Praticamente tudo que eu compro é produzido aqui no Brasil, a começar pelos alimentos. Recebo meu salário em Reais e pago minhas contas em Reais.
Hoje fui comprar Café, um produto brasileiro. Vi que aumentou muito. Uma senhora aposentada do meu lado, indignada com o preço de outros alimentos que também subiram, lascou a frase: “culpa do governo, que tá quebrando o Brasil e por isto nosso dinheiro (o Real) não vale mais nada”. E ela própria me disse que votou no Lula todas as vezes até agora.
O tal “Mercado” mandou economistas e jornalistas de aluguel fazerem a narrativa que rapidamente se espalha: O Dólar tá subindo por que as contas do governo não estão fechando. E não estariam fechando por que o Salário Mínimo é muito alto, os programas sociais consomem muito e há “muitos gastos em Educação e Saúde”.
E o Dólar subindo “por culpa do governo”, segundo os economistas de aluguel e a senhora que falei acima, faz com que o medo e o terror se espalhem entre produtores e comerciantes, que assustados, prontamente aumentam seus preços, por medo do preço do dólar, embora nem comprem e nem vendam em Dólar.
E o preço da comida vai subindo. Há países que não tem as Reservas Internacionais que o Brasil tem, que os pobres caem na extrema pobreza e já não tem mais nem o que comer, como acontece hoje na Argentina e outros países e já muito aconteceu no Brasil, quando não tínhamos programas como o Bolsa Família e o PAA, que aliás, o tal “mercado” acha que consomem muito dinheiro e exigem que sejam cortados. Pra que mesmo? Pra sobrar mais dinheiro pro Governo pra pagar os altos juros da taxa SELIC para os “credores”, banqueiros que tem muitos títulos da Dívida Pública.
Se corta dinheiro do Bolsa Família, do BPC ou aumenta menos o salário mínimo, vai ter menos dinheiro pras pessoas comprarem. E se as pessoas tem menos dinheiro para comprarem, a Industria e o Comércio vendem menos. Aí a inflação baixa. Mas as pessoas compram menos e pra maioria dos brasileiros, comprar menos, significa comer menos.
Por isto é criminoso o que o tal “mercado”, este ente citado pela mídia, mas que parece não ter gente de carne e osso por trás, é na verdade terrorista.
Ou não é terrorismo quando espalham o medo com a ameaça do aumento da Inflação, ou se conseguirem chegar ao seu intento de cortar dinheiro de programas sociais, até matam pessoas, inclusive de fome?
Quanto a Comida, o Governo Lula esta retomando os Estoques Reguladores de Preços de Grãos através da CONAB.
E também há muitos movimentos para que negociações internacionais do Brasil não sejam mais feitas em Dólar, mas em Moeda de um dos países envolvidos. O Brasil já tem por exemplo, 124 bilhões de iuans em reservas internacionais, garantia de que aos poucos vamos reduzindo a dependência do Dólar. E Junto com os demais países do BRICs o Brasil já trabalha para ter uma moeda alternativa. Assim, a força do terrorismo do mercado vai sendo combatido.
Mas sobre o tal “mercado”, é preciso também uma grande campanha para explicar que a cada crise que geram, são os usurários capitalistas do mercado, banqueiros e rentistas, que ficam mais ricos. E pior, eles pagam cada vez menos, isto quando pagam impostos, por que muitas vezes são isentos.
Ou pior que isentos, sonegam impostos de forma descarada e criminosa.
Não arrecadando impostos dos mais ricos, por que os Deputados e Senadores não deixam, acaba obrigando o Governo a fazer cortes justamente em dinheiros que investidos na economia, fazem ela andar, como no caso do Salário Mínimo, do Bolsa Família e do BPC .
O artigo a seguir é bastante esclarecedor:
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
