internet/política

Pokemon, o jogo que traz espiões para dentro de casa com sua autorização e colaboração

 “A propósito: ao instalar o jogo você concorda com os termos do mesmo. E não é coisa pouca. A Niantic adverte-o oficialmente: “Nós cooperamos com agências do governo e companhias privadas. Podemos revelar qualquer informação a seu respeito ou dos seus filhos…”. Mas quem é que lê isso? (Do artigo que reproduzo a seguir)

poke_3

Antes o Tio Sam enxergava tua rua. Agora, vai enxergar dentro da tua casa, e com tua autorização e colaboração. É tempo de relembrar Jorge Orwell e o Big Brother de “1984”

De Sergey Kolyasnikov para Diário Liberdade  Pode falar-me do “Pokemon Go”?

Já dei três entrevistas sobre isso, de modo que agora tenho de me aprofundar nas fontes primárias.

Programador do jogo: Niantic Labs. É uma start-up da Google. Os laços da Google com o Big Brother são bem conhecidos, mas irei um pouco mais fundo.

A Niantic foi fundada por John Hanke, o qual fundou a Keyhole, Inc. – um projecto de mapeamento de superfícies cujos direitos foram comprados pela mesma Google e utilizados para criar o Google-Maps, o Google-Earth e o Google Streets.

E agora, atenção, observe as mãos! A Keyhole, Inc. foi patrocinada por uma empresa de capital de risco chamada In-Q-Tel , que é uma fundação oficialmente da CIA estabelecida em 1999.

As aplicações mencionadas acima resolvem desafios importantes:

Actualização do mapeamento da superfície do planeta, incluindo estradas, bases [militares] e assim por diante. Outrora tais mapas eram considerados estratégicos e confidenciais. Os mapas civis continham erros propositais.

Robots nos veículos da Google Streets olhavam tudo por toda a parte, mapeando nossas cidades, carros, caras…

Mas havia um problema. Como espiar dentro dos nossos lares, porões, avenidas com árvores, quartéis, gabinetes do governo e assim por diante?

Como resolver isso? O mesmo estabelecimento, Niantic Labs, divulgou um brinquedo genial que se propagou como um vírus, com a mais recente tecnologia da realidade virtual.

Uma vez descarregada a aplicação e dadas as permissões adequadas (para acessar a câmara, microfone, giroscópio, GPS, dispositivos conectados, incluindo USB, etc) o seu telefone vibra de imediato, informando acerca da presença dos três primeiros pokemons! (Os três primeiros aparecem sempre de imediato e nas proximidades).

O jogo exige que você dispare para todos os lados, atribuindo-lhe prémios pelo êxito e ao mesmo tempo obtendo uma foto da sala onde está localizado, incluindo as coordenadas e o ângulo do telefone.

Parabéns! Acaba de registar imagens do seu apartamento! Preciso explicar mais?

A propósito: ao instalar o jogo você concorda com os termos do mesmo. E não é coisa pouca. A Niantic adverte-o oficialmente: “Nós cooperamos com agências do governo e companhias privadas. Podemos revelar qualquer informação a seu respeito ou dos seus filhos…”. Mas quem é que lê isso?

E há o parágrafo 6: “Nosso programa não permite a opção “Do not track” (“Não me espie”) do seu navegador”. Por outras palavras – eles o espiam e o espiarão.

Assim, além do mapeamento alegre e voluntário de tudo, outras oportunidades divertidas se apresentam.

Por exemplo: se alguém quiser saber o que está a ser feito no edifício, digamos, do Parlamento? Telefones de dúzias de deputados, pessoal da limpeza, jornalistas vibram: “Pikachu está próximo!!!” E cidadãos felizes agarrarão seus smartphones, activarão câmaras, microfones, GPS, giroscópios… circulando no lugar, fitando o écran e enviando o vídeo através de ondas online…

Bingo! O mundo mudou outra vez, o mundo está diferente.

Bem vindo a uma nova era.

Leia Também sobre o tema

Pokémon Go coleta dados sensíveis dos celulares e dos usuários, do Jornal GGN

75 pensamentos sobre “Pokemon, o jogo que traz espiões para dentro de casa com sua autorização e colaboração

  1. Mas, qual o problema, afinal de contas? O que as “agências de governo” vão querer com uma dona de casa ou um adolescente que passa o dia jogando videogame? Se não há nada a esconder, não há o que temer… E bom jogo para todos!

    • O esquema aí não é de espionagem pelo Celular, mas através das fotos. Antes o Google maps, Google earth e outros programas só chegavam a porta da tua casa, ou via satélite, até o telhado, sempre a partir de fotos e vídeos. Com este aplicativo, e outros com certeza surgirão, o custo para fazer estes mapas será menor e em tempo cada vez mais rápido também, pois agora há milhões tirando fotos em tudo que é lugar, e em qualquer hora, não sendo mais necessários aqueles carros com câmeras do Google. Poro utro lado, o que os carros não faziam, de entrar nas casas das pessoas, as pessoas farão, ao tirar fotos cassando pokemons dentro de casa. É a foto e não o aplicativo ou o celular em si que interessa a turma de Washington.

    • Sério? É engraçado, mas em 1969 metade da população, embora vendo as imagens do homem chegando a lua, não acreditava que o homem tivesse chegado a lua. No entanto chegou. Uma câmera desativada pra ti, pode não estar desativada para os gestores do aplicativo. Sugiro ver “1984”, de jeorge Orwell, um visionário. Só errou nas datas. E continua pegando pokemons, com ou sem câmera ativada. O “Grande Irmão” virá depois e te dirá como deves fazer daí em diante.

      • KKkkKKkk conta outra vai durmi se não gosta do jogo não joga isso é diversão amigo, se você não diverti fica na sua e não critica… Só me faltava essa, só escuta essas asneiras no Brasil mesmo povo sem cultura por isso pais e uma atrazo….

      • Concordo com o Wallas. Afinal não estamos mais em 1969, como repetidamente você está citando Luis. Com certeza faz parte desses grupinhos acostumados a ver teorias de conspiração em tudo. Pode me explicar então, como eu tenho um celular “sem câmera” e ainda posso jogar o game? Então não me venha com esta teoriazinha barata, “anti- sei lá o quê”. Não gostar é uma coisa, usar de “terror psicológico” para instaurar o caos é outra totalmente diferente, assim como o fez Orwell.

      • Orwell,instaurador do caos? Bah. Este é o limite possível de um debate sobre um tema tão importante. Seja feliz com o grande irmão.

      • Orwell, um “maluco fanático”??Buenos. ..A partir daí não tem mais possibilidades de debate. Seja feliz com o Jornal Nacional

      • O aplicativo é muito leve, a quantidade de dados usada com certeza seria bem maior se filmasse tudo em volta e mandasse pro servidor. Achar que estão filmando tudo mesmo com a câmera desativada é mais absurdo ainda, pois, segundo essa lógica, qualquer aplicativo do celular pode estar usando a câmera pra te filmar então, já que se quer ela precisa estar ativada. Me divirto com esse lado da internet da teoria da conspiração que já acredita em qualquer texto sem pesquisa nenhuma.

      • De minha parte, infelizmente eu não me divirto com o que as pessoas são levadas a acreditar, com o uso indiscriminado das mídias pelo poder. As massas alemãs, levadas a histeria e a idiotia generalizada pelas mídias mais avançadas a época, o rádio e a TV, se transformaram coletivamente numa máquina assassina. Tem algo diferente nos modismos criados pelas grandes mídias hoje? As grandes mídias anunciam, noticiam, repetem, e lá estão milhares de malucos correndo atrás de bichos inexistentes para caçá-los. E tu achas que o capital desenvolve um jogo destes, investe os tubos nas grandes mídias pra generalizar esta idiotia, sem ganhar nada? Acorda homem. Tu estas sendo manipulado.

    • Parabens e isso ai mesmo. Acho muito importante que antes de voce falar alguma coisa, estude, se informe a respeito para nao falar aseneira.

  2. Não funciona como descrito. Dá para jogar sem ativar a câmera e a mesma só é ativada quando o jogo gera o pokémon (q fica parado no lugar).

    Dá para jogar tb sem câmera, sob fundo do próprio jogo. E se tirar do wi fi e ficar só no 3G ou 4G, ele se confunde bastante. Considera que vc está se deslocando, mesmo parado.
    Não li o termo inteiro de privacidade, mas a citação acima me parece truncada.

    • E eu adoro ver quem não acredita. Seguem qualquer coisa nova lançada como doidos e não tem olhar crítico nenhum. Então tu achas que megarante empresas internacionais fazem joguemos gratuitos por querem a Tua felicidade? Oh coitado!

      • Parabéns Luis é isso mesmo. Qualquer coisa idiota satisfaz o povo. Falta de visão e criticidade. Por isso o Brasil está desse jeito.

      • O jogo lucra com propagandas, não com venda de app, mas não tá fazendo nada de graça, tem lucros, fora o marketing em cima da marca que está vendendo como nunca.

      • O senhor já jogou algum MMORPG, FPS, MOBA ou Browser Game?
        Vejo que o senhor é totalmente leigo, para estar dissertando sobre, mas vou dar uma força, o jogo é gratuito para baixar, mas vai chegar um ponto que você vai precisar de pokecoins, que são adquiridos através de… tanananammmmmmmm dinheiro ohhhhh isso mesmo grana, ou seja a empresa não fez joguinho nenhum gratuito para minha felicidade, eles querem minha grana assim como tudo e todos.
        E digo mais se querem espionar minha casa que o façam, não tenho nada a esconder.
        Sem mais me despeço.

      • Cara, para com essas nóias de teoria da conspiração q ainda acreditam em tudo q ve. Pessoas assim vão logo pro sanatório e não vivem.

      • LUIZ MÜLLER,acompanhei todas as suas palavras,confesso que aprendi muitas coisas nestes poucos minutos…vc está de parabéns.um brasil de mente aberta precisa de mais homens como vc.abraços

      • “Gratuitos” hahaha olha, nesse sentido o senhor realmente não tem ideia do que está falando, o que é péssimo, pq mesmo SE tivesse argumento coerentes, tudo ia a baixo só com o fato de falar o que não sabe. Vai ler cara. Pokemon acho difícil ter dados de faturamento pq é recente, mas joga lá no Google “Clash of Clans” e vê quanto dinheiro os desenvolvedores faturaram só em 2013 com esse “joguinho grátis”. Isso se chama compra in-game e gera RIOS de dinheiro. Bom, faço votos que o senhor pare com essa mania feia de falar do que não entende. Paz.

  3. Minha sábia mãe dizia, que chegaria o tempo que através de equipamentos nossos, seríamos monitorados. Antes de partir me disse que esse mundo não tinha mas nada de bom. Por isso queria partir. Obrigada meu Deus! Por ter tido uma pessoinha tão iluminada e cheia de Deus para me criar!

  4. Você usa smartphone? Usa Facebook? Instagram? GMail? Quantas pessoas responderiam não a essas quatro perguntas? Esses três serviços têm acesso a muito mais informação do que o Pokémon Go jamais vai ter, simplesmente porque o Pokémon Go consome elas, e trabalhando na área, sei o que o Facebook e Gmail fornecem ao aplicativo Pokémon Go é muito menos do que o que eles tem acesso. Agora, é preocupante o Pokémon Go ter acesso a câmera mesmo, mas se olhar os termos de uso do Facebook e Gmail vai ver que eles falam que podem ter acesso por N motivos e isso já foi motivo de debate. Então se você usa Facebook e Gmail no seu celular, você já entregou muito mais informações do que qualquer jogador de Pokémon Go. Ou você acha que as propagandas que você ve em todo lugar são do seu interesse por coincidência? Esses sites são grátis porque usam seus dados como moeda de troca, o Polémon Go vive de vender coisas na loja deles, então pare e pense um pouco quem está fornecendo informação para quem.

    • Mas é isto. Você é só um manipulado a mais, sendo engolido. O mercado já conhece teus desejos. Agora os governos vão entrar na tua casa, que eles já sabem onde é, e ver como tu aplicas e usufruis dos teus desejos já identificados pelo mercado. Feliz “1984”.

      • E você está escrevendo seu blog da sua máquina de escrever por um acaso? Você é tão alienado quanto qualquer outra que você aponta o dedo para criticar, tenho certeza que usa “zapzap” pra falar com os amigos, facebook para fazer propaganda do seu blog, você faz as mesmas coisas que os jogadores do Pokemon Go. Ou só porque não está jogando acredita que não? Se você usa Wibdows no seu laptop está expondo sua privacidade para a Microsoft, se usa Mac está fazendo o mesmo para a Apple. Se usa Linux está deixando se render pelos softwares e sites que teima em acessar

      • Mas em algum momento eu disse algo diferente disto? A consciência do que se passa é fundamental pra poder criticar e até mudar o que existe. Se a pessoa nem sabe, acaba engolida. Foi assim com o nascimento do nazismo e do fascismo. E Jeorge Orwell mostra isto muito claramente em 1984.

      • Uma pesquisa rápida no google tu vai ver que o próprio facebook em pessoa (Mark) cola fita adesiva na câmera do notebook dele, porque mesmo desativada é possível acessar remotamente. De fato eles tem todas essas informações, digitais, espectro de voz e daqui pouco tempo mapeamento de íris via desbloqueio de smartphone, vale a pena assistir Minority Report e Inimigo do Estado novamente pra ter uma noção do que é isso tudo atualmente. Inimigo do Estado em 98 já mostrava Google Earth em tempo real usado pela CIA antes de se quer ser citada a ferramenta ao público, podem dizer que é meramente um filme, mas Luís, veja bem, não dê suas pérolas aos porcos, discernimento é dom de Deus.

  5. É realmente lamentável, oque eu acho de mais legal nas teorias da conspiração é o nível de encaixe de uma mirabolancia sem tamanho, acho muito interessante, uma habilidade notável de criar uma história consistente usando fatos rasos e falando do que não se conhece, não vou discutir aqui a irrelevância da primeira parte do texto tentando fundamentar uma certa seriedade demonstrando o histórico empresarial que levou a criação da niantic e sua filiações… tamanha irrelevância de tudo que foi dito ali, o Google é dono do sistema operacional (no caso do sistema Android) e desculpa mais ele n precisa de nenhum joguinho para espionar ngm, quem te diz se sua câmera esta desligada nesse momento ? … sobre as permissões que o aplicativo pede elas são essenciais para o funcionamento do game afinal ele funciona com a sua posição aliada ao mapa do google maps… declarar o contrário só demonstra total desconhecimento sobre o jogo… no mais não se caça pokemons dentro de casa… se estão realmente espionando pelo jogo estão recebendo toneladas de imagens do Ibirapuera no momento, vão aprender muito sobre como fazemos um piquenique;
    No mais acho sim que as pessoas hj entregam de mais informações no geral, que são usados sim por essas empresas pra obter lucro de varias formas onde não vou me delongar e por esse motivo é solicitado o seu aceite no contrato de instalação, rsrsrs é um absurdo tão grande falar da solicitação do contrato como argumento para sustentar as sandices desse texto… afinal se eu assinar um papel permitindo que alguém me mate ele vai mostrar isso no tribunal ? Vai se livrar da cadeia ? minha assinatura permitindo minha morte vai livrar o assassino de pagar por homicídio ? Privacidade é um assunto delicado e não é bem assim que funciona esse tipo de permissão… rsrsrs permissão essa que como já comentei não faz sentido se a empresa controla o sistema operacional da grande maioria das pessoas que utilizam o Android e sabe oque seria mais lucrativo que ter foto das salas das pessoas ? Um concorrente com informações reais sobre uma espionagem, que exibidas ao público derrubariam um Império aprendo bastante espaço pra empresas de tecnologia emergentes.
    Toda teoria da conspiração é interessante e busca lógica, acho que é um exercício de pensar interessante, mais em um país de massa ignorante infelizmente esse tipo de brincadeira (ou loucura no caso de crença real) é muito danosa.

  6. Talvez não seja questão de alimentar o panico, mas de instruir que as pessoas leiam e tentem compreender o que esta descrito nos termos de uso, pois as empresas, parceiros e agencias governamentais “PODEM” captar informações a respeito do usuário. Podem é bem diferente de irão ou estarão constantemente.
    Outra confusão a respeito é que muitas pessoas estão entendendo e acreditando que essas informações serão verificadas 24h por dia, todas as câmeras serão acessadas para controle etc. Simplesmente nao existe capacidade de armazenamento, processamento e banda pra isso acontecer, pelo menos por enquanto ainda não.
    Outro ponto é as pessoas a favor de que se investigue e se monitore pessoas suspeitas, mas indignadas por seus próprios aparelhos darem informações pertinentes, sobre eles e os investigados. Eu quero que controlem, mas nao quero ser controlado.
    A maioria, se não a totalidade dos softwares de celulares atualmente compartilham informações com empresas ets, Watsapp, picasa, facebook, google apps.
    Mas agora as pessoas estão preocupadas com o pokemon; como ficaram com o radio, com a TV, com os Pcs, com a internet etc…
    LeX, Gestor de T.I.

  7. Pingback: Pokémon Go coleta dados sensíveis dos celulares e dos usuários | Luíz Müller Blog

  8. Pingback: Espionagem |

  9. Senhores e senhoras Boa tarde!
    É bem provável que haja mais seriedade nas palavras do Sr. Luiz Miller do que vocês imaginam. A tecnologia está mais avançada do que o povão pode imaginar. Tem muito conhecimento que so esta nas mãos de órgãos militares e estratégicos, tais como a CIA. É só estudar um pouco de Física Quântica para se perceber o que pode ser feito pela mente criadora da ciência. Coisa totalmente inimaginável pela maioria das pessoas. Se mentes inescrupulosas ter acesso a minha privacidade pode, com conhecimento da nanotecnologia, computação gráfica e outras mais desconhecidas por nós, forjar situações comprometedoras e que venham a justificar abusos, absurdos e inverdades sobre mim e minha família. Mais ai ja sera tarde demais.

  10. Um governo mundial com um líder mundial. O mundo está caminhando a passos largos para esse fim. E esse líder mundial sem dúvida alguma será o anti-cristo. Isso está bem claro na Bíblia. Haverá controle total sim, com a utilização de todos avanços tecnológicos e também haverá a marca da besta. O chip para isso já existe. Os opositores desse governo satânico serão perseguidos e mortos, principalmente os cristãos, que aliás, já estão sendo perseguidos em grande escala no oriente médio e o serão ainda mais num futuro não muito distante na Europa e no resto do mundo. Serão perseguidos pelos islâmicos e pela esquerda assassina que os apóia, até que seja criado o governo mundial, que terá sucesso no início, mas depois trará um tempo de aflição na terra como nunca houve em toda a História da humanidade. Mas graças a Deus que Jesus virá para dar vitória para todo aquele que perseverar em andar com Cristo. Jesus disse: “Aquele que perseverar até o fim será salvo”. Só não serão enganados pelo anti-cristo os que conhecem a Bíblia e perseveram em andar com Cristo obedecendo os seus ensinos. Os demais, receberão o anti-cristo de braços abertos, crendo ser ele um salvador. Serão enganados e recebendo a marca da besta, perderão a salvação. Já desde o Velho Testamento e depois no Novo Testamento, a Bíblia já vem relatando profeticamente esses eventos que sucederão. Pesquisem e se convertam ao Senhor de todo o coração enquanto é tempo. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar é o que nos aconselha a Bíblia. Deus abençoe a todos!

  11. É senhoras e senhores ,quem acredita que os apps não podem usar sua câmera tmb não acreditaria que praticamente qualquer um pode hackear a câmera do seu celular,tablet ou note então?Pasmem!!!Facílimo,é só querer.

  12. Senhores, Pokemon go um novo cavalo de tróia da atualidade, somente os incautos pensam que a vida vai mudar pra melhor com um boneco espião dentro de casa, mesmo que os paladinos defensores do pokemon aleguem que a possibilidade seja mínima, eu não quero a menor possibilidade de espionagem.
    Já tem tecnologia de sobra pra espionar a vida fora as redes sociais e celulares, não precisamos de mais uma. Obrigado.
    Sr Luiz Miller é um homem sério e por democracia vocês devem respeitar a opinião dele que foi bem esclarecedora.
    Já os defensores de pokemon se escondem e não mostram o rosto, não são dignos de confiança.

  13. A historia da humanidade está cheia de situações como esta. Desde os livros religiosos mostrando as consequências sofridas por seus profetas por terem tentado alertar o “seu povo” sobre o que estaria por vir, até o assassinato de Kennedy que alguns ainda insistem em não concluir que era para aumentar a ação militar no mundo…Os setores dominantes da sociedade até falam a verdade quando um candidato à governador diz, em campanha, que a não tem plano ou proposta apenas quer o poder e outro, candidato à deputado federal diz “não tenho ideia do que se faz lá mas vou fazer a mesma coisa porque estou endividado com três divórcios …” Dizem a verdade e a “tigrada” vota neles por que “são honestos”…Infelizmente é assim mesmo: nossa “civilização vive de arrependimentos pelos erros cometidos e saudades do passado mas não faz o deve ser feito: tomar as rédeas de suas vidas não aceitando as “iscas” postas à sua frente. Fora disso fica-se debatendo e discutindo com as “paredes”. Que, por sua vez, por não ouvirem e/ou não compreenderem o “depois de amanhã” acreditam que sempre tem razão…

  14. Isso pra mim é muita hipocrisia, instala o game quem quiser! É só ler as autorizações! Só autoriza se você quiser! Se atualize antes de postar ou criticar alguma coisa! Então pare de usar o waze, Facebook, Instagram, Google maps que usa sua localização atual, pois ambos os apps pedem as mesmas autorizações! Eu indicaria uma caverna à você e muitos anos de vida de isolamento, pois afinal, tirando algumas pessoas que gostam de andar pra trás, tem pessoas visionárias que vê o game não só como um jogo, mas sim uma ferramenta de diversão, ainda não viu hospitais tratando pacientes com surto de pânico que não querem sair de seus quartos? Acredite, o pokemon está ajudando de certa forma, então, se você não é nenhum homem bomba ou algo do gênero, o governo não terá nenhum interesse em você! Um grande abraço e sucesso no blog.

  15. E muita idiotice alegar isso, facebook, twitter, Microsoft e todos os serviços da google usam sua localização e coletam as mesmas informações, se for assim o certo é parar de usar a internet, confio muito mais na idoneidade da Nintendo do que em todas estas empresas juntas, primeiro que é realidade aumentada e não realidade virtual, e realidade aumentada já é velho pra caramba.

    “Do not track” é porque o programa usa o gps e camera que é essencial para o funcionamento do jogo, se você não der esta permissão ele não pode acessar nem um nem outro ai o game não funciona … quanta paranoia, existem milhões de apps na store e instalados no seu celular fora pokemon go que tem o mesmo acesso.

    Até o seu querido blog em wordpress ai fornece mais informações as outras pessoas da rede do que o pokemon go fornece, mas eu não vou entrar em detalhes sobre isso.

    Ai agora ai em baixo tenho que preencher o meu nome o meu email ou clicar pra passar todas as informações da minha rede social pra você via login pra poder comentar… kkkk

    Não tem mais o que fazer fica fazendo essas materiais tendenciosas pra chama a atenção e caçar clicks.

  16. O que o senhor alerta , logicamente não tem haver com o governo espionar pessoas comuns atoa, mas usar em algum momento informações confidenciais suas a favor deles, tipo, vamos super que você seja casado a anos , pessoa importante em alguma empresa ou na cidade,mas você tem uma amamente, e eles sabem disso, na hora que precisarem algo na sua região, isso será usado contra você em troca de algum tipo de favor, acho que foi isso que deu a entender.

  17. Ta fazendo tudo errado.
    1 – Você pode não dar acesso a camera para o aplicativo (não é desativar, não dar acesso, diferente).
    2 – Se eu consigo jogar com uma internet 4g estourada (~10 KB/s) sem duvida nenhuma eu não estou enviando fotoa/vídeos do meu arredor.
    3 – Mesmo que estivesse, e? Você não tem fotos suas em lugar nenhum? Dentro de casa?
    4 – Praticamente todos os aplicativos tem acesso a sua câmera. Você realmente acha que eles precisam de Pokemon Go pra te espiar? Tendo Facebook, Google +, Google maps, Waze? Ô inocência. “Ah, mas é mais um…” grandes merda, pokemon go só está sendo alvo dessas teorias da conspiração porque é viral, o mundo todo tá jogando.
    5- A questão do Mark Zuckerberg tapar a camera do laptop dele é muito diferente, por ser uma figura grande ele é cobiçado por ataques de crackers, então não tenta comparar.
    6 – Voltando a câmera, nós temos acesso a que tipo de informação a gente manda pra Niantic, se alguma dessas informações fosse algo que você não tenha permitido, good bye niantic.

    Passar bem. Bem longe daqui com essas teorias da conspiração, deves acreditar que a terra é plana também.

    Beijos.

  18. Pois então desinstalem também snapchat, instagram, Facebook, entre tantos outros que fazem a mesma coisa…. Ahhh vc que escreveu o post não usa Facebook né…

  19. Olha eu baixei o jogo e nos termos não avia nada disso inclusive eles diziam o oposto, q as imagens de câmera eram criptografadas, ou seja não é possível ter a acesso nem se quisessem, outra coisa da pra perceber q esse homem não conhece o jogo “O jogo exige que você dispare para todos os lados, atribuindo-lhe premios pelo êxito” NADA disso acontece no jogo a câmera não funciona assim, ela soh é ativada se o usuário quiser no momento ( e quase ninguém ativa porque trava muito) ele disse q o celular apita e todos ativam gps , câmera e vão atrás do Pokémon e assim eles vem tudo no interior do local, errado, a câmera n funciona assim, o jogo não fica rodando o tempo todo com câmera até porque não iria durar nada a bateria, a câmera soh pode ser ativada uma vez no jogo, no momento q vc já encontrou o Pokémon e ai ele aparece na sua tela e vc pode ou não ligar a câmera pra ver ele no ambiente real, uma forma de realidade virtual e pra isso não é necessário se mexer e eles ficam no chão ou seja uma imagem curta e sem movimentos do chão não ajuda ninguém em espionagem , creio eu, outra coisa q desbanca essa teoria é para alguém pegar algo do seu celular por satélite é necessário que o celular da pessoa q está usando faça o upload da imagem, para q eu por exemplo quisesse ver sua tela no meu celular , teria q vir um upload do celular da vítima e isso demanda muita internet, a internet móvel disponibilizada para celulares são limitadas ou seja uma hora acaba no mesmos dia, o meu plano é de 10mb por dia e para eu fazer um upload da minha tela seria pelo menos uns 500mb ou seja a conta não bate. / Tem muita gente aparecendo e dizendo q é contra o Pokémon go e os motivos são diversos, igrejas e jornais dizendo que é do demônio, jornais sensacionalistas dizendo q isso levará ao apocalipse e alguns dizendo q o jogo deixa os jovens violentos, apologia a machismo, homofobia, e até alguns dizem que ele apóia a caça a animais oq todos não fazem o menor dos sentidos/ Esse cara diz q se aprofundou tanto no jogo mas não conhece se quer como o jogo funciona / Pra mim ele é soh mais um desinformado ou atraz de ibope em cima do jogo

  20. Exiatem hackers utilizando menssagem de texto com arquivos falsos para conseguir aotorizaçao para acesso a camera frontal dos telefones por video, nao duvido que pokemon go possa fazer isso, pessoal fala que da pra desatovar a camera mais não sabe usar nem metade do seu proprio aparelho de celular !! Eu estpu jogando tbm porem nao duvido que isso possa a ontecer !!!

  21. Os comentarios sao mais interessantes que o artigo! É evidente que trata-se de mais uma ferramenta de espionagem. Porém impressionante é a alienaçao do povo. Sao tao ingenuos. Nao percebem que eos organismos de controle operam a partir de amostragem e processsos recorrentes. Com este dispositivo aumentam a base de dados, todos cruzados (com a exposiçao total da vida de cada um), e os cruzamentos e repetiçao recorrente assuntos, criticas, exposiçoes e ou açoes pode sim desencadear o interesse pelo individuo. Impressiona também como todo mundo adora esta escravidao moderna, submetido por desejos de consumo, gadgets tecnologicos e endividamento. Escravos ao ar livre, numa nova geraçao de escravo que ama a escravidao!

  22. Olá Luiz, tudo bem ?

    Sou desenvolvedor de aplicações em várias plataformas, vamos dizer que tenho um background de como funciona isso.

    Deixa tentar esclarecer algumas coisas sobre teu post.
    Sim. Google, usa tuas informações para tudo, marketing, recomendações de vendas e tudo mais. Você é 1 em 7 bilhões de pessoas no mundo. Você é apenas uma estatística.

    Sim, a Niantic Labs pede permissão para varias coisas, inclusive o uso da câmera, giroscopio, GPS. Sim o jogo funciona dessa maneira. Mas é uma hipocrisia enorme fazer um post criticando isso usando um navegador de internet.

    Então, se você realmente não quiser se de alguma forma espionado, por favor, jogue fora todos os celulares de qualquer pessoa intima a você, seu computador pessoal, sua TV com conexão a internet e nenhuma forma saia de casa.

    • Pera. Como dizes, o que esta no artigo é real. Então, não há problema. Temos acordo. Não entendi por que tua crítica. O artigo, que aliás não é meu, e sim de um técnico russo, como esta devidamente sinalizado nos créditos, nunca disse nem que ele ou outro qualquer não usem a WEB. Só diz as consequências de usar. E é necessário alertar mesmo as pessoas sobre os efeitos que as mídias podem fazer. Em outras épocas, mídias como o rádio e a TV foram fundamentais para o surgimento do Nazismo e do fascismo.

  23. Sério mesmo que precisou o Pokemon GO ser lançado para vocês começarem a se preocuparem com isso? Isso já é realizado faz tempo com outros aplicativos e plataformas digitais.

    A paranóia de alguns me assustam, é mais perigoso que o próprio big brother, cuidado em!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s