Agricultura

Falando a verdade:Quem fez o Pavilhão da Agricultura Familiar na EXPOINTER e por que!

Foi Miguel Rossetto, Ministro  do Desenvolvimento Agrário do Lula, cujo Ministério foi liquidado por Temer, que garantiu espaço para a Agricultura Familiar na EXPOINTER.

Expointer Agricultura Familiar

A Expointer era a grande Feira do Agro Negócio. E o Agro Negócio não tem a ver com agricultura Familiar. O Pavilhão da Agricultura Familiar foi uma conquista dos Agricultores Familiares organizados na FETAG e na FETRAF. Foi no Governo Olivio Dutra do PT que pela primeira vez em décadas os agricultores familiares puderam expor seus produtos. Mas os donos do tal “agro negócio” se recusaram a ceder um pavilhão dos já existentes e assim a Agricultura Familiar em 1999 participou a primeira vez, mas sob grandes lonas contratadas por Olivio Dutra. Os “estancieiros”  do Agro Negócio eram contra. Queriam que aquele local fosse mais um espaço para mostrarem seus cavalos e bois milionários e até espaço de exposição de laboratórios fabricantes de agrotóxicos. Quem pagou a maior parte do Pavilhão foi  o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário capitaneado por Miguel Rossetto. E mesmo agora, a duplicação do Pavilhão só foi possível por que no orçamento de 2015, ainda no Governo Dilma, recursos foram liberados para a Construção da Ampliação do Pavilhão.

Em outro artigo este blogueiro abordará programas como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, criado por Miguel Rossetto e Lula e sobre o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que passou a exigir que pelo menos 30% da Merenda Escolar fosse comprada da Agricultura Familiar, fortalecendo-a no mercado. Estes programas também estão sendo liquidados pelo governo golpista de Temer e não tem nenhuma demanda de Sartori para que os pequenos agricultores não sejam mais prejudicados pela perda destes importantes recursos destes e outros programas criados por Lula e Dilma, e dos quais Miguel Rossetto foi Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Miguwel Rossetto

Miguel Rossetto, então Ministro do Desenvolvimento Agrário, em visita ao Pavilhão da Agricultura Familiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s