Maria do Rosário passou 6 Pontos a frente de Melo na Pesquisa ATLAS, depois de estar 8 pontos atrás em pesquisa anterior as enchentes. Mas é impressionante como mais de 1/4 da população de Porto Alegre ainda esteja disposta a votar em Sebastião Melo depois da escandalosa e comprovada incompetência na gestão e manutenção do Sistema de Proteção contra as cheias.
O termo “extravasamento” foi usado pelo Prefeito com o objetivo de convencer a População do Sarandi e bairros da Zona Norte, de que o Dique do arroio não havia rompido. Só 15 dias depois da tragédia, é que a Prefeitura reconheceu 2 “rombos” de 8 a 10 metros de largura, mas descaradamente a Prefeitura informa que não há como dizer que foi por causa destes rompimentos que a tragédia tomou as proporções que tomou. Deve ser um misto de masoquismo e negacionismo que faz 1/4 desta gente seguir votando no Prefeito que literalmente vendeu parte de Porto Alegre a Construtoras e interesses privados e agora é responsável por mais um “servicinho” de desvalorizar propriedades, inclusive no Centro Histórico da Cidade pra que muitos vendam elas mais barato as grandes incorporadoras.
Diga-se aliás, que os 1ºos aviões comerciais que aterrissaram no Aeroporto Provisório na Base Aérea de Canoas, trazia mais de 30 Representantes e CEO´s de Grandes incorporadoras e nacionais e até internacionais, segundo me disse um amigo aeroviário. Alguém acha que eles vieram por “solidariedade” ao povo gaúcho? Sério?
Mas vamos aos dados da Pesquisa:
Pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) tem 30,2% das intenções de voto, segundo pesquisa AltasIntel produzida em parceria com a CNN e divulgada nesta quinta-feira (20). Atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB) aparece com 24,8% no levantamento. Na sequência, aparecem a deputada federal Any Ortiz (Cidadania), com 9,1%, a vereadora Comandante Nádia (PL), com 8,5%, a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 8,2%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%.
O deputado estadual Thiago Duarte (União) e a auxiliar de enfermagem Fabiana Sanguiné (PSTU) aparecem com 1,3% das intenções de voto cada um. Porto-alegrenses que ainda não sabem em quem votar são 2%. Já os que declaram voto branco ou nulo, 7,9%. Porto Alegre – Primeiro turno:
- Maria do Rosário (PT): 30,2%;
- Sebastião Melo (MDB): 24,8%;
- Any Ortiz (Cidadania): 9,1%;
- Comandante Nádia (PL): 8,5%;
- Juliana Brizola (PDT): 8,2%;
- Felipe Camozzato (Novo): 6,7%;
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 1,3%;
- Doutor Thiago Duarte (União): 1,3%;
- Não sei: 2%;
- Voto branco/nulo: 7,9%.
A eleição na capital gaúcha acontece em meio à situação de calamidade no estado por conta das chuvas que atingiram a região no mês de maio. Porto Alegre ainda enfrenta os efeitos do ocorrido, com o aeroporto da cidade fechado, por exemplo.
A pesquisa Atlas/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-09253/2024 e entrevistou 1.798 eleitores, por meio do Atlas RDR, entre 9 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%.
Outro cenário
A AtlasIntel também simulou um segundo cenário sem os nomes de Any Ortiz e da Comandante Nádia. Nele, Maria do Rosário tem 31,8% das intenções de voto e Sebastião Melo, 28,3%. Na sequência, aparecem Brizola, com 11,7%, Camozzato, com 9,1%, Doutor Thiago, com 1,9%, e Sanguiné, com 1,5%.
Até aí, mesmo com o atual alcaide fazendo 28% dos Votos neste segundo cenário, Maria do Rosário ainda ponteia a pesquisa com diferença maior que a margem de erro.
Cenário para o 2° Turno:
O problema é quando de vai para o Segundo turno. Pois não é que o cara que entregou até o Rio Guaiba pra Iniciativa privada construir literalmente dentro dele e com o Governador, queria derrubar o Muro da Mauá e acabar com o Sistema Contra Cheias, contra qualquer orientação Ambiental, ainda ganharia a eleição?
A pesquisa AtlasIntel também simulou um eventual segundo turno entre os líderes do levantamento, Melo e Maria do Rosário. Caso a disputa entre os dois aconteça, hoje o atual prefeito teria 43,7% das intenções de voto e a deputada federal, 38,2%.
Se o povo de Porto Alegre seguir nesta toada pras eleições, elegendo Vereadores ligados a esta corriola que esta literalmente afogando Porto Alegre, é provável que assim como em New Orleans depois do Furacão Katrina, os pobres e a classe média baixa sejam “convidados”, por módicos preços, a vender e abandonar boa parte das áreas próximas ao Rio Guaíba .
E cá como lá, ao invés de termos uma “orla para o Povo”, teremos a Orla e até o Centro para os milionários e bilionários. Por que o Sistema de Proteção contra as Cheias é bom, como já foi comprovado até por técnicos internacionais, e com Dinheiro Público ele será restaurado, e aí, as propriedades valerão mais do que valiam antes da Enchente.
Serio que ainda não caiu a ficha deste povo?
Se os Porto Alegrenses quiserem de fato participar do futuro de Porto Alegre e não entregá-lo ou vendê-lo barato pra quem depois vende bem mais caro, a opção hoje é Votar na Maria do Rosário.
Até por que, Maria do Rosário esta com Lula. Já o Melo, dizem que esta com o Bolsonaro, mas pior, esta com os interesses de empresas que só querem mesmo se apossar de Porto Alegre pra vender depois, bem mais caro.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
