
A Assembleia Legislativa reinstalou, no início da tarde desta terça-feira (19), a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa é do deputado Zé Nunes (PT), que irá presidir o colegiado, que já funcionou no parlamento gaúcho na legislatura passada. Os objetivos são debater e articular ações na área social com parlamentares, entidades e Poder Público.
A retomada da frente, instalada pela primeira vez em 2021, também por iniciativa do petista, ocorre uma semana antes da votação do PL 386/2023, do governo do estado, que trata da implementação do SUAS no Rio Grande do Sul. A primeira tarefa do colegiado será a de convencer o Poder Executivo a retirar o regime de urgência e adiar a apreciação da proposta, que tranca a pauta de votações do parlamento a partir do dia 22 de setembro. “O projeto foi enviado ao parlamento sem discussão com a sociedade. Queremos que o governo retire a urgência para que possamos debater e colaborar com o aprimoramento da matéria”, justificou Nunes.
O parlamentar argumentou que o projeto do governo gaúcho reproduz aspectos da lei federal, mas “faz recortes que fragilizam a participação social e a sociedade organizada”.
Nunes teceu ainda uma série de críticas à política de assistência social do governo Leite. Segundo ele, a área nunca foi uma prioridade e atuação do governo “deixa muito a desejar”. “Basta olhar para o financiamento, apesar de todo o esforço feito pelo atual secretário, que é nosso colega e está há pouco tempo no cargo”, apontou, referindo-se ao ex-deputado Beto Fantinel.
A cerimônia de instalação, que ocorreu em formato híbrido, foi prestigiada pela deputada Luciana Genro e pelo deputado Matheus Gomes, ambos do PSOL, e por representantes da Famurs, OAB e Secretaria da Assistência Social, além de entidades que atuam na área da Assistência Social.

Com Informações da Assembléia Legislativa do RS
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.