Ex-técnico da inteligência dos Estados Unidos pediu asilo político ao governo brasileiro
Originalmente publicado no Diário da Russia
O ex-técnico da CIA e da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, pedirá asilo político à Presidente Dilma Rousseff. O jornal Folha de São Paulo publica na edição desta terça-feira, 17, uma carta aberta do norte-americano prometendo colaborar com a investigação de espionagem das autoridades brasileiras sobre as ações da inteligência de seu país, caso possa viver no Brasil.
O texto será enviado ao governo brasileiro e será parte de uma campanha hospedada no site da ONG Avaaz. Snowden quer a ajuda do Brasil para poder revelar detalhes do mega esquema de espionagem dos Estados Unidos a cidadãos e empresas de todo o mundo, inclusive de autoridades. Ele destaca que sua condição de asilado temporário na Rússia é precária e limita um verdadeiro debate sobre o escândalo.

Para o ex-técnico da NSA, enquanto algum país não lhe der o status de asilado permanente, os Estados Unidos continuarão a exercer grande pressão para que a verdade completa não seja revelada. Snowden aproveitou para lembrar que vem colaborando com as autoridades brasileiras na investigação sobre o monitoramento a Dilma Rousseff.
Na carta, Snowden não se dirige diretamente à presidente brasileira, como forma de não contrariar o governo da Rússia, que acolheu temporariamente, mas, segundo o jornalista Glenn Greenwald, que publicou o esquema de espionagem dos Estados Unidos no jornal britânico The Guardian, o ex-técnico da NSA quer viver no Brasil.
Segundo publica a Folha de São Paulo, Glenn Greenwald e seu companheiro David Miranda, que vivem no Rio de Janeiro, vão liderar uma campanha para que Dilma aceite o pedido de asilo permanente a Edward Snowden.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Pingback: Edward Snowden quer viver no Brasil | BOCA NO T...
Pingback: Edward Snowden quer viver no Brasil | O LADO ESCURO DA LUA