Uncategorized

Em Alvorada, PRONATEC propicia que galpão vire Escola Profissionalizante no Bairro Nova Americana

Galpão volta às suas origens

A reinauguração do Galpão da Nova Americana como Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, ocorrido na segunda, 08/07, resgatou a tradição daquele lugar.

Originalmente publicado no Jornal da Semana de Alvorada

“Autoridades presentes no ato de reinauguração” (Foto: divulgação)

A reinauguração do Galpão da Nova Americana como Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, ocorrido na segunda, 08/07, resgatou a tradição daquele lugar.
Construído na gestão do prefeito Arno Appolo do Amaral entre 1995 e 1996, o Galpão teve, já como função inicial, ser um Centro Profissionalizante durante a semana e que pudesse reunir a comunidade nos finais de semana, e assim seguiu acontecendo até o final daquela gestão.
Também por muitos anos foi o ponto de referência das famílias da região quando ocorriam as cheias da várzea do Gravataí, além de seguir com algumas atividades da comunidade, de acordo com administradores anteriores.
Nos últimos anos, até 2012, abrigava grupos de adolescentes e crianças e também idosos em atividades recreativas e ainda havia o almoço servido aos mais necessitados nas quartas-feiras.
Por fim funcionou como um anexo da Escola Profissionalizante Florestan Fernandes, com a realização de diversos cursos.

Celulose – Agora o espaço novamente é utilizado, desta vez resultado de parceria entre a Celulose Riograndense e a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania.
Uma reforma possibilita que no local sejam ministrados cursos de construção civil. Os matriculados no curso terão possibilidade de contratação pela própria empresa, que necessita ampliar sua planta industrial em Guaíba.
Presentes ao ato o prefeito Sergio Bertoldi; representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller; deputado federal Paulo Ferreira; representante da Celulose Riograndense, Claudio Moura; representando o Pacto Pela Educação do Governo do Estado, Maria Inês Zulke; Diretor do Senai, Fabiano Hartt; representante do SENAC de Viamão, Lídia Fraga; presidente da ACIAL Maurício Cardoso, além de vereadores e diversas lideranças comunitárias locais.
Os cursos na área de construção civil que serão ministrados no Centro de Capacitação são essenciais em um momento de expansão do setor em projetos como o Minha Casa- Minha Vida, do Governo Federal, lembrou o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller, presente ao ato. O Governo Federal pretende ampliar ainda mais o número de vagas de cursos em Alvorada e pelo País através do Pronatec/Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Anísio Teixeira – Considerado um dos principais idealizadores das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Baiano do município de Caetité, Anísio Teixeira difundiu o movimento da Escola Nova. O movimento ganhou força nos anos 1930, principalmente após a divulgação, em 1932, do Manifesto da Escola Nova. O documento pregava a universalização da escola pública, laica e gratuita.

Curso – As aulas começaram ainda na segunda-feira, com cursos de carpinteiro e pedreiro. Cada curso terá 20 alunos e as aulas terão 55 dias letivos. Depois ocorrerão cursos de ferreiro armador, pedreiro estrutural e encanador com 20 vagas em cada curso.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 15 de julho na STASC, rua Wenceslau Fontoura, 126. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos e com renda per capta familiar de até três salários mínimos. Os cursos serão ministrados por técnicos do Senai. Ao todo serão oferecidas 480 vagas para diversos cursos da área de construção civil até o final do ano.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário