Na tarde desta quarta-feira (13), o diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Luiz Müller, e representantes do Departamento de Prestação de Contas da pasta, estiveram reunidos com representantes de prefeituras municipais do Estado para dialogar sobre as demandas dos cursos de qualificação profissional, consulta popular e os diferentes meios de obter recursos para disponibilizar na área do trabalho.
Na ocasião, o diretor salientou que há vagas no mercado de trabalho, porém, falta mão de obra qualificada. “Por isso, antes de realizar cursos no Estado, devemos verificar a demanda dos municípios, ou, até mesmo, das regiões.” Müller ainda afirmou que o secretário Luís Augusto Lara sugeriu que sejam realizadas audiências públicas para dialogar com a população, os empresários e a prefeitura local. Desta forma, além da escolha dos cursos, as empresas indicarão os setores que exigem trabalhadores qualificados, para obter maior garantia de contratação após o curso.
O diretor informou ainda que 100 mil pessoas serão qualificadas anualmente através dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (ProJovem) e com o auxílio da iniciativa privada, por meio do Sistema ‘S’. “A idéia é trabalhar de forma com que os recursos sejam divididos e para que mais regiões sejam beneficiadas com a qualificação profissional com garantia de emprego.”
Após o diálogo, as prefeituras manifestaram suas ideias, algumas já elaboraram um projeto de demanda, outras aceitaram a sugestão de realizar consulta popular para chegar ao público alvo, cursos e empresas mais adequadas para região. Os representantes da Prestação de Contas da pasta finalizaram o encontro orientando as prefeituras sobre o preenchimento dos documentos para realização dos convênios de qualificação. As planilhas encontram-se no site, através do link: http://www.stds.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=2479.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
