Arquitetos, Tintas Killing e empresas construtoras como Goldzteim/Cyrela. Sempre atuando na qualificação e no encaminhamento ao trabalho. Segundo a Diretora Executava, Profa. Dra. Ligia Futterleib o Grupo eEDUCA atua em frentes de trabalho nos mais variados ramos. Começamos com Mulheres na Construção Civil, mas atuamos também com a parceria do Instituto IOB que proporciona preparação para concurso e pós-graduação.
Ao falar sobre a importância da oportunidade de inserção no mercado de trabalho, o prefeito Jairo Jorge destacou o resgate da dignidade. Quando se tem emprego, se tem autonomia, quando se tem a carteira de trabalho assinada, se tem a garantia de poder levar o sustento aos filhos, disse. O prefeito lembrou que a oportunidade é um passaporte para o futuro, e que os participantes são vitoriosos. “Por isso aproveitem a oportunidade, pois cada ação é somada para o bem da comunidade”, falou.
Em seu pronunciamento, o diretor de Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Muller, reiterou a importância do programa, e afirmou que levará dirigentes de sindicatos de empresas de que trabalham com manutenção e asseio para conhecerem a atividade, e se possível, direcionar para o mercado os profissionais capacitados.
Após a abertura do evento, os 400 participantes do programa tiveram a primeira atividade, com uma integração motivacional.
AS FRENTES EMERGENCIAIS DE TRABALHO
O Programa Frentes Emergenciais de Trabalho, instituído pela Lei Municipal número 5.401/2009 e regulamentado pelo decreto municipal 489/2010, é voltado aos cidadãos canoenses em situação de desemprego e vulnerabilidade social. Este programa constitui-se em uma oportunidade concreta de inclusão social através do trabalho, da qualificação e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
As Frentes Emergenciais de Trabalho é uma ação do Programa Mais Cidadania que faz parte dos 30 projetos estratégicos do município.
Desde o seu lançamento em 2009, 740 canoenses já participaram deste processo de emancipação.
Em 2011 foram inscritos 1.022 dos quais 400 estão desde o início do mês abril participando de encontros de formação nos cinco centros de referencia da assistência social. Estes participantes receberão um curso de capacitação de 120 horas na área de zeladoria e manutenção predial incluindo orientações teóricas e práticas pela Entidade eEDUCA, além de seguro de vida, transporte, material didático, lanche, equipamento de proteção individual, camisetas, bonés e uma cesta de alimentação e higiene ao final de cada mês.
Jesiel B. Saldanha e Maurício Pinzkoski – Assessoria de Imprensa
Para o Original, ckica aqui: http://www.agecomunicacao.com/noticias_completo.asp?id=259
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.