Uncategorized

Noite dos Museus tem ato contra Temer

Do Jornal Já

MATHEUS CHAPARINI

“Pela arte, pela cultura! Não ao golpe, não à ditadura!”, gritavam os manifestantes no saguão lotado do Memorial do Rio Grande do Sul. Era a segunda ação do grupo na noite deste sábado e teve apoio expressivo do público, que respondeu com palmas e gritos de “Fora Temer!”

A ação-relâmpago, que já havia passado pelo Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), durou poucos minutos e o grupo seguiu pelo roteiro central da Noite dos Museus. O evento, promovido pela secretaria de Estado da Cultura e pela Vivo, ofereceu mais de 30 atrações culturais em oito museus de Porto Alegre.

O recém-criado coletivo, que atende por Atenção Arte Cultura, aproveitou a ocasião para protestar contra o presidente interino Michel Temer e pela extinção do Ministério da Cultura. O grupo foi criado há cerca de um mês e é formado por artistas, professores, estudantes, jornalistas e produtores culturais.

O grupo Atenção Arte Cultura foi criado há cerca de um mês| Ramiro Furquim/Jornal Já

Nem o recuo de Temer, que na tarde de sábado, anunciou que a pasta Cultura voltaria a ser Ministério em seu governo, passou batido. “Devolveu o Minc? Agora devolva o governo!”, lia-se em um dos cartazes, “luto pelo Minc”, dizia outro.

O grito de guerra durou apenas um minuto e não chegou a interromper o som dos metais do Quinteto Porto Alegre, que seguiu com sua apresentação, muito aplaudida ao final. Ainda assim, houve quem reclamasse do ato. “Isso é uma falta de educação com a cultura”, bradou um indignado.

Grupo colou cartazes pelos muros da periferia de Porto Alegre / Rafael da Silva

Esta foi a segunda ação do grupo. A primeira foi uma série de cartazes colados em muros da cidade, com informações pouco conhecidas da maioria da população. “Demos preferência a colocar os cartazes na periferia, onde acaba chegando menos informação”, explica a jornalista Michele Rolim.

A próxima ação planejada pelo grupo é um boicote de um dia à bandeira de cartões de crédito Visa. “Vamos começar por esta, mas a ideia é fazer com todas as bandeiras de cartão”, disse Ana Albani, professora de Artes Visuais da UFRGS.

Ramiro Furquim/Jornal Já

Evento teve diversas apresentações em oito museus de Porto Alegre| Ramiro Furquim/Jornal Já

Ramiro Furquim/Jornal Já

| Ramiro Furquim/Jornal Já


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 pensamentos sobre “Noite dos Museus tem ato contra Temer

Deixe um comentário