Uncategorized

SUAPE/PE: PRONATEC é porta de entrada para 25 mil empregos qualificados para beneficiários do Bolsa Familia

Foto:Arquivo

Foto:Arquivo

MÃO DE OBRA

Ação que reúne governos federal e estadual e Cone Suape vai ofertar treinamento no segundo semestre de 2014

O Cone Suape, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria estadual de Trabalho e Qualificação começaram a fazer um levantamento para oferecer capacitação aos futuros funcionários das empresas que vão se instalar na área de Suape nos próximos dois anos. “A estimativa do Cone é que sejam criadas 25 mil vagas de trabalho pelas empresas que vão se implantar naquela região. Nessas capacitações, a intenção é incluir principalmente as pessoas que fazem parte do cadastro único de políticas sociais do governo federal, beneficiando as famílias que têm renda de até três salários mínimos”, diz o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Müller. Também fazem parte desse cadastro os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Em Suape, as capacitações começarão a ser oferecidas a partir do segundo semestre deste ano, tendo como base a necessidade de contratação das empresas. Além das famílias que estão no cadastro único do governo federal, também terão prioridade, nas matrículas, os cidadãos que podem ficar desempregados na área de Suape com a conclusão de grandes obras, como a Refinaria Abreu e Lima, que será inaugurada em 2015. A maioria desses trabalhadores atua na construção civil.

“A qualificação vai preparar essas pessoas para novos postos de trabalho mais qualificados. Vamos fazer o possível para que essa capacitação ocorra pelo Pronatec“, comenta Müller, acrescentando que a criação de novos empregos na região de Suape vai seguir crescendo até o ano de 2022, quando deverá haver uma estabilização.

Hoje, executivos do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério de Indústria e Desenvolvimento Econômico, da secretaria estadual de Trabalho e Qualificação e do Cone se reúnem às 9 horas para iniciar o levantamento de quantas pessoas precisarão ser treinadas no segundo semestre deste ano. Eles visitarão Suape e também o Cone, um Condomínio de Negócios instalado no Cabo de Santo Agostinho que tem 40 empresas instaladas.

De acordo com Müller, a intenção é fazer com essas capacitações ocorram de acordo com as necessidades da empresa dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação. Os cursos serão oferecidos em parceria com o Sistema S, incluindo o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além das escolas técnicas federais. As capacitações do Pronatec pagam R$ 10 a cada hora-aula por aluno para qualquer modalidade de curso.

Criado em 2011, o Pronatec já investiu R$ 124,7 milhões em Pernambuco, realizando 63.123 matrículas de cursos que ocorreram em 115 municípios. Ainda neste semestre, o programa vai oferecer 12 mil capacitações aos beneficiários do Bolsa Família em 52 municípios de Pernambuco. “As pessoas interessadas devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social dos Municípios ou os postos do Sine. No Recife, há um na Rua da Aurora.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “SUAPE/PE: PRONATEC é porta de entrada para 25 mil empregos qualificados para beneficiários do Bolsa Familia

  1. Pingback: SUAPE/PE: PRONATEC é porta de entrada pa...

Deixe um comentário