A IX Conferência Municipal da Assistência Social de Canoas teve início nesta terça-feira (26), no Auditório do Prédio 11 da Ulbra-Canoas. O diretor do Departamento do Trabalho (Detrab), da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Luiz Müller, representou o secretário Luís Augusto Lara no evento, que tem nesta edição a temática “Canoas: avanços e desafios na consolidação do SUAS com valorização dos seus trabalhadores”, com o objetivo de proporcionar o debate sobre os rumos da Assistência Social no município.
O diretor Luiz Müller ressaltou a importância do trabalho no âmbito da assistência social. “Não é só dar benefícios, temos que abrir caminho para que essas pessoas contempladas conquistem sua dignidade. Não existe inclusão sem inserção no mercado de trabalho”. Müller também lembrou que, com o Programa RS Mais Igual, serão construídas políticas de erradicação da pobreza extrema, visando sempre a empregabilidade como forma de inclusão produtiva.
A secretária do Desenvolvimento Social de Canoas, Márcia Falcão, falou sobre a evolução do município no que se refere à área da Assistência Social. “Em 2009, existia apenas um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Atualmente, existem cinco centros fixos na cidade e um móvel, o que simboliza a iniciativa no esforço da busca ativa daqueles que estão à margem da rede de proteção social”. Segundo a secretária, no primeiro semestre de 2011, foram realizados 15 mil atendimentos.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilmar da Rosa, o representante da Câmara Municipal, Almiro Gerrard, o prefeito municipal, Jairo Jorge, e a painelista, Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimentoi Social do Governo Lula.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.