Bolsa Família/política/Porto Alegre

Porto Alegre da Consumação: 2º Ato !

Segundo o Dicionário, Consumação quer dizer: término, aniquilamento, extermínio

Nas entrelinhas de notícias da RBS e da Grande Mídia e por trás de cartões postais bonitos como a Orla, se anuncia uma tragédia social com grandes proporções que já aparece em números.

clique e leia o conteúdo do print

Na semana passada publiquei o artigo Porto Alegre da Consumação… em vários atos . Foi o 1º . Este é o 2º. Outros virão:

Porto Alegre é a Cidade com maior número de pobres da Região Sul do Brasil. É o que se lê nas entrelinhas da notícia de que Porto Alegre é a Cidade com maior número de Beneficiários do Novo Bolsa Família. São mais de 79 mil famílias de Porto Alegrenses que tem que ter sua Renda complementada pelo Bolsa Família, que aliás foi encorpado com um valor bem mais significativo que o anterior. Mas enquanto o Governo Lula cumpre sua parte no grande pacto para erradicação da Pobreza, o Município de Porto Alegre tem investido cada vez menos e terceirizado o atendimento na área da Assistência Social, o que contribui sim para aumentar, e muito, o número de Pobres.

Efeito desta redução de Investimentos na Assistência Social e no Desenvolvimento Integrado da cidade esta estampado em jornais.

Entrelinhas de novo: Zero Hora falando em Região Metropolitana e escamoteia que 2/3 destas pessoas são de Porto Alegre.

Além da redução de Investimentos em Assistência Social, Melo também é responsável por outros fatores que ajudam a aumentar a Pobreza: Na ânsia de Privatizar o Transporte Público por exemplo, Melo exterminou direitos como o dia mensal de Passe Livre para toda a população, passe livre para Idosos com menos de 65 anos (antes era 60) , passe livre para acompanhantes de Pessoas com Deficiência . Por que isto teria a ver com aumento da Pobreza? Simples: Cada Passagem custa R$ 4,80. Ida e volta são R$ 9,60. Em apenas um dia, quase 1% do Salário Mínimo só pra pagar passagem. Pra quem ganha 5 Salários Mínimos, não pesa, mas pra quem ganha um, pesa sim, e muito.

Com a Saúde quase toda privatizada em Porto Alegre, o SUS ainda faz um excelente atendimento na Atenção Básica. Mas a Demora das Filas de Especialidades, faz com que pessoas em situação de risco de vida sejam obrigadas a pegar suas economias, quando as tem, para buscar atendimento privado pra não “morrer” na fila. Pra classe média, até da pra assumir um consignado pra pagar Especialista e/ou exames especializados. Mas e pra quem ganha o Bolsa Família? Vai gastar o que não tem.

Viu como um determinado jeito de governar a cidade pode aumentar a pobreza dos munícipes e estes nem se darem conta, a ponto de acreditarem nas mentiras que ele conta e que a mídia esconde nas entrelinhas?

Porto Alegre e o Futuro dos Porto Alegrenses estão sendo “consumidos” por poucos que recebem muitas benesses da Prefeitura, incluindo Empresas e áreas Públicas a preço de banana. E quem vai pagar pela “consumação” somos nós, os cidadãos de Porto Alegre.

Ou não! Mas pra isto tem que mudar o jeito de governar!

Mais artigos virão para mostrar que a “Consumação” de Porto Alegre custa caro demais para seus cidadãos e beneficia meia dúzia.

Além da Consumação, é de se perguntar se o Garçom Sebastião esta levando gorjeta ou só serve meia dúzia por não ter competência para servir a todos…


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário