Uncategorized

LULA: ‘SÓ IMPRENSA CEGA CRIMINALIZA A DIPLOMACIA’

:

Assessoria de imprensa do Instituo Lula rebate jornais que noticiaram e-mail apreendido pela Polícia Federal e que aponta que o ex-presidente teria feito lobby para a Odebrecht em um encontro com o presidente da Namíbia em 2009; “Em seus dois mandatos, Lula chefiou 84 delegações de empresários brasileiros em viagens por todos os continentes. A diplomacia presidencial contribuiu para aumentar as exportações brasileiras de produtos e serviços (…) e isso representou a criação de milhões de novos empregos no Brasil. Só uma imprensa cega de preconceito e partidarismo poderia tentar criminalizar um ex-presidente por ter trabalhado por seu país e seu povo”, diz trecho da nota; assessoria aponta ainda “uma repetitiva, sistemática e reprovável tentativa de alguns órgãos de imprensa e grupos políticos de tentar criminalizar a atuação lícita, ética e patriótica do ex-presidente Lula”

Do Brasil 247 – Acusado de ter atuado em favor da Odebrecht junto ao presidente da Namíbia em 2009, o ex-presidente Lula rebateu, por meio da assessoria de imprensa do instituto que leva seu nome, os jornais que noticiaram o caso criminalizando o gesto do ex-presidente.

“PR fez lobby” eram os títulos das reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo nesta terça-feira, uma frase que teria sido escrita pelo ex-ministro do Desenvolvimento durante o governo Lula, Miguel Jorge, em um e-mail enviado a dois executivos da Odebrecht.

A declaração fazia referência a um encontro entre Lula e Hifikepunye Pohamba, então presidente do país africano, recebido no Itamaraty para um almoço em fevereiro daquele ano. O e-mail foi apreendido durante a fase Erga Omnes, da Operação Lava Jato, e, segundo a Polícia Federal, a frase faz “provável referência” a Lula.

Em nota, a assessoria do ex-presidente afirmou: “Em seus dois mandatos, Lula chefiou 84 delegações de empresários brasileiros em viagens por todos os continentes. A diplomacia presidencial contribuiu para aumentar as exportações brasileiras de produtos e serviços, que passaram de US$ 50 bilhões para quase US$ 200 bilhões, e isso representou a criação de milhões de novos empregos no Brasil.”

O texto prossegue, com críticas à mídia: “Só uma imprensa cega de preconceito e partidarismo poderia tentar criminalizar um ex-presidente por ter trabalhado por seu país e seu povo.” Para a assessoria do Instituto Lula, “há uma repetitiva, sistemática e reprovável tentativa de alguns órgãos de imprensa e grupos políticos de tentar criminalizar a atuação lícita, ética e patriótica do ex-presidente na defesa dos interesses nacionais, atuação que resultou em um governo de grandes avanços sociais e econômicos, com índices recorde de aprovação.”

“Temos a absoluta certeza da legalidade e lisura da conduta do ex-presidente Lula, antes, durante e depois do exercício da Presidência do país, e da sua atuação pautada pelo interesse nacional”, conclui o texto.

Ao comentar o caso ontem, o ex-ministro Miguel Jorge defendeu que fazer lobby para as empresas do país é papel dos chefes de Estado e ministros. “A primeira visita da rainha da Inglaterra ao Brasil nos anos 70 foi especificamente para vender aviões ingleses, de uma empresa que depois foi uma das que formaram a Airbus. Acho que esse é o papel dos governantes, de realmente se esforçarem para ter um comércio exterior maior para os seus países”, lembrou.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 pensamentos sobre “LULA: ‘SÓ IMPRENSA CEGA CRIMINALIZA A DIPLOMACIA’

  1. E daí, vermelho, vc ainda acha, depois de tantas evidências criminosas contra o Lula, que este artigo de merda ainda faz sentido?
    Se retrate e peça desculpas aos que perderam seu tempo para ler essa porcaria.

    Curtir

Deixe um comentário