Publicado por inclusaoprodutiva

A formatura regionalizada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a certificação de 600 alunos dos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, foi realizada no Centro Olímpico Municipal de Canoas, na noite desta quarta-feira (11).
Além da entrega dos certificados, alguns formandos deram depoimentos de sua trajetória e ex-alunos, já empregados, assinaram a carteira de trabalho em um ato simbólico durante cerimônia.
Participaram da o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate Combate à Fome, Luiz Müller; o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi; o Gerente do Núcleo de Educação Profissional, Roberto Sarquis Berte; o diretor de Operações do Departamento Regional do Senai Rio Grande do Sul, Carlos Artur Trein; o direto-geral do Campus Canoas/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Mariano Nicolao; e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Wolf, além do prefeito Jairo Jorge. Os formandos foram recepcionados pela dupla musical Michels Duo, de Canoas e após o encerramento da solenidade, assistiram ao show do MC Jean Paul.
Uma nova oportunidade
Uma família feliz. Este era o sentimento resumido pelo casal canoense Ubiratã Alves Barboza, 45 anos, e Ananda Santos Flores, 25 anos, ambos formandos do Pronatec, no curso de Desenhista Mecânico, ministrado no SENAI. Ubiratã é ex-pintor, não tinha emprego formal e nem carteira assinada há 12 anos. Ele viu no programa a oportunidade de mudar de vida. “Depois que fiz o curso conquistei meu emprego. Estou novamente no mercado de trabalho. O Pronatec mudou muita a minha vida.” Ananda, a ex-dona de casa, diz que as mudanças foram significativas tanto na vida familiar, como na profissional. Disse, emocionada que o curso fez a diferença. “Com a qualificação existe um mercado de trabalho muito maior. Não tenho palavras para explicar a minha felicidade com a conquistar do meu emprego”.
Qualificação em Canoas
Em Canoas os cursos do Pronatec – Plano Brasil Sem Miséria são vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). No 2º semestre de 2013 foram ofertados 26 cursos, no IFRS, pelo SENAI e SENAC, e nas Frentes Emergenciais de Trabalho (FETS). Estão em andamento sete cursos. Em 2013, foram oferecidas um total de 752 vagas.
Para 2014, foram pactuadas cerca de 2.810 vagas, juntamente com as escolas SENAI, SENAC, SENAT e IFRS. Segundo a secretaria da SMDS, Maria Eunice Wolf, além dos cursos já oferecidos, no próximo ano terá início o Pronatec – Formação inicial e Continuada (FIC), modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Os cursos do Pronatec/Bolsa-Formação objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação. “A formatura de 2014 terá elevação de escolaridade e qualificação profissional”, destacou Eunice.
Pronatec
O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, executada pela Prefeitura de Canoas com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O PRONATEC/Plano Brasil Sem Miséria, dispõe de um conjunto de programas e ações para a formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no CadÚnico. Os interessados podem obter informações na Secretaria de Desenvolvimento Social, através do telefone (51) 3428-1643 ou pelo sitewww.pronatec.mec.gov.br.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.