A primeira edição do Mutirão Social e Feirão do Emprego realizado em Porto Alegre, neste sábado (15), levou cerca de cinco mil pessoas ao SESI Rubem Berta para acessarem aos serviços prestados por órgãos governamentais e parceiros. A ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que teve o Pacto Sul lançado, ontem (14) com a presença da presidente Dilma Rousseff, e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que visitou os estandes do Mutirão durante a manhã. Segundo ela, a integração entre os órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal e os parceiros do Sistema “S” e de outras instituições parceiras do Terceiro Setor demonstrou ser eficaz. “Esta iniciativa, dentro do Brasil Sem Miséria, é uma forma de trazer visibilidade à população extremamente pobre, bem como àqueles profissionais da assistência social, que muitas vezes eram desconhecidos apesar do trabalho árduo que realizam junto às comunidades mais carentes deste país”, destacou. Também estiveram na unidade do SESI, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; o secretário da Segurança, Airton Michels; o presidente da FASC, Kevin Krieger; o presidente da Fiergs, Heitor José Muller, o diretor Técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rodrigo Ribas, luiz Müller, Diretor de Inclusão Produtiva do MDS, entre outras autoridades.
Para o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, “o Mutirão Social do RS pode ser modelo para todas as capitais, o que nos enche de orgulho, pois a principal missão é gerar resultados, a partir da retomada das ações de assistência social integradas com as políticas de inclusão produtiva, que é o que estamos fazendo aqui”, sustentou. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reafirmou que o Governo do Estado está ciente do seu compromisso junto ao MDS e ao Plano Brasil Sem Miséria. “Vamos fortalecer o RS Mais Igual e auxiliar na consolidação das políticas de erradicação da extrema pobreza aqui no Estado e colaborar para atingirmos as metas para todo o Brasil”, disse ele.
Pessoas vindas de várias comunidades mais carentes da Capital estiveram presentes ao SESI Rubem Berta, realizando uma série de serviços, entre eles a confecção de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e de artesão, encaminhamento de seguro-desemprego, confecção de CPFs, além de assessoramento jurídico e encaminhamento para mais de 2,5 mil vagas de emprego através da FGTAS, órgão vinculado à STDS, e de parceiros das áreas de construção civil, empregadores domésticos, hotelaria, e dos cursos de qualificação profissional ofertados pelos parceiros. “O mais importante é que tivemos um bom número de cadastramento para o Cadastro Único, que permitirá a inclusão daquelas pessoas que estão fora dos programas sociais”, enfatizou o secretário Lara. No final da tarde, foram realizados shows com o Narrador Caianga e com o MC Jean Paul, e entregues os prêmios às escolas que participaram da Gincana Escolar, que tinha por objetivo levar o maior número de pessoas sem documentação e em situação de extrema pobreza para cadastramento. Elas receberam como premiações: uma TV LCD de 42 polegadas, um aparelho de Home Theater e um aparelho de DVD.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
