Uncategorized

Pronatec abre curso de Padeiro e Confeiteiro para beneficiários do PBF em Juazeirinho (PB)

JUAZEIRINHO – Cerca de 40 beneficiários participam do curso de padeiro e confeiteiro oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Juazeirinho.

 

A iniciativa faz parte dos Planos Brasil Sem Miséria e Juazeirinho Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Na cidade, as aulas são realizadas em uma unidade móvel do SENAI que será instalada de frente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, um dos objetivos do curso é fortalecer e despertar grande interesse da população local.

 

O curso é resultado da articulação entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Programa Bolsa Família, Governo do Estado da Paraíba e MDS.

O Pronatec oferece vagas de qualificação profissional ao público inscrito no Cadastro Único, prioritariamente àquele que vive em situação de extrema pobreza.

 

Os cursos são gratuitos e os participantes recebem, além do material didático, isenção do transporte e alimentação. Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que se matricularem em uma das turmas não perdem o benefício.

 

Acesso

 

Segundo o coordenador da SEMDS, Wagner Colaço, a capacitação de pessoal é um dos maiores desafios do programa.

 

“É um público que nunca teve acesso à profissionalização e que, muitas vezes, nunca esteve em uma sala de aula. O Juazeirinho Sem Miséria e o Pronatec vão mudar a vida dessas pessoas”.

 

Em Juazeirinho, a secretária municipal de desenvolvimento social, Luciana Matias, comemorou a contemplação do município e estará na abertura do curso.

 

“A procura dos cursos é enorme, e isto, é um compromisso de minha equipe e do Prefeito Bevilacqua Matias, já temos vários interessados. O interesse da população nos cursos aumenta a cada dia”.

 

Com carga horária de 200 horas, as aulas serão oferecidas de segunda a sexta-feira, à partir do dia 27 de Fevereiro.

 

Até a segunda quinzena de abril, os alunos (as) aprenderão do básico à confecção, além do manuseio de maquinaria mais complexa na área de Padeiro e Confeiteiro.

 

As qualificações são oferecidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

 

Inscrições

 

As inscrições estão sendo feitas na secretaria municipal de desenvolvimento social (SEMDS), de segunda-feira a sexta-feira nos horários de 8 as 11 horas e de 14 as 17 horas no período vespertino, na coordenação do Programa Bolsa Família, serão necessários os seguintes documentos: 2 cópias de RG, 2 cópias de CPF, 2 fotos 3×4, 2 cópias de comprovantes de residência, 2 cópias de comprovante do Programa Bolsa Família.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário