Uncategorized

Juventude do PT divulga nota sobre as manifestações em todo Brasil

Muito melhor que a nota da Direção Nacional do PT sobre o Transporte Público(faisca atrasada), a nota da Juventude Nacional  do PT vê as mobilizações no país como oportunidade para aprofundar a luta pela democracia e por avanços sociais e políticos para toda a sociedade e orienta claramente a intervenção da juventude petista nas mobilizações e oferece as palavras de ordem para ampliar as conquistas.

Nota da Direção Nacional da JPT sobre as manifestações em todo Brasil.Um amplo processo de lutas e mobilizações está tomando conta das cidades brasileiras. Mobilizações essas alimentadas com muita, muita disposição de pessoas que decidiram ir às ruas para construir profundas mudanças no Brasil. No último dia 17 de Junho de 2013 como há tempos não se via mais de 300.000 pessoas foram ás ruas das mais variadas cidades levantar sua bandeira de reivindicação e demonstrar sua indignação.

Mas tudo isto não de forma pacífica e sem resistência. Mais uma vez os que se incomodam com povo na rua mostram suas garras. Na maioria dos atos a Polícia Militar de forma antidemocrática reprimiu com muita violência e intolerância manifestações pacífica que tomavam com muita alegria e disposição ás nossas ruas. A Juventude do PT grita em alto e bom som, basta! Chega de violência!Não nos calarão! Não vamos tolerar a escalada violenta contra os atos políticos. Consideramos as ruas e praças públicas espaços fundamentais do exercício da cidadania e do debate democrático.

Essas marchas tem legitimamente pressionado nosso Partido e nossos Governos a serem mais ousados e nos abrem a possibilidade de aproveitar essa favorável conjuntura para avançar ainda mais. Estas manifestações devem servir como um alerta acerca do mal-estar existente nas juventudes, nos setores populares, nos grandes centros urbanos. Apesar de o Brasil estar hoje muito melhor do que na era neoliberal e muito melhor do que estaríamos se os tucanos estivessem vencidos as últimas eleições, ainda assim o país possui uma grande desigualdade.

Uma desigualdade que está presente na vida pessoal e na vida pública. O acesso à habitação, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à comunicação, ao transporte e, de maneira geral, o acesso a tudo aquilo que a vida urbana pode nos oferecer, ainda é distribuído de maneira totalmente desigual. A isto se agrega a violência, que atinge especialmente as periferias e os setores populares, inclusive por obra de uma polícia tantas vezes racista e brutal.

Esta é a oportunidade de ouvir o clamor das ruas e implementar a tarifa zero nos transportes coletivos e fortalecer uma outra política de mobilidade urbana; De fazer a democratização das comunicações e acabar com o poder das grandes corporações midíaticas; De garantir saúde pública de qualidade em todos os níveis; De garantir os 100% dos Royalties do pré-sal para educação pública; Da taxação das grandes fortunas;De aprovar a REFORMA POLÍTICA com financiamento público de campanha; De impedir as várias quebras de direitos humanos e garantir que o legado da copa represente os anseios da população e outras reivindicações que estão presentes em todos os atos.

Quanto aos Governos dirigidos pelo Partido dos Trabalhadores reivindicamos a postura que marca o modo Petista de governar: reconhecer o movimento, receber suas pautas, negociar ás propostas e avançar nas mudanças. Diferente do que alguns possam pensar voltar atrás e alterar uma decisão já tomada não é uma demonstração de fraqueza. Pelo contrário é uma demonstração de que os nossos Governos estão a serviço do povo e dispostos a ouvir os clamores das ruas. Esta sempre foi nossa maior força e nosso diferencial.

Os rumos que essas grandes manifestações irão tomar ainda não estão consolidados, pelo contrário, estão sendo disputados por amplos setores da sociedade, do esquerdismo a direita reacionária passando pela grande mídia. Diante disto, não cabe a Juventude do PT ser apenas telespectadora. Tendo como princípio o respeito a autonomia dos Movimentos Sociais e seus espaços de deliberação devemos participar ativamente da construção dos atos, como sempre fizemos e temos feito, sem com isto abrir mão de uma atuação organizada e partidária. Levantemos nossas bandeiras!

O anti-partidarismo aclamado pela mídia e por alguns militantes e ativistas (“nossa bandeira é o Brasil”) flerta com o autoritarismo. Não se sentir representado pelos partidos é um direito, mas o desrespeito àqueles que neles militam é tão autoritário quanto tratar as manifestações com caso de polícia.

Essa não é apenas uma nota em solidariedade ás vítimas das agressões da PM ou em apoio aos manifestantes. Isto é muito pouco para nossa história. Essa é uma convocação a toda militância do Partido dos Trabalhadores, que sempre esteve acordada, a participar e construir as mobilizações em suas cidades de forma pacifica.

Chegou a hora da nova geração de brasileiros empurrar para frente as mudanças do nosso país!

Por um Brasil cada vez mais justo e democrático, através da força da sua juventude!

19 de junho de 2013

Direção Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

7 pensamentos sobre “Juventude do PT divulga nota sobre as manifestações em todo Brasil

  1. Vcs jovens não se iludam. Não se sabe de onde vem esse poder. Nós torcemos pelo que lemos na mídia, esta manipulada. Todo jovem sonha com a comuna, depois com o tempo quando começa adquirir bens come mudar de opinião. O poder sempre foi poder e o proletariado sempre foi proletariado, somos massa de manobra. leiam marx e verão que também não para uma manobra de o maior sugar o menor. Veja a fauna marinha, o maior come o menor e assim são os humanos.

    Curtir

  2. Achar que nao seremos atingidos nesse discurso de apartidário é ilusao. Os despolitizados vao tomar partido dos que atacam nossa presidenta.

    Curtir

    • Exatamente por isto, a orientação clara da Juventude do PT, de voltarmos as ruas e dar consistência política as difusas reivindicações levantadas pelos movimentos nas ruas esta correta. O lugar para ajudarmos Dilma a avançar, é nas ruas e nos movimentos. E cabe aos dirigentes partidários, os parlamentares e os executivos descerem dos seus pedestais eleitorais. O voto despolitizado, movido por forte aparato publicitário, pode facilmente migrar para o outro lado. Já o voto politizado é certeza de convicção e compromisso, de parte a parte, do eleitor e do eleito. E a juventude esta sinalizando o que em pouco tempo a sociedade inteira reivindicará nas ruas. Queremos ser governo de um Estado que criminaliza o aborto, que trata os movimentos sociais a pontapés, que funciona só no toma lá da cá da política tradicional ou queremos possibilitar que o Estado Brasileiro avance e institucionalize direitos? Eu quero o Estado avançando e não retroagindo. E embora tenhamos construído muitos avanços nos governos Lula e Dilma, não há como negar que, por força da governabilidade, o governo tem feito concessões a setores retrógrados da sociedade. Não dá, num governo do PT, polícia federal matar índio. E sabe por que voltou este tema? Por que ainda não fizemos Reforma Agrária. E não venha me dizer que este tema esta superado pelo desenvolvimento tecnológico, etc… O tal agro negócio garante o crescimento da balança comercial, mas não garante a comida na boca do povo brasileiro. Esta quem garante é a pequena propriedade. Sem falar na mãe de todas as Reformas, a Reforma Política. Temos que mostrar a sociedade o que é uma Constituinte Exclusiva. Que ela não tem nada a ver com estes deputados que aí estão, e que ela é convocada exclusivamente para a sua finalidade, que é a de fazer a reforma política, justamente para evitar que as vicissitudes do sistema eleitoral atual, que já criou a cultura de que “todo político é corrupto”. É HORA DA REFORMA POLÍTICA e nós precisamos debater isto com o povo e não nos salões acarpetados das comissões do Congresso Nacional, por que nestas hoje, se discute e aprova a Cura Gay, o Estatuto do Nascituro e outras aberrações. É também netas comissões e no próprio congresso, que bandeiras fundamentais da nossa presidenta, como o tema dos Royalties do petróleo para a Educação é questionado. Então vamos as mudanças que o movimento inconscientemente sugere: façamos o debate da Reforma Politica.

      Curtir

  3. Vcs estão ficando doidos, vcs (PT) vão as ruas protestar contra o governo do PT? Que papo de doido é esse? As manifestações já começaram a pedir pelo impeachman da presidente Dilma e vcs vão levar bandeiras do PT apoiando o impeachman. É a mesma coisa que um maconheiro ir protestar contra a maconha, ou um estuprador ir protestar contra o estupro. Mais um detalhe, parem de assassinar a gramática Brasileira, se diz a presidentE e não a presidentA, não existe estudantA, GerentA, pacientA, palavras terminadas com -nte são invariáveis em relação ao gênero, pois se fosse variável então deveria de ser o presidentO e a presidentA.

    Curtir

    • Não Jesse

      O povo não esta levantando nenhuma bandeira como o impeachman. O povo sinaliza que temos que fazer uma Reforma Política profunda. Não há nem sentido em pedir a queda da PresidentA, já que o Brasil nunca esteve tão bem. Aliás, São Paulo teve a maior geração de empregos industriais da história para um Mês apenas. Mas as bandeiras que o movimento levanta, como é o caso da corrupção, dialoga diretamente com tema da Reforma Política, e feita por uma Constituinte Exclusiva e Soberana. É bandeira do PT. A reorganização dos Espaços Urbanos, colocados pelo Movimento Passe Livre, também fazem parte e sempre fizeram parte das bandeiras do PT. O povo pede o Fora Globo, e isto quer dizer Regulação do Meios de Comunicação.É bandeira do PT. Então, não há por que não estarmos ali. Quem quer derrubar a Dilma, são os baderneiros fascistas que são responsáveis pelo vandalismo e que são uma minoria no meio do povo. Os militantes do PT só estão colocando mais gente, pra mostrar que o Fascismo não tem mais vez no Brasil. Parabéns a Juventude do PT por esta postura, de compreender o novo que esta nas ruas, mas com velhas reivindicações ainda não atendidas. É disto que estamos falando.

      Curtir

      • Se o Brasil nunca esteve tao bem porque o povo iria às ruas ?? O Sr. já ouviu falar dos movimentos contras os governantes na Suécia, Finlândia, Japão, etc ? Adivinhe porquê!! A sociedade protesta contra o que está ruim, no Brasil está tudo péssimo. Seus filhos estudam em escolas públicas? Ou são atendidos pelo SUS? Ao contrário do que o senhor alega, nosso país nunca esteve tão mal. Parabéns por sua lógica brilhante: vamos às ruas protestar já que nunca a situação esteve tão boa. Não sou contra apenas o PT, dedico igual repudio ao PSDB e suas privatizaçoes nojentas, o PMDB, o pseudo-comunismo do PC do B, e todos os outros, seus parlamentares fazem verdadeiras orgias com a verba publica, 90 bilhões roubados por ano é ridiculo. Eu teria vergonha de carregar uma bandeira que anda tão afastada de seus ideiais originais. Abraços.

        Curtir

      • O Brasil, apesar de tudo o que dizes, é a seta economia do mundo, 40 milhões saíram da extrema pobreza e 11 milhões de famílias acessaram a classe média. Provavelmente muitos dos filhos destas que antes eram pobres e hoje consomem bens, estão entre os que protestaram. Com o PROUNI, um milhão e qutrocentos mil jovens, inclusive destas famílias que acabei e citar, chegaram à Universidade. Com o Bolsa Família, que tem por condicionalidade ter os filhos na Escola, hoje mais de dois milhões de jovens do Bolsa estão no nível médio, e seu desempenho escolar é muito acima da média nacional, média esta que inclui inclusive os teus filhos, pois a média não é só das escolas públicas, mas inclusive das privadas. E foi também nos 10 anos de governo do PT, que os empregos e os salários cresceram como nunca antes no país. Eu tenho orgulho de ser do PT. tu deverias ter vergonha de falar coisa sem ter argumentos que a sustentem. Jutas valores e falas de siglas. O que queres? Só falar contra? Mas se és contra, o que será a favor? E a favor do ? Pois o que dizes, não tem a ver com o povo. Se tu escreveres novamente sem apresentar argumentos, não publicarei teu cometário, por que este Blog aqui é para debate e não para ouvir ou ler bobagem de quem não tem argumento. Grande abraço

        Curtir

Deixe um comentário