Na manhã desta terça-feira (26), aconteceu o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, que disponibilizará 2.750 vagas para apenados no Rio Grande do Sul. Os cursos, que já terão início no mês de março, fazem parte do Plano Estadual de Qualificação Profissional, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS).
O Pronatec Prisional será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), dentro da orientação de transversalidade da gestão dada pelo governador do Estado, Tarso Genro. Das cerca de três mil vagas, 1.403 estão destinadas ao regime fechado e foram concedidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As outras 1.347 vagas são para o regime semiaberto, prisão domiciliar e egressos, viabilizadas pelo Ministério da Justiça.
O secretário Luís Augusto Lara ressalta o esforço do Governo do Estado em promover a interface entre o desenvolvimento econômico e social. “O Pronatec Prisional será mais uma forma de utilizarmos a qualificação profissional como ferramenta de reinserção deste público na sociedade e no mundo do trabalho, uma vez que, somente em 2013, teremos a oferta de mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos do Plano Estadual de Qualificação Profissional”.
Após a solenidade de abertura, teve início a capacitação dos servidores da Susepe que irão trabalhar no processo de inscrição dos apenados beneficiados. Os cursos disponíveis são para garçom, auxiliar de cozinha, operador de computador, padeiro, confeiteiro, armador de ferragem, pintor de imóveis, aplicador de revestimento cerâmico, pedreiro, costureiro, montador, entre outros.
Originalmente publicado no site da STDS/RS
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
