O “Diário do Centro do Mundo”, um sítio eletrônico de notícias e opiniões do Brasil, do jornalista Kiko Nogueira, publicou neste 21 de novembro uma manchete bombástica:
“Bilionário ligado a Trump explica por que jovens dos EUA estão aderindo ao socialismo.”
Na verdade, Peter Thiel, autor do livro “De zero a um”, cofundador do PayPal, voltou a falar sobre o choque entre gerações e o desgaste do capitalismo.
Ou seja, os jovens estão cansando do capitalismo que não resolve seus problemas de habitação e nem do ensino, porque lá o ensino em geral é pago.
Peter Thiel virou apoiador de Trump e um conservador de carteirinha, mas seu livro “De Zero a um” mostrava uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados. Quando o li não via nele um capitalista empedernido.
A discussão reapareceu após a vitória eleitoral do socialista democrático Zoran Mamdani para a prefeitura de Nova York, o que levou a circular um e-mail que Thiel enviou em 2020 para Mark Zuckerberg, Marc Andreessen e outros nomes do setor de tecnologia. Ele fora próximo a Bill Gates no passado.
Na mensagem, ele chamava atenção para o fato de que boa parte dos millennials demonstrava simpatia pelo socialismo e que ignorar isso era um erro.
Thiel é uma analista a ser levado em conta, pois para ele, quando a juventude é empurrada para condições que lembram a antiga classe trabalhadora industrial, a adoção de ideias radicais deixa de ser algo inesperado.
O trumpista Thiel reconheceu que Mamdani trata da crise habitacional com mais ênfase do que figuras tradicionais da política. Ele disse também que não sabe se os jovens passaram a defender mais o socialismo ou se simplesmente perderam confiança no capitalismo.
Está na hora de nós brasileiros, em especial aqueles de esquerda, sair dos manuais, das bolhas, olhar para a realidade como ela é, ver que caminhos quer a juventude brasileira.
Adeli Sell é professor, escritor e bacharel em Direito.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Boa matéria – MUITO interessante. Gostei. Obrigado
CurtirCurtir