
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, apresentará neste domingo (12) um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão em um evento popular na Praça Zócalo, na Cidade do México. Com índices de aprovação entre 77% e 80%, Sheinbaum comemora os avanços de seu governo, marcados pela continuidade e expansão das políticas sociais inovadoras de seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador.
Em suas declarações recentes, Sheinbaum reafirmou o compromisso de afastar o México das políticas neoliberais e combater a corrupção. Ela destacou a inclusão de novos programas sociais em sua gestão, como pensões para mulheres de 60 a 64 anos, apoio educacional para famílias com crianças e adolescentes, e o programa Saúde Casa por Casa, voltados para idosos e pessoas com deficiência.
Na Segurança pública, principal preocupação dos mexicanos, o presidente apontou uma redução de 16,3% nos homicídios dolorosos entre setembro e dezembro de 2024. O governo também prendeu 7.720 pessoas envolvidas em crimes graves e apreendeu mais de 66 toneladas de drogas, incluindo fentanil , além de 1.600 armas de fogo.
Sheinbaum enfatizou que seu governo continue a priorizar os mais pobres e trabalhará pela defesa dos direitos das mulheres e da população em geral, mantendo a trajetória de mudanças sociais iniciada em 2018.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.