
No artigo Mais 13 gaúchos alvos da Operação Lesa Pátria por financiamento a Intentona Golpista de 8 de Janeiro. 2 foram presos, a Policia Federal ainda não havia liberado o nome dos criminosos. Isto aconteceu no dia de ontem.
A Operação Lesa Pátria, que investiga os atos antidemocráticos que terminaram em distúrbios e depredação em Brasília em 8 de janeiro de 2023, prendeu três pessoas nesta segunda-feira (8).
A data marca um ano da tentativa de Golpe de Estado ocorrida no Distrito Federal. E dois dos três presos são gaúchos.
Os policiais federais participantes da ação, a 23ª etapa da Lesa Pátria, também cumpriram 46 mandados judiciais de busca e apreensão, 13 deles no Rio Grande do Sul. E uma ordem de prisão preventiva, na Bahia. Dos 13 mandados em território gaúcho, oito são na Serra e três na região Noroeste, próxima à Argentina.

Os presos gaúchos são Gilberto Nichetti, 51 anos, radicado em Bento Gonçalves (Serra), e Ronaldo Edison Richard, 61 anos, de Santa Rosa (Região Noroeste). Os dois foram detidos em flagrante por posse irregular de armas de fogo. E também sofreram busca e apreensão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por envolvimento nos preparativos dos atos antidemocráticos de um ano atrás.
Nichetti é natural de Pinto Bandeira, mas está há anos em Bento Gonçalves, onde é sócio de um supermercado. Nas redes, ele se revela apoiador fervoroso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o Instagram repleto de fotos do mandatário e dos acampamentos em frente aos quartéis, pedindo a derrubada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reportagem tentou contato com seus defensores e familiares, sem sucesso.
Já Richard foi candidato a vereador por três vezes em Santa Rosa, não tendo se elegido nenhuma vez: em 2000 pelo PSDB, em 2012 pelo PSB e em 2016, também pelo PSB.
O advogado Celso José Braun Ribeiro foi responsável por acompanhar Richard na Delegacia Regional da Polícia Federal. Segundo ele, seu cliente se disse surpreso com o cumprimento de mandado de busca e apreensão e alegou que a arma apreendida era uma “herança do pai dele”. Richard foi solto após o pagamento de fiança e vai responder em liberdade.
A reportagem conseguiu ainda confirmar o nome de um terceiro gaúcho que sofreu buscas. É Miguel Fernando Ritter, 60 anos, sócio proprietário de uma empresa que vende peças para lojas automotores e também morador de Santa Rosa. Ele foi preso em flagrante no Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, junto com pessoas que depredavam o prédio, e ficou encarcerado na Penitenciária da Papuda, em Brasília, até 8 de agosto.
A filha dele, Gabriella, é advogada e preside a Associação de Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro, criada para defender os presos por suspeita de ataques às sedes dos três poderes em Brasília. Ela confirma que o pai sofreu buscas da PF na manhã desta segunda-feira (8) e suspeita de que seja represália pelo fato de ela defender a situação dos denunciados pelos atos antidemocráticos.
Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Com Informações de Zero Hora e NB Notícias
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Todos os envolvidos na invasão e depedração no Planalto, devem pagar. pelos danos causados. E, sim, ter. decretada a prisão pelo ato criminoso. Não. é certo deixá-los impunes somente pagando fiança, pois é um estímulo. a quem tenha muitas posses. q venha a praticar crimes sabendo q. ao pagar uns trocados ficará livre para os cometer. de.novo
CurtirCurtido por 2 pessoas
Mas estão sendo condenados aos poucos.
CurtirCurtir
Ah, ela é filha do #GolpistaMiguelFernandoRitter ,que saiu do interior do RS pra depredar os Poderes, lutar contra a Democracia e agora ela acha que as buscas ao pai é represália p ela presidir a Associação de Familiares e Vítimas??? de 8 de Janeiro?? Cadeia pra esses #GolpistasInsanos defensores do #BolsonaroGenocidaTerroristaMorCorruptoLadrãoEInelegível! #SemAnistia, que sejam tod@s presos e que as chaves da cadeia sejam jogadas fora!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Eles criaram “legalmente” uma organização criminosa pra defender terroristas. Absurdo mesmo
CurtirCurtir
Já deviam estar na papuda a muito tempo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem de mandar todos esses fascistas para a cadeia, e jogar as chaves fora. Peçam agora para o “MINTO” pagar seus advogados, custear suas defesas !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não te enganes. Ele ainda tem muito apoio na entreguista elite brasileira. Tem muito pseudo empresário grande, mas vagabundo, que não quer investir em produção. Só quer ganhar dinheiro no mercado financeiro. E aí a esculhambação de um governo bolsonarista. de ultradireita, é prato cheio.
CurtirCurtir
Devem aplicar a lei, como se fosse o governo Bolsonero caso o golpe tivesse sido feito pela oposicao. Dura lex.
CurtirCurtir