Uncategorized

Privatização total do setor elétrico pode trazer tarifaço e fim da energia como um bem público

Avatar de maweissheimerrsurgente

Ronaldo Custódio: “Esse novo modelo proposto coloca em risco a segurança energética do país”. (Agência ALESC – Assembleia Legislativa de SC)

O Ministério de Minas e Energia emitiu a Nota Técnica nº 5/2017, propondo alterações das normas que regem o setor elétrico brasileiro, com o objetivo declarado de “aprimoramento do marco legal” desse setor. Esse “aprimoramento”, porém, pode levar a uma mudança radical, de orientação ultraliberal, do funcionamento do sistema elétrico do país como um todo.

“O centro desse novo modelo é o conceito de que a energia elétrica é uma mercadoria, uma commodity, que pode ser vendida e comprada em um mercado livre de energia elétrica”, diz o engenheiro Ronaldo Custódio, ex-diretor técnico da Eletrosul, idealizador do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul e professor no curso de especialização em Energias Renováveis da PUC-RS. Para os consumidores, uma das principais consequências dessa mudança pode ser um aumento de…

Ver o post original 1.138 mais palavras


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “Privatização total do setor elétrico pode trazer tarifaço e fim da energia como um bem público

  1. Pingback: Privatização total do setor elétrico pode trazer tarifaço e fim da energia como um bem público — Luíz Müller Blog | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário