Mais uma vez, filas para preencher as 502 vagas destinadas aos cursos integrantes do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Rio Grande. Com o objetivo de ampliar a oferta em educação profissional e tecnológica, a proposta tem atendido as expectativas de muitos rio-grandinos. O processo de inscrição, que ocorre de forma constante um mês antes da abertura dos cursos, começou nesta terça-feira (9) e encerra na quarta às 17h.
Leia também
> Portadores de necessidades especiais se inscrevem no Pronatec em Rio Grande
Karen Cruz, de 32 anos, chegou na Casa dos Conselhos às 6h para se inscrever no curso noturno Traçador de Caldeira, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As aulas começam no dia 5 de agosto e encerram no mesmo dia em novembro. Basicamente a modalidade, um tanto inusitada, tem por objetivo o desenvolvimento das capacidades de calcular, traçar, planificar peças, elaborar desenhos técnicos de montagem de conjuntos e subconjuntos.
A escolha deu-se pelo anseio de se inserir no polo naval do município. “É uma profissão que não precisa de muito esforço físico e exige mais a parte de desenho e cálculo. Geralmente o pessoal procura mais o curso de soldador e até desconhece as funções dessa área.” De acordo com a integrante do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas na cidade Juliana Ferreira, a expectativa é de preencher todas as vagas e cadastrar suplentes.
No sábado, o dia de inscrições ocorreu voltado a um público prioritário. Na Câmara de Vereadores de Rio Grande, as vagas foram ofertadas especificamente a portadores de necessidades especiais. Durante a ação, pelo menos dez inscrições foram realizadas – número elevado em consideração ao primeiro período de inscrições, quando apenas dois rio-grandinos que integram tal grupo buscaram a oportunidade. Esse público ainda pode se inscrever na quarta.
Inscrições
Público-alvo: pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), atendendo os critérios de escolaridade e idade.
Pré-matrículas: na quarta das 9h às 17h, por ordem de chegada.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, número de inscrição no CadÚnico.
Locais: Cras Cidade de Águeda (avenida E, 343, Cidade de Águeda), Equipe Volante do Cras (rua João Moreira, 196, subprefeitura da Vila da Quinta), Cras Hidráulica (rua Altamir de Lacerda, 904, Hidráulica), NAP (rua 6, sem número, ao lado do Posto de Saúde da Profilurb I) e a Casa dos Conselhos (rua Marechal Floriano, 5, Centro).
Observações: pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento e na escolha de horários, se matricular não ocasiona perda da Bolsa Família, não há limite de participação por família, a pré-matrícula não garante vaga no curso (somente a matrícula definitiva, a ser confirmada posteriormente nas instituições), os alunos que concluírem os cursos serão inscritos no Sistema Mais Emprego.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
