Por Ricardo Gebrim no Portal Plebiscito Constituinte
Num gesto de extrema coerência com seus compromissos de campanha a Presidenta Dilma, em sua primeira fala após o resultado das eleições, prioriza a Reforma Política, defende o Plebiscito e conclama para a mobilização popular. Sem mudar o sistema político estaremos aprisionados naspossibilidades de realizar as mudanças necessárias e com isso, a direita seguirá se fortalecendo.
Com a nova composição do Congresso Nacional, a mais conservadora desde a ditadura, uma mera reforma da legislação eleitoral corre o risco de aprovar medidas ainda mais reacionárias, como o voto distrital e a consolidação do financiamento empresarial.

A Reforma Política que precisamos é a que muda o Sistema Político. A luta tem quer ser por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, como proposto pela Presidenta Dilma em junho de 2013.
Isso exige muita luta. Não conquistaremos um Plebiscito Oficial que consulte o povo sobre a convocação da Constituinte sem muito mobilização. A grande mídia já começou a atacar a proposta da Presidenta Dilma.
É o momento de retomar os Comitês Populares que construímos ao longo do Plebiscito Popular. De dar uma devolução a todos que votaram em nossa campanha. É o momento de apontar que a luta exige um Plebiscito Oficial sobre a Constituinte. De exigir que o Congresso Nacional aprove o Plebiscito Oficial.
Derrotamos a direita nas eleições. Mas, sabemos que o desafio será muito maior agora. Estamos todos felizes e exaustos com uma aguerrida campanha em que a militância mostrou sua força. Porem, não é hora de descansar ainda. Muita luta nos espera.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
Pingback: REFORMA POLÍTICA SEM CONSTITUINTE E MUITA MOBILIZAÇÃO PODE VIRAR CONTRA REFORMA COM UM CONGRESSO NACIONAL CONSERVADOR | MANHAS & MANHÃS